Como escolher o revestimento para parede externa
Saiba como o revestimento certo pode valorizar a estética da sua casa
A escolha do revestimento para a parede externa da casa é um passo importante, afinal, ganha destaque na decoração da área externa, logo em frente à casa, funcionando como uma espécie de cartão de visitas.
Além da estética e beleza do revestimento - que valorizam o imóvel, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Isso porque o revestimento tem a função de proteger a parede do sol, chuva, calor, além de proporcionar também isolamento térmico e acústico, a depender do material.
Atualmente, existe uma variedade de revestimentos para parede da área externa. Pensando em facilitar a sua escolha, preparamos um guia simples para apresentar as melhores opções e suas principais características. Confira!
Qual o melhor revestimento para paredes externas?
Para saber qual é o melhor revestimento para a parede externa é necessário analisar uma série de fatores, como clima, estilo de decoração preferido e funcionalidades. De maneira geral, um bom revestimento deve ser durável, resistente e ter uma estética que combine com a decoração do ambiente.
Além disso, deve ser capaz de atender as necessidades do ambiente, isto é, se a rua tem muito barulho, por exemplo, um revestimento que proporciona isolamento acústico pode ser interessante.
Tipos de revestimento
Confira algumas opções de revestimentos e suas principais características:
Placas 3D
As placas 3D são uma boa opção para quem deseja valorizar esteticamente o imóvel. Além disso, são arrojadas, modernas, elegantes e adicionam cor e textura às paredes, o que traz informação e deixa a decoração mais interessante. É o revestimento mais indicado para projetos com fachadas contemporâneas e luxuosas.
Pintura
Para quem precisa de uma opção simples, prática e econômica, a pintura é a melhor escolha. Inclusive proporciona versatilidade (há uma série de opções de cores), além de ser fácil de limpar e manter.
Pedra natural
A pedra natural é resistente, durável e oferece um ar mais rústico e natural ao ambiente. Apesar disso, é atemporal e pode ser usada também em projetos de decoração mais clássicos. Como proporciona frescor ao ambiente, é uma escolha interessante para regiões muito quentes.
Madeira
A madeira é um revestimento bonito e imponente, além do mais, confere sofisticação e elegância, ao mesmo tempo que deixa o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Além disso, é resistente e durável. Contudo, demanda cuidados com manutenção para manter a estética sempre bonita e conservada.
Porcelanato
O porcelanato é um revestimento sofisticado, versátil, resistente e de baixa manutenção. Além disso, é resistente e durável. Pode ser encontrado em variações que imitam madeira, pedra e até mesmo cimento.
Como escolher o melhor tipo de revestimento de parede externa?
Para escolher o melhor revestimento para a sua parede externa, antes de tudo, leve em consideração as características do ambiente e da parede, além das particularidades do projeto:
- Considere o clima
O clima é um dos fatores mais importantes para ser levado em consideração porque as intempéries podem estragar o revestimento. Em lugares úmidos, priorize revestimentos resistentes à água, como é o caso das pedras e porcelanato. Já nos locais mais quentes, dê preferência às opções que proporcionam isolamento térmico, como as pedras e madeira.
- Observe o estilo decorativo
O revestimento ideal precisa estar alinhado com a estética do ambiente. Para isso, você precisa observar o estilo decorativo do projeto para escolher a opção de revestimento mais adequada.
- Considere a durabilidade e resistência
É importante que o material seja durável, para que não haja a necessidade constante de troca e reparos, além de ser resistente para suportar danos e intempéries. Madeira, pedra e porcelanato são opções resistentes e duráveis.
- Avalie o custo-benefício
Além da estética, durabilidade, resistência e adequação ao clima, o revestimento ideal deve se encaixar no seu orçamento, sem abrir mão da qualidade.
- Considere a manutenção
Alguns materiais, como a madeira, por exemplo, exigem cuidados extra com a manutenção, para que a aparência se mantenha conservada. Já o porcelanato e a pedra demandam poucos cuidados, o que os tornam opções práticas.
Conclusão
Escolher o revestimento da parede externa, o cartão de visitas da sua casa, é uma tarefa importante e envolve uma série de fatores, como clima, estética, funcionalidades, orçamento e qualidade do material.
Para acertar na escolha, liste as principais características e necessidades do projeto e avalie qual a opção de revestimento externo é o ideal. Seguindo essas dicas, você pode deixar a fachada da sua casa ainda mais bonita e protegida!