Mini Hortas: aprenda como fazer a sua em casa!
Confira o passo a passo para fazer a sua própria horta! :D
Cuidar da saúde nunca esteve tão em evidência e o cultivo de comidas orgânicas passou de luxo a necessidade. Agora a “bola da vez” são as mini hortas urbanas, cultivadas especialmente dentro de casas e apartamentos. De temperos a ervas medicinais, as opções de plantinhas que se adaptam muito bem nesse tipo de “canteirinho” são inúmeras!
Para cultivá-las não tem muito segredo: basta ter paciência, escolher um lugar dentro de casa que tenha uma boa incidência de luz solar, dar regas e adubar de acordo com as necessidades de cada planta. Esses passos simples evitam que pragas às ataquem ou tenham o crescimento e desenvolvimento prejudicado. Outra vantagem é que para famílias que estão prestes a se mudar, ou em busca de casas para alugar ou casas à venda, podem fazer sua hortinha sem medo e carregar na mudança! Confira as dicas e monte sua horta em casa!
(Foto: Divulgação Paysage Jardins)
Plantas indicadas para ter em uma horta interna
Escolher a planta correta para ter dentro de casa com certeza é uma das chaves do sucesso com esse tipo de cultivo. E como já citamos acima, luz solar é muito importante para o desenvolvimento delas – no mínimo duas horinhas por dia –. O segundo passo é definir em que tipo de lugar será plantada sua hortinha, se em vasos, jardineiras verticais ou bolsões vivos, por exemplo.
Confira aqui: Kit 6 Vasos AutoIrrigáveis Preto Horta Vertical 3 prateleiras. (Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Você deve estar se perguntando no que isso interfere, certo? A resposta é que para cada tipo de vaso há uma planta. Se a opção for por vasinhos, as com raízes menores são as mais indicadas. Salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, orégano e manjericão são alguns exemplos. Lembrando que essas espécies gostam de sol. A hortelã também é uma boa planta para cultivar, mas ela necessita de três a quatro horas de sol por dia, caso contrário, seu crescimento acontecerá de forma bem lenta.
Então, se em sua casa ou apartamento houver a opção de montar a plantação na varanda ou sacada, vá fundo que sua hortinha renderá. Agora, se sua casa é mais escura, talvez não seja uma boa opção para esse tipo de cultivo.
Confira aqui: Jardim e Horta Vertical 1 Floreira Cachepô e 1 Prateleira. (Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Estrutura mais adequada para hortas verticais
Para dar o pontapé inicial em sua mini horta o segundo passo, após a escolha das plantinhas é preparar uma estrutura. No mercado há opções para todos os gostos e bolsos, tudo realmente depende do quanto pretende gastar e o modelo que você tem em mente.
Para quem não quer gastar muito, pallets, e vasinhos suspensos podem ser uma boa solução. Mais sustentável ainda é a reutilização de garrafas pet, latas de alumínio e recipientes de vidro (como potes de maionese, conservas e etc). Já para quem gosta de soltar a criatividade, que tal fazer uma com canos ou calhas?
(Foto: Divulgação Click Interiores)
Você vai precisar de:
- Três calhas de PVC
- Cola para cano
- 6 tampas de acabamento para calha de PVC
- Uma chapa de mdf para fazer o fundo da horta e afixar na parede
- Suporte de pvc ou metal de calha para fazer sustentação da jardineira
- Furadeira
- Buchas e parafusos
- Tinta preta PVC tipo lousa e rolinho para pintura
- Spray na cor predileta (aqui foi utilizada a prata)
- Giz para escrever os nomes das plantinhas
- Mudas de temperos e ervas de sua preferência
- Terra preparada para plantar
- Pedras ou argila expandida para ajudar na drenagem da água das plantas
- Canetão
- Serrinha para canos, caso necessite cortar suas calhas
- Trena ou fita métrica
Como fazer:
1. Primeiro, pegue as calhas e com o canetão e a trena, e demarque furinhos com distância de 5 cm em todo comprimento. Com a cola para canos, sele as extremidades e cole as tampas. Feita essa etapa, com o auxílio da furadeira, perfure as calhas nas demarcações dos furinhos para posteriormente fazer o escoamento de água das plantas.
2. Com o spray, pinte a parte de fora na cor desejada e espere secar bem. Aplique uma segunda demão, se achar necessário, esperando novamente o tempo de secagem. Enquanto aguarda esse material, prepare o fundo de MDF. Com o rolinho, faça a pintura do MDF com a tinta lousa preta, repetindo se necessário a pintura. - Assim que a madeira secar, demarque as furações para o suporte da calha e as faça com a furadeira. Parafuse em seguida.
3. Com as floreiras já secas, comece o plantio. No fundo adicione a argila expandida ou as pedrinhas, depois um pouco da terra preparada, as mudinhas e finalize com um pouco mais de terra. - Fixe a estrutura de MDF com o auxílio da furadeira, utilizando as buchas e os parafusos e certifique-se que tudo está bem preso. Após essa etapa, encaixe as floreiras, e com o giz nomeie as mudinhas.
(Foto: Divulgação Shutterstock.com)
Manutenção
De tempos em tempos, assim como nas hortas habituais é bom colocar um pouco de adubo na terra e nas plantas. Também é indicado fazer a troca das mudinhas periodicamente, dependendo do tipo da planta escolhida, como é o caso das alfaces e plantas que na colheita faça a retirada total ou parcial da muda. Se atente também às regas, pois cada espécie tem uma necessidade, e apesar da estrutura ser praticamente auto irrigável (como ensinamos no exemplo acima), o sistema de encaixe permite que se façam regas separadas. Por isso é bom na hora do plantio deixar plantas de espécies e necessidades parecidas na mesma jardineira.
Curtiu? Fique ligadinho nas dicas do Blog MadeiraMadeira e compartilhe com os seus amigos.