Como escolher o guarda-roupa ideal: Guia Completo!
Em dúvida sobre qual guarda-roupa comprar? Veja dicas incríveis para acertar na escolha!
O guarda-roupa é um dos principais móveis do quarto e além de ajudar a compor a decoração, serve para acomodar e organizar roupas, sapatos e acessórios.
Por isso, o guarda-roupa, além de durável e resistente, deve ter espaço suficiente para acomodar as suas peças e apresentar um design que converse com os demais itens de decoração do ambiente.
Diante da variedade de modelos, cores, tamanhos e materiais, a escolha do guarda-roupa ideal pode parecer uma tarefa difícil. Por isso, preparamos este guia com as principais dicas para te ajudar a encontrar o guarda-roupa perfeito. Agora, não tem como errar na escolha! Confira!
Tipos de guarda-roupa
Antes de mais nada, é importante definir o tipo de guarda-roupa que você pretende comprar. Para isso, considere as suas necessidades, por exemplo, se deseja um guarda-roupa pequeno e funcional.
Por isso, escolha o modelo mais apropriado levando em conta as suas necessidades e as particularidades do ambiente:
Guarda-roupa de casal
Se você divide o quarto com outra pessoa ou se tem muitas peças de roupas e acessórios, provavelmente, vai precisar de um guarda-roupa de casal, que costuma ser mais espaçoso que os demais.
Além de ser grande, conta com maior número de cabideiros, gavetas e prateleiras, o que ajuda bastante a manter a organização e funcionalidade do móvel.
Guarda-roupa de solteiro
O guarda-roupa de solteiro é a opção mais indicada para quem não tem muitas peças ou para crianças, por exemplo.
Este tipo de guarda-roupa é interessante para ser instalado no quarto de hóspedes, que não demanda tanto espaço. Além disso, o guarda roupa de solteiro conta com uma quantidade reduzida de prateleiras, portas, cabideiros e gavetas, por isso, avalie bem as suas necessidades de armazenamento antes de escolher um modelo.
Guarda-roupa modulado
O guarda-roupa modulado é perfeito para quem deseja um ambiente organizado, com ares de planejado, ao mesmo tempo que não dispõe de muito espaço.
Esta também é uma opção interessante para quem muda de apartamento com frequência.
O guarda-roupa modulado, que é feito de módulos, permite que você disponha os módulos de formas diferentes de acordo com o espaço disponível no ambiente.
Guarda-roupa de canto
Se precisa de um guarda-roupa espaçoso, mas não tem tanto espaço disponível e precisa aproveitar cada cantinho do seu quarto, o guarda-roupa de canto é o modelo ideal para você.
O guarda-roupa de canto tem o formato de um L, por isso, é bom para aproveitar os espaços dos cantos e de duas paredes, otimizando o ambiente de maneira eficiente. Sem contar que o design em L deixa a decoração super moderna, concorda?
Closet
O closet é o sonho de consumo de muitas pessoas, contudo, é um tipo de guarda-roupa que ocupa praticamente todo um cômodo da casa e pode ser aberto ou fechado.
O closet é ideal para quem precisa de bastante espaço para acomodar peças de roupas, sapatos e acessórios e dispõe de espaço em casa para um guarda-roupa grande. O closet facilita a organização das peças, além de trazer ainda mais agilidade na hora de se vestir.
Tipos de porta
Depois de definir o tipo de guarda-roupa, chegou a hora de escolher o tipo de porta. Pode parecer apenas um detalhe, mas o modelo de porta faz toda a diferença, não apenas na composição visual, mas também na funcionalidade do móvel.
Porta de correr
A porta de correr é prática e é perfeita para quem quer otimizar espaços. Ao optar por um guarda-roupa com porta de correr, você não precisa se preocupar com o espaço para abrir a porta.
Portanto, é a opção mais indicada para quartos pequenos ou simplesmente para quem deseja um design minimalista e clean.
Porta de abrir
A porta de abrir é o tipo mais tradicional de porta de guarda-roupa. Esta opção, embora demande um espaço para a sua abertura, ajuda a economizar espaços dentro do guarda-roupa.
Isso porque você pode utilizar a porta do guarda-roupa para acomodar uma sapateira de porta, por exemplo. Por isso, é importante pensar bem em suas necessidades e prioridades antes de escolher cada detalhe do seu novo guarda-roupa.
Porta de vidro
A porta de vidro é a escolha certa para quem deseja uma opção moderna, sofisticada e que amplie visualmente o ambiente.
Existem várias opções de portas de vidro para guarda-roupa, desde as mais opacas àquelas mais transparentes e brilhantes. Além de tudo, a porta de vidro é uma opção clean, que combina com praticamente qualquer estilo de decoração.
Qual o melhor material para o guarda-roupa?
Depois de definir o modelo e o estilo de porta, é o momento de escolher o tipo de material do guarda-roupa. O acabamento do guarda-roupa deve ser durável, resistente e ter aspecto estético que combine com a decoração do ambiente. Avalie também o custo-benefício.
MDF
O MDF é um derivado da madeira e, por isso, o guarda-roupa de MDF tem aspecto semelhante ao de madeira maciça.
