Descrição de produtos para e-commerce: saiba como fazer!
Veja como aumentar as chances de conversão com boas descrições dos produtos
A descrição dos produtos em páginas de e-commerce tem a sua importância relacionada a dois pontos principais, quando bem feita, com todas as informações necessárias, pode convencer o leitor a realizar a compra e o conteúdo otimizado pode ajudar a ranquear as páginas nas melhores posições de motores de busca, como o Google, por exemplo.
Os dois pontos podem contribuir para o aumento das vendas e, consequentemente, sucesso da marca. Para fazer a descrição de produtos de forma intencional, para alavancar as vendas e alcançar mais consumidores, existem algumas técnicas.
Se você ainda não domina o assunto, não se preocupe, porque preparamos dicas valiosas sobre o tema. Confira!
O que é a descrição do produto?
A descrição de um produto é um texto detalhado que contém todas as informações sobre características e funcionalidades de um produto. Um bom texto descritivo deve ser capaz de atrair e converter.
Por isso, o texto deve ser claro, o mais objetivo possível, além de ter uma escrita envolvente. É importante que o texto seja acompanhado de fotos ou vídeos do produto sempre que possível.
Além disso, organize o conteúdo em tópicos para facilitar a leitura, se precisar, use bullets points e deixe algumas palavras-chave em negrito para melhorar a escaneabilidade do produto.
Qual a importância da descrição de produto no e-commerce?
A descrição do produto em uma página de e-commerce é um recurso poderoso porque esse texto ajuda a aumentar o alcance da página e quantidade de venda, além disso, permite:
Esclarecer e responder dúvidas
Como traz as informações do produto, ajuda a esclarecer as dúvidas dos clientes, inclusive diminui as incertezas e aumenta muito a possibilidade de conversão (venda) porque o cliente vai se sentir mais seguro de que está levando para casa o que precisa.
Atrair e engajar
Uma descrição bem feita, com escrita atraente e envolvente prende a atenção do cliente. Isso faz com que ele permaneça na página por mais tempo e acabe efetuando a compra.
Descrição completa e exclusiva
A descrição do produto, quando está completa e organizada, faz com que o cliente entenda melhor quais as vantagens e pontos fortes do produto, o que aumenta a confiança, segurança e, consequentemente, as chances de realizar a compra.
Aumentar a visibilidade
Uma descrição com as palavras-chave usadas de forma estratégica ajuda a ranquear o conteúdo nos motores de busca e aumenta a visibilidade da página, atraindo novos clientes para sua loja virtual.
Diminuir as chances de devolução e reclamação
Como um bom texto informa e instrui, as expectativas do cliente tendem a ficar mais alinhadas à realidade do produto, diminuindo as chances de devolução e reclamação.
Como fazer uma descrição de produto atraente e persuasiva?
Para alcançar os benefícios proporcionados por uma descrição de produto eficaz, vale a pena empregar algumas técnicas:
Planejamento de palavras-chave
É fundamental pesquisar as palavras-chave que seu público pesquisa quando está em busca de produtos semelhantes. Se você vai escrever sobre uma geladeira, por exemplo, use palavras-chave relacionadas ao tema, como “frost-free” e “inox”.
O ideal é que essas palavras apareçam no texto de forma orgânica e natural.
Conteúdo exclusivo
Dedique-se a desenvolver um conteúdo exclusivo e completo, diferente de outros e-commerces e marcas. Observe a concorrência e procure fazer um texto ainda mais completo, envolvente e informativo.
Destaque as vantagens do produto
Para que o consumidor se convença de comprar o produto, destaque todas as suas vantagens e facilidades. Deixe claro de que forma o produto em questão resolve os problemas e anseios do cliente.
Imagens de qualidade
Apesar de procurar fazer um texto completo e envolvente, você não deve negligenciar as imagens, que chamam muita atenção e geram interesse no consumidor. Selecione imagens de qualidade e que mostre detalhes importantes do produto.
Ficha técnica
Em um e-commerce de móveis ou artigos para casa, por exemplo, você pode disponibilizar a ficha técnica do produto com informações indispensáveis, como garantia, material, dimensões, quantidade de portas, quantidade de gavetas, peso, entre outras informações importantes para o cliente. É interessante apresentar essas informações no formato de lista. Assim, o leitor não fica cansado e permanece por mais tempo na página.
O que não pode faltar em uma descrição de produto
Além das técnicas mencionadas no tópico anterior, existem alguns elementos que não podem faltar em uma descrição de produto:
- Título atraente
A descrição deve ter um título atraente e claro, algo que provavelmente os clientes pesquisem. Por exemplo: “guarda-roupa modulado de casal” (produto + tipo + modelo).
- Resumo do produto
Aqui, apresente um resumo com as principais vantagens do produto. No caso do nosso exemplo, informar o modelo do guarda-roupa, tamanho, cor e material.
- Características e benefícios do produto
Em outro campo, descreva de forma detalhada as características e benefícios do produto. Para um sofá, por exemplo, explique as características do material, se o móvel tem algum recurso extra, como encosto reclinável e assento retrátil, por exemplo.
Deve sempre informar as características do produto, reforçando de que modo esses atributos são vantajosos e resolvem problemas.
- Prova social
Também é interessante trazer a prova social do produto em questão, que são os depoimentos e avaliações de outros consumidores.
- Informações sobre garantia e política de devolução
Disponibilize um campo com informações sobre a garantia do produto e política de devolução. Apresente este tipo de conteúdo de forma clara e objetiva para que não haja dúvidas por parte do consumidor.
- FAQ (Perguntas frequentes)
É interessante adicionar um tópico respondendo as dúvidas mais comuns acerca daquele produto. Costuma ser bastante esclarecedor e os leitores gostam muito.
Quais as consequências de não fazer uma boa descrição do produto?
Uma descrição feita de forma superficial, sem intencionalidade, pode gerar alguns problemas para o e-commerce.
Primeiramente, a taxa de conversão será menor. Isso porque clientes que não são bem informados podem ficar indecisos, aumentando as chances de abandono dos produtos no carrinho.
Além disso, faz com que a página não ganhe as melhores posições nos motores de busca (primeira página), diminuindo acessos e vendas.
Isso sem contar que clientes que não têm acesso às informações do produto podem criar expectativas irreais, aumentando as taxas de devolução e reclamação, o que interfere diretamente na reputação e credibilidade da página.
Conclusão
Uma descrição de produto bem feita, com as estratégias corretas, pensada para o consumidor e para resolver os seus problemas, funciona como um cartão de visitas.
Atrair mais clientes, além de aumentar as vendas, contribui até mesmo para fidelização. Por isso, vale investir tempo e recursos na descrição dos produtos do e-commerce porque é uma estratégia inteligente, que ajuda a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, favorece o aumento da conversão.
Não perca tempo e coloque nossas dicas em ação! Os seus clientes agradecem.