Entrar ou Cadastrar

3 dicas para escolher a iluminação certa para sua casa

Confira dicas e produtos ideias para compor a iluminação da sua casa.

Por: Equipe MadeiraMadeira

(Reprodução: Shutterstock)

A escolha da iluminação de casa deve ser um dos principais pontos de destaque no projeto do seu cantinho! Além de ser essencial, ela contribui para que a decoração do ambiente seja valorizada, isso de acordo com o efeito que você quer causar nele. Se bem colocada, é capaz de transmitir sensações diversas e, de acordo com a função de cada espaço, influencia diretamente no comportamento emocional daqueles que ali habitam. Por isso, a análise do ambiente como um todo é essencial para que se obtenha sucesso no projeto luminotécnico, priorizando escolhas que sejam eficientes e iluminem decorando! 

Pensando nisso, a MadeiraMadeira te ajuda a compreender qual é a luz certa para cada ambiente da sua casa e traz dicas de como compor a iluminação perfeita. Confira: 


1 - Conheça os principais tipos de lâmpadas

(Reprodução: Shutterstock)

O mercado oferece diversas opções de lâmpadas, porém as mais utilizadas são as incandescentes, fluorescentes e de led. Esses modelos tendem a se diferenciar principalmente nos quesitos de consumo, durabilidade, potência e cor, os quais devem ser analisados antes da compra. A escolha irá variar  de acordo com a utilidade de cada uma delas e também do seu gosto pessoal. 

  • Incandescente: o barato sai caro! Anteriormente muito utilizada, as lâmpadas incandescentes caíram em desuso por conta do modelo ter um alto consumo de energia, sendo apenas 5% revertido em luz e os outros 95% em calor. Apesar de possuir o menor preço do mercado na hora da aquisição, sua vida útil é estimada em 750 horas, o que resulta em uma troca constante de produto. 
  • Fluorescente: alta eficiência e baixo consumo de energia! As lâmpadas fluorescentes possuem um preço maior quando comparadas às incandescentes, porém proporcionam uma economia superior a 75% na conta de luz e possuem vida útil de 8.000 mil horas. 
  • Led: a queridinha do mercado! Consideradas altamente tecnológicas, as lâmpadas de led são eletrônicas, o que proporciona uma eficiência ainda maior na emissão de luz e também zera qualquer tipo de calor que pode ser gerado. Sua vida útil supera em até 50 vezes as de outros modelos, tendo uma economia de até 80%.


2 - Planeje por ambiente

(Reprodução: Shutterstock)

A projeção de luzes e sombras pode mudar completamente o ambiente! Por isso, existem "temperaturas" ideais para cada espaço, os quais variam entre tons quentes, frios e neutros. E para facilitar no projeto de iluminação, cada um desses tons são indicados para áreas específicas, como: 

  • Sala de estar: o cartão de visitas da casa! A sala de estar é um ambiente que deve ser agradável e transmitir certo aconchego, por isso, o ideal é apostar em luzes com tons quentes ou até mesmo modelos de lâmpadas que permitam controle de intensidade de coloração. Assim, o ambiente será flexível para mudanças de acordo com cada ocasião. 
  • Quarto: para o ‘’canto de paz”, nada além de luzes amenas e bem distribuídas pelo dormitório. O ideal é apostar em uma iluminação quente e, dependendo de como o quarto é montado, pontos neutros para destacar itens da decoração também são bem vindos, assim o espaço irá transmitir aconchego e um ar intimista. 
  • Cozinha: para um lugar que necessita de concentração e bom desempenho, o ideal é um projeto de iluminação que proporcione muita claridade ao ambiente! Sem muitos focos específicos, a iluminação fria e bem distribuída é a indicação de especialistas. Caso a cozinha seja um ambiente integrado com a mesa de refeições, aposte em pequenos pontos com luz quente, criando então um ambiente mais acolhedor. 


3 - Iluminação extra

(Iluminação para sua casa  – Reprodução MadeiraMadeira)

Iluminar é bom, mas iluminar decorando é melhor ainda! Com designs arrojados e uma enorme variação de tamanhos e formas, peças como: abajures, luminárias, pendentes e arandelas, podem ser grandes aliados na decoração e, se bem posicionados, tendem a dar ainda mais personalidade ao ambiente. Por isso, pensar em iluminações extras que destaquem objetos ou sejam pontos decorativos nunca é demais, aposte em: soquetes, spots e iluminação de piso, porém fique atento para não poluir visualmente o ambiente e também não perder a harmonia do espaço


E aí, curtiu as dicas? Agora que você já entende um pouco mais sobre as luzes, fica ainda mais fácil montar a iluminação ideal para o seu cantinho. Pensando em facilitar ainda mais esse processo, a MadeiraMadeira preparou uma lista especial com muitos itens de iluminação. 



Leia também:
Dicas essenciais para montar sua cozinha
A cor do ano de 2022: Very Peri
Espaço gourmet: o que é e como montar um na sua casa
Estilos de decoração: boho


Compartilhe: 

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.