Passo a passo para planejar a reforma da casa ou apartamento

Para economizar na obra é preciso planejamento. Veja esse guia completo para você saber como se organizar!

Por: Equipe MadeiraMadeira

reformando a casa

A reforma de casa é o sonho de muita gente e, às vezes, parece ser difícil tirar esse sonho do papel. São muitas questões a serem resolvidas, sem contar o dinheiro que será investido. 

Além disso, tem os fatores que não conseguimos controlar tanto, como um eventual atraso na obra por conta de fornecedores ou pela mão de obra. Por isso, muitas pessoas acabam adiando a reforma de casa e ficando mais distantes do seu sonho. 

Mas é possível fazer um planejamento e se organizar, inclusive, financeiramente, para fazer a reforma de sua casa, otimizando tempo e recursos. Se quiser saber como fazer isso, confira as nossas dicas!

Como começar a reforma da casa 

Antes de começar a reforma da casa é preciso fazer uma análise para definir alguns pontos. Isso vai te ajudar a planejar melhor, além de definir um orçamento mais compatível com a realidade. 

Comece com a seguinte questão: por que eu quero fazer a reforma da casa? É por um motivo estético ou alguma necessidade estrutural que está afetando o funcionamento da casa? 

Com essas questões resolvidas, você vai ter uma ideia de qual tipo de material de construção vai precisar, o tipo de mão de obra e o tempo estimado para a reforma da casa. Em seguida, procure, se possível, um arquiteto para te orientar e criar um projeto condizente com o seu gosto, desejos e necessidades. 

casal pintando a sala

Planejamento

O planejamento é um passo que merece toda a sua atenção e deve ser feito de forma criteriosa e detalhada. Só assim você vai ter uma noção de como a reforma deve ser feita, além de evitar gastos extras.  

Para isso, você vai precisar fazer uma análise detalhada de cada ponto que precisa ser reformado. Além de listar cada objeto de reforma, você deve especificar exatamente o quê deve ser feito e, se possível, com qual tipo de material. 

Com a ajuda do arquiteto, é possível saber quantas pessoas deverão ser contratadas para trabalhar na sua obra. Se você já tiver em mente quanto vai gastar, deve considerar se já tem ou não esse dinheiro e se vai precisar fazer pausas durante a reforma da casa por questões financeiras. 

planejamento

Defina um orçamento 

Para definir o orçamento, preste muita atenção no passo anterior. Assim, você saberá tudo que precisa ser feito e, de acordo com as suas condições financeiras, definir um orçamento (lembre-se de levar em conta o tipo de material que pretende utilizar, além da mão de obra). 

É importante não negligenciar nenhum ponto, pois cada detalhe e acabamentos também devem entrar no orçamento, até porque geralmente são itens mais caros. Lembre-se de considerar os gastos com impostos e taxas.

Como sabemos, toda obra está suscetível a atrasos e imprevistos, por isso, o ideal é se programar para gastar entre 15% e 25% a mais do que se pretendia inicialmente. Se durante a reforma você precisar mudar temporariamente de casa, deve considerar também os gastos com a nova moradia, se for o caso. 

Para gastar menos, é importante fazer uma pesquisa de mercado. Avaliar se pagamentos à vista proporcionam descontos (e se eles valem a pena) e tentar negociar valores e condições com profissionais e fornecedores. 

preço da reforma

Crie um cronograma de reforma 

Para ajudar na organização e controlar a ansiedade e imprevistos, uma boa dica é montar um cronograma. Depois de conversar com os profissionais sobre prazos e datas, é possível estabelecer datas estimadas para cada passo da reforma. 

Isso vai auxiliar na sua organização financeira, além de ajudar a ter uma ideia de em quanto tempo tudo vai estar finalizado. Alguns pontos da reforma só podem ser iniciados assim que outros forem realizados. Por exemplo, só é possível construir depois da demolição. Lembre-se de levar isso em consideração. 

O ideal é que você flexibilize o tempo e tenha em mente que é um tempo estimado. Como imprevistos acontecem, a reforma da casa pode ser finalizada antes ou depois do previsto. 

calendário reforma

Autorizações necessárias 

Algumas reformas demandam a resolução de algumas questões burocráticas. No caso de reforma em apartamento, por exemplo, é obrigatório comunicar ao síndico para obter autorização. 

O arquiteto responsável pela reforma deve apresentar o plano de reforma ao síndico, que vai fiscalizar se as questões de segurança, barulho e descarte estão sendo feitas de acordo com as regulamentações. 

planejamento da reforma

Contrate mão de obra qualificada 

Como diz o dito popular, “o barato pode sair caro”, por isso, na hora de contratar a mão de obra para a realização de cada etapa da reforma da casa, avalie o custo-benefício e não apenas o custo. 

Uma mão de obra desqualificada, irresponsável, sem compromisso com prazos, além de aumentar os gastos, ainda atrasa a reforma. Portanto, tenha bastante cuidado com a escolha dos profissionais. Se possível, peça indicações e referências de bons profissionais e faça uma pesquisa minuciosa no mercado. 

pedreiro

Escolha dos materiais de construção 

A escolha dos materiais de construção também merecem destaque. Isso porque o tipo de material escolhido vai impactar diretamente no orçamento e custo da obra, além de interferir também no prazo e na estética. 

Alguns materiais podem demorar mais tempo para serem entregues, o que pode acabar esticando o prazo de finalização da reforma. 

Na hora de escolher os materiais, além de considerar a estética que mais te agrada, avalie o custo-benefício e veja se aquele material é o mais indicado para o local, temperatura e necessidades da obra em questão. 

material de construção

Limpeza pós-obra 

Lembre-se também que você deverá investir tempo, dinheiro e talvez mão de obra na limpeza pós-obra, que vai envolver a remoção de resíduos e entulhos, limpeza de paredes e tetos, limpeza de pisos e janelas, além da lavagem de espelhos e vidros. 

Em alguns casos será necessária a ajuda de profissionais, tanto para a remoção dos entulhos e resíduos quanto para a limpeza da casa em si. 

limpeza após a obra

O que reformar primeiro em uma casa?

Se a reforma da casa vai ser completa, o ideal é começar pelas questões estruturais. Vai precisar demolir e construir paredes? É necessário mexer nas fundações? E o telhado? 

Em seguida, deve partir para pontos como encanamento e fiação elétrica, por exemplo. Depois, você pode partir para outras partes como portas, janelas, pintura, renovação e paisagismo.  Contudo, tudo depende muito da casa ou apartamento em questão e das necessidades da obra. Por isso, procure um arquiteto para que ele te oriente da melhor forma possível. 

Quanto gasta para reformar uma casa? 

Para se ter uma estimativa de quanto vai gastar em uma reforma de casa, é preciso considerar o tamanho da casa, o tipo de reforma, tempo de duração, mão de obra e materiais utilizados. 

Portanto, os custos variam muito de uma reforma para a outra. Por isso, é importante a escolha de um profissional para te ajudar e orientar no planejamento da sua reforma. Só assim é possível ter uma noção dos gastos e fazer um planejamento financeiro. 

Como você percebeu, a reforma da casa envolve muitas etapas, o que requer dedicação e organização. Por isso, você deve começar o quanto antes a se planejar para tirar o seu sonho do papel!


Gostou das dicas? Agora que você já sabe como planejar uma reforma, chegou a hora de fazer uma pesquisa para comprar os materiais de construção que você vai precisar!

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.