Costela-de-Adão: Como cuidar e cultivar em casa
Beleza tropical: veja como cultivar e usar a Costela-de-Adão na decoração de interiores e exteriores!
A Costela-de-Adão é uma planta perene, de flores grandes, exuberantes e imponentes e, por isso, tem sido muito utilizada na decoração. Inclusive é perfeita para dar aquele toque de vida e fazer toda a diferença na estética do ambiente!
Esta planta é fácil de cultivar e pode ser mantida tanto em ambientes internos quanto em jardins tropicais. Contudo, como suas partes são tóxicas, especialmente para animais de estimação, é preciso tomar alguns cuidados. Quer saber mais sobre essa planta elegante, tropical e icônica? Confira nossas dicas!
Qual é o significado da Costela-de-Adão?
Segundo o Feng Shui, uma prática chinesa de harmonização energética dos espaços, a Costela-de-Adão é considerada auspiciosa porque pode purificar o ar, além de estar também associada ao crescimento pessoal, profissional e à prosperidade.
Também acredita-se que, por conta do formato das folhas, a Costela-de-Adão “corta” as energias negativas do ambiente.
Outro ponto interessante é que os chineses acreditam que quando se posiciona a Costela-de-Adão em um canto nordeste da casa atrai aprendizado e desenvolvimento.
Qual é a origem da Costela-de-Adão?
A Costela-de-Adão é originária da América Central e América do Sul, ou seja, é uma planta tropical e por isso é tão interessante usá-la na decoração de interiores em países tropicais como o Brasil.
Ela cresce em áreas de florestas tropicais úmidas, se desenvolvendo sob a sombra das árvores e em solos ricos em matéria orgânica.
Tipos de Costela-de-Adão
Existe mais de um tipo de espécie de Costela-de-Adão e há algumas diferenças sutis entre elas:
Monstera deliciosa
Esse é o tipo mais comum e conhecido de Costela-de-Adão. As folhas têm recortes grandes e bem marcados, muito semelhantes a uma costela humana.
Monstera adansonii
Essa é uma espécie mais compacta quando comparada a anterior. Tem folhas menores, com traços mais delicados. As fendas são menores e mais numerosas.
Monstera obliqua
Espécie mais rara dessa lista, a Monstera obliqua tem folhas com fendas maiores e mais irregulares, o que dá um tom dramático e cheio de personalidade à planta.
Como cultivar a Costela-de-Adão em casa?
Cultivar a Costela-de-Adão em casa é uma tarefa simples, desde que alguns cuidados sejam observados. Um vaso drenado, por exemplo, é fundamental porque garante o escoamento da água e proporciona um solo úmido, ideal para o crescimento da planta.
Outro ponto importante é deixar a Costela-de-Adão posicionada em local de luz suave ou baixa luminosidade, já que a luz solar intensa não é benéfica para essa planta.
Para manter a planta sempre bonita, uma dica é realizar a limpeza frequente das folhas com um pano umedecido. Isso ajuda a retirar o acúmulo de pó e deixa as folhas muito mais brilhantes e bonitas.
- Vai decorar sua casa? Pegue aqui seu cupom de desconto válido para produtos selecionados!
Qual é o melhor tipo de vaso para Costela-de-Adão?
O vaso ideal para o cultivo da Costela-de-Adão é um vaso de cerâmica ou barro com sistema de drenagem (furos).
Esse tipo de vaso ajuda a evitar o acúmulo de umidade ao redor das raízes, o que pode causar o seu apodrecimento. Os vasos de cerâmica ou barro também são mais porosos, o que faz com que o solo respire melhor, aumentando a oferta de oxigênio.
E, por último, esse tipo de vaso é mais firme e resistente, ideal para plantas que crescem bastante, como é o caso da Costela-de-Adão.
Como plantar a costela-de-adão
Para plantar a Costela-de-Adão, depois de escolher o vaso, é hora de preparar o solo. O ideal é um solo drenado e rico em matéria orgânica. Você pode comprar uma mistura pronta para plantas de interior.
Cubra o vaso com solo e coloque a planta no centro. A seguir, adicione mais solo ao redor da planta.
Depois do plantio, adicione água para ajudar a fixar as raízes. Verifique se o excesso de água foi escoado pelos furos do vaso. Por fim, posicione a planta em local com luz indireta.
Qual é o melhor lugar para colocar a Costela-de-Adão?
O local ideal para cultivo da Costela-de-Adão deve ser úmido, com pouca corrente de ar e com luz indireta suave. Por isso, dentro de casa, posicione a planta próxima a uma janela localizada ao leste. A luz suave da manhã é ideal para o crescimento da Costela-de-Adão.
Varandas que recebem luz controlada e suave são bons locais para o crescimento e manutenção da planta. Salas, escritórios e quartos livres de corrente de ar intensa ou ar-condicionado ligado por muito tempo também são alternativas interessantes.
Ambientes úmidos, como banheiros e lavabos, são igualmente apropriados para a Costela-de-Adão.
Cuidados com a Costela-de-adão
Para um crescimento bonito e saudável, a Costela-de-Adão requer alguns cuidados:
Rega
É importante também ficar atento ao solo. Sempre que estiver seco ao toque, é a hora de fazer a rega de modo que o solo fique úmido.
Iluminação
A Costela-de-Adão vive melhor em ambiente com luz indireta brilhante. Por isso, o ideal é evitar a luz solar porque isso pode acabar queimando as folhas da planta. Posicione a planta em local da casa que recebe luz solar suave.
Adubo
O uso de um adubo ou fertilizante proporciona nutrientes, o que faz com que a planta cresça ainda mais bonita e saudável. Uma dica é fazer a fertilização durante a primavera, a cada duas semanas.
Costela-de-Adão na decoração
Como é uma planta que cresce bastante e traz uma imponência para a decoração, você precisa reservar um espaço considerável para alocar a Costela-de-Adão.
É importante escolher um vaso bonito, porque isso ajuda a complementar a beleza da planta. Invista em vasos de cerâmica, pois são simples e elegantes na medida.
Em um canto na sala de estar, jantar ou hall de entrada, a Costela-de-Adão dá um toque de vida, cor e preenche o espaço, deixando a decoração moderna e interessante.
Em ambientes neutros e minimalistas, como quartos, a Costela-de-Adão traz um toque sutil de cor, ao mesmo tempo que mantém a harmonia do ambiente.
Quer criar um cantinho da leitura agradável e aconchegante? Você só precisa de uma poltrona e um belíssimo vaso com Costela-de-Adão.
Para fugir do usual, você pode colocar o vaso com Costela-de-Adão em cima de um banquinho de madeira ou mesa lateral. Fica um charme e super descolado!
Agora que você já sabe que a beleza, exuberância e praticidade fazem da Costela-de-Adão uma das plantas mais utilizadas na decoração de interiores, que tal começar a cultivar a sua planta hoje mesmo?