O MDF é um material leve, durável e resistente, mas é preciso ter cuidado para não expor o móvel à umidade. Por ser um material fácil de ser trabalhado, geralmente, um guarda-roupa de MDF é rico em detalhes e curvas.
MDP
O MDP é outro material derivado da madeira. Um guarda-roupa de MDP tem um excelente custo-benefício, isso porque o MDP é um material com ótima durabilidade e bastante leve, o que facilita a locomoção do móvel.
Como é um material mais difícil de ser trabalhado, geralmente o guarda-roupa de MDP tem linhas mais retas e menos detalhes quando comparados aos de MDF.
Madeira maciça
O guarda-roupa de madeira maciça é a opção ideal para quem quer um móvel para uma vida inteira.
O guarda-roupa de madeira maciça é altamente resistente, durável, além de ser uma opção nobre e requintada. Apesar de ser mais caro, vale muito a pena!
Guarda-roupa com espelho ou sem?
O espelho no guarda-roupa é uma opção funcional, principalmente para quem não tem muito espaço sobrando. É uma ótima forma de otimizar espaços e não precisa providenciar um espaço extra para pendurar o espelho, pois já vem na porta do guarda-roupa.
Além de otimizar o espaço, facilita muito a rotina na hora de se vestir e ajuda a poupar tempo. Isso sem contar que os espelhos no guarda-roupa ajudam a ampliar visualmente o ambiente, além de deixar a decoração mais moderna. Por outro lado, o guarda-roupa com espelho exige mais cuidado e manutenção, pois o espelho pode quebrar ou riscar, especialmente durante o transporte e mudanças. Além disso, é necessário ter cuidado extra na hora de limpar para evitar lesões ou manchas.
Como escolher a cor do guarda-roupa?
A escolha da cor do guarda-roupa é algo muito pessoal, que deve seguir dois critérios importantes: o seu gosto pessoal e o estilo de decoração do quarto.
De maneira geral, o mais indicado é escolher um guarda-roupa com a mesma cor dos demais móveis do quarto. Se não for possível, escolha tons neutros, como branco ou tons de madeira, pois são cores clássicas e combinam com diversos estilos decorativos.
Agora, se deseja um guarda-roupa colorido para criar um ponto de luz no ambiente, escolha as suas cores preferidas e use tons mais sóbrios nos demais móveis para equilibrar com as demais cores do ambiente.
Tamanho do guarda-roupa
A escolha do tamanho do guarda-roupa vai depender da quantidade de peças e objetos que você tem para guardar, além, é claro, do espaço disponível no ambiente.
Observe como o guarda-roupa é internamente e a forma como os espaços estão distribuídos para avaliar se o modelo é capaz de atender às suas necessidades do dia a dia.
Número de portas e gavetas
O número de portas e gavetas varia conforme as suas necessidades. Se você tem espaço disponível, escolha um guarda-roupa de 6 portas, que é espaçoso e costuma atender às necessidades da maior parte das pessoas.
Verifique também a quantidade de roupas que você tem, assim, fica mais fácil definir qual a quantidade ideal de gavetas.
Espaço interno e divisões
Se você tem uma quantidade maior de roupas que precisam ser dobradas, escolha um modelo com muitas gavetas.
Agora, se a maior parte das suas peças devem ficar penduradas, opte por um modelo com mais espaços para cabideiros.
Os modelos com nichos e prateleiras são mais indicados para quem precisa organizar muitos acessórios, como bolsas e itens de beleza, por exemplo.
Tipos de corrediça
As corrediças são detalhes que também devem ser levados em consideração. Elas são responsáveis pela aberturas das portas e gavetas do guarda-roupa e podem ser encontradas em alguns tipos diferentes:
Corrediças metálicas
Este tipo de corrediça é a mais comum e, geralmente, suportam uma carga entre 25 e 45 quilos, além do mais, permitem que a gaveta seja aberta com facilidade.
Corrediças telescópicas
Já as corrediças telescópicas são mais silenciosas e suaves e suportam mais peso, acima de 45 quilos.
Neste caso, não há a necessidade de usar puxadores. Você consegue abrir e fechar as gavetas e portas apenas com o toque.
A gaveta pode ser puxada por completo, sem o risco de cair. Isso porque ela conta com uma trava de segurança, que impede que acidentes aconteçam.
Estilo e design do guarda-roupa
Por fim, antes de comprar o guarda-roupa, você deve também observar o estilo e design. O ideal é que o modelo converse com a decoração do ambiente, seguindo a mesma linha dos demais móveis.
Se você é fã do estilo retrô, aposte em modelos com puxadores estilo romântico e pés bem trabalhados e ricos em detalhes.
Mas, se gosta de um estilo mais moderno, opte por modelos mais robustos, com espelhos ou portas de vidro e iluminação embutida.
Agora, se deseja uma opção mais clássica, pode investir em um modelo de guarda-roupa com linhas retas e tons sóbrios, como os tons de madeira, além de puxadores discretos, porém requintados.
A escolha do modelo de guarda-roupa é uma etapa importante da decoração do quarto. Além disso, o modelo ideal vai te ajudar a manter as suas roupas e acessórios mais organizados, trazendo agilidade para o dia a dia.
Agora que você já sabe o que considerar antes de comprar o guarda-roupa, que tal eleger o seu modelo ideal?