Adeus, ansiedade! Truques para se livrar desse problema em sua casa

Saiba como sua casa pode te ajudar a controlar a ansiedade

Por: Equipe MadeiraMadeira

Quem nunca se sentiu ansioso por algum motivo? A ansiedade pode ser definida como a antecipação de uma preocupação, um mal estar físico e psíquico ou um desejo impaciente. Ela é um dos grandes problemas do século XXI, e cada vez mais pessoas buscam formas de controlar e lidar melhor com os sintomas desse transtorno.

O que muitos ainda não sabem é que até mesmo a decoração da casa pode influenciar a forma como a ansiedade se manifesta no nosso cotidiano, fazendo com que as sensações do corpo e da mente sejam mais agradáveis ou não. Foi pensando nisso que nós trouxemos esse texto recheado de dicas para ajudá-lo a combater a ansiedade dentro do seu lar. Confira!

Imagem usada sob licença da Shutterstock.com


Organização é a palavra-chave

Por mais que você diga que não abre mão da sua “bagunça particular”, procure fazer o teste durante uma semana, mantendo a casa toda em ordem para perceber como irá se sentir ao final desse período. Um ambiente organizado contribui com a sensação de bem-estar nas pessoas, e pode, inclusive, ajudá-lo a economizar tempo, já que será mais fácil encontrar as coisas quando elas estão nos seus devidos lugares. Com mais tempo sobrando, você poderá desacelerar um pouco da correria que faz parte da vida da maior parte das pessoas ansiosas e se sentir mais equilibrado emocionalmente.

Imagem usada sob licença da Shutterstock.com


Menos estampas, mais suavidade

As estampas até podem ser divertidas e contribuem com uma decoração criativa, mas para quem deseja criar um ambiente propício ao relaxamento, o ideal é optar por cores mais neutras e suaves tanto nas paredes quanto nos móveis e objetos. Dessa forma, será mais fácil se sentir tranquilo e calmo ao chegar em casa, fazendo com que a ansiedade dê lugar à sensação de paz e conforto.

Confira os produtos da foto: Conjunto de jantar Manuele e Papel de parede rosê listrado (Foto: divulgação MadeiraMadeira) 


Ventilação e iluminação natural

Não basta apenas contar com bons aparelhos de ar-condicionado ou lâmpadas modernas para garantir que sua casa seja um ambiente tranquilo. Se o seu objetivo for controlar os sintomas da ansiedade, é fundamental valorizar a ventilação e a iluminação natural no interior dos ambientes através da instalação de portas e janelas amplas. Esses elementos contribuem com a vitalidade e a sensação de bem-estar, por isso são ótimos aliados para quem busca combater a ansiedade.

Que tal portas de madeira para deixar a casa mais leve, arejada e natural? Confira os modelos aqui: 1 e 2 (Foto: Divulgação MadeiraMadeira) 


Integração entre ambientes e pessoas

Os ambientes integrados são uma das principais apostas dos arquitetos e decoradores no momento, e eles também podem ser aliados para quem deseja controlar a ansiedade. Ao reduzir o número de paredes do imóvel, é possível tornar os cômodos mais amplos e agradáveis, diminuindo a sensação de enclausuramento e contribuindo com a interação entre as pessoas da casa. Nada melhor do que uma boa conversa para diminuir os sinais da ansiedade, não é mesmo?

Foto: Divulgação habitissimo


Natureza sempre por perto

Quando você estiver se sentindo ansioso, experimente cuidar um pouco de algumas plantas, regando, adubando e podando, se necessário. Esse trabalho pode parecer simples, mas funciona quase como uma terapia para acalmar pessoas ansiosas. Além disso, a presença das flores e plantas na decoração também ajuda a melhorar a energia do ambiente, trazendo um pedacinho da natureza para dentro do seu lar. Escolha espécies que se adaptem bem ao clima da região onde você mora e se renda aos encantos das plantas para ter uma vida menos ansiosa.


Que tal cultivas as plantinhas por perto dentro de casa? Qual estante é mais sua cara? Da esquerda ou da direita? (Foto: Divulgação MadeiraMadeira)


Apenas o essencial

A maioria das pessoas tem a tendência natural de acumular coisas ao longo do tempo. A consequência disso é que muitas vezes a casa fica repleta de móveis e objetos que não são usados, trazendo a sensação de um espaço sobrecarregado e confuso, o que aumenta a ansiedade. Para evitar que isso aconteça, procure se desapegar daquilo que não for essencial em sua casa e tente deixar os ambientes mais livres. A leveza irá contribuir com o seu bem-estar e equilíbrio emocional.


Um banheiro-SPA

O banho pode ser um dos momentos mais especiais de seu dia, funcionando como uma espécie de terapia particular. Para isso, não é necessário ter uma banheira ou ofurô em casa. Mesmo em um banheiro simples e pequeno é possível trazer a sensação de um SPA exclusivo para dentro do ambiente. Para isso, procure investir em velas no lugar das luzes artificiais e aromatizantes para perfumar o cômodo com a fragrância de sua preferência. Um roupão acolhedor também pode contribuir para um banho completo e relaxante.

Confira o banheiro completo da esquerda aqui e o da direita aqui. (Foto: Divulgação MadeiraMadeira)


Vale lembrar que nossa intenção com essas dicas é ajudar você a encontrar refúgio, aconchego e segurança no seu cantinho, na sua casa! 

Compartilhe essas dicas :) 



Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.