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Descrição de produtos para e-commerce: saiba como fazer!

Veja como aumentar as chances de conversão com boas descrições dos produtos

Por: Equipe Marketplace
21 ago 2024Vendas online

Carrinho de compras

A descrição dos produtos em páginas de e-commerce tem a sua importância relacionada a dois pontos principais, quando bem feita, com todas as informações necessárias, pode convencer o leitor a realizar a compra e o conteúdo otimizado pode ajudar a ranquear as páginas nas melhores posições de motores de busca, como o Google, por exemplo. 


Os dois pontos podem contribuir para o aumento das vendas e, consequentemente, sucesso da marca. Para fazer a descrição de produtos de forma intencional, para alavancar as vendas e alcançar mais consumidores, existem algumas técnicas. 


Se você ainda não domina o assunto, não se preocupe, porque preparamos dicas valiosas sobre o tema. Confira!

O que é a descrição do produto?


A descrição de um produto é um texto detalhado que contém todas as informações sobre características e funcionalidades de um produto. Um bom texto descritivo deve ser capaz de atrair e converter. 


Por isso, o texto deve ser claro, o mais objetivo possível, além de ter uma escrita envolvente. É importante que o texto seja acompanhado de fotos ou vídeos do produto sempre que possível.


Além disso, organize o conteúdo em tópicos para facilitar a leitura, se precisar, use bullets points e deixe algumas palavras-chave em negrito para melhorar a escaneabilidade do produto.


Qual a importância da descrição de produto no e-commerce?


A descrição do produto em uma página de e-commerce é um recurso poderoso porque esse texto ajuda a aumentar o alcance da página e quantidade de venda, além disso,  permite: 

Esclarecer e responder dúvidas 


Como traz as informações do produto, ajuda a esclarecer as dúvidas dos clientes, inclusive diminui as incertezas e aumenta muito a possibilidade de conversão (venda) porque o cliente vai se sentir mais seguro de que está levando para casa o que precisa. 


Atrair e engajar


Uma descrição bem feita, com escrita atraente e envolvente prende a atenção do cliente. Isso faz com que ele permaneça na página por mais tempo e acabe efetuando a compra. 


Descrição completa e exclusiva 


A descrição do produto, quando está completa e organizada, faz com que o cliente entenda melhor quais as vantagens e pontos fortes do produto, o que aumenta a confiança, segurança e, consequentemente, as chances de realizar a compra. 


Aumentar a visibilidade 


Uma descrição com as palavras-chave usadas de forma estratégica ajuda a ranquear o conteúdo nos motores de busca e aumenta a visibilidade da página, atraindo novos clientes para sua loja virtual


Diminuir as chances de devolução e reclamação 


Como um bom texto informa e instrui, as expectativas do cliente tendem a ficar mais alinhadas à realidade do produto, diminuindo as chances de devolução e reclamação. 

notebook com site de móveis na tela
Como fazer uma descrição de produto atraente e persuasiva?


Para alcançar os benefícios proporcionados por uma descrição de produto eficaz, vale a pena empregar algumas técnicas:

Planejamento de palavras-chave


É fundamental pesquisar as palavras-chave que seu público pesquisa quando está em busca de produtos semelhantes. Se você vai escrever sobre uma geladeira, por exemplo, use palavras-chave relacionadas ao tema, como “frost-free” e “inox”. 

O ideal é que essas palavras apareçam no texto de forma orgânica e natural. 

Conteúdo exclusivo


Dedique-se a desenvolver um conteúdo exclusivo e completo, diferente de outros e-commerces e marcas. Observe a concorrência e procure fazer um texto ainda mais completo, envolvente e informativo. 

Destaque as vantagens do produto


Para que o consumidor se convença de comprar o produto, destaque todas as suas vantagens e facilidades. Deixe claro de que forma o produto em questão resolve os problemas e anseios do cliente. 

Imagens de qualidade


Apesar de procurar fazer um texto completo e envolvente, você não deve negligenciar as imagens, que chamam muita atenção e geram interesse no consumidor. Selecione imagens de qualidade e que mostre detalhes importantes do produto.

Ficha técnica


Em um e-commerce de móveis ou artigos para casa, por exemplo, você pode disponibilizar a ficha técnica do produto com informações indispensáveis, como garantia, material, dimensões, quantidade de portas, quantidade de gavetas, peso, entre outras informações importantes para o cliente. É interessante apresentar essas informações no formato de lista. Assim, o leitor não fica cansado e permanece por mais tempo na página. 

O que não pode faltar em uma descrição de produto


Além das técnicas mencionadas no tópico anterior, existem alguns elementos que não podem faltar em uma descrição de produto: 

  • Título atraente 

A descrição deve ter um título atraente e claro, algo que provavelmente os clientes pesquisem. Por exemplo: “guarda-roupa modulado de casal”  (produto + tipo + modelo). 

  • Resumo do produto 

Aqui, apresente um resumo com as principais vantagens do produto. No caso do nosso exemplo, informar o modelo do guarda-roupa, tamanho, cor e material. 

  • Características e benefícios do produto 

Em outro campo, descreva de forma detalhada as características e benefícios do produto. Para um sofá, por exemplo, explique as características do material, se o móvel tem algum recurso extra, como encosto reclinável e assento retrátil, por exemplo. 

Deve sempre informar as características do produto, reforçando de que modo esses atributos são vantajosos e resolvem problemas. 

  • Prova social 

Também é interessante trazer a prova social do produto em questão, que são os depoimentos e avaliações de outros consumidores. 

  • Informações sobre garantia e política de devolução 

Disponibilize um campo com informações sobre a garantia do produto e política de devolução. Apresente este tipo de conteúdo de forma clara e objetiva para que não haja dúvidas por parte do consumidor. 

  • FAQ (Perguntas frequentes)

É interessante adicionar um tópico respondendo as dúvidas mais comuns acerca daquele produto. Costuma ser bastante esclarecedor e os leitores gostam muito. 

site com descrição de produto

Quais as consequências de não fazer uma boa descrição do produto?


Uma descrição feita de forma superficial, sem intencionalidade, pode gerar alguns problemas para o e-commerce. 

Primeiramente, a taxa de conversão será menor. Isso porque clientes que não são bem informados podem ficar indecisos, aumentando as chances de abandono dos produtos no carrinho. 

Além disso, faz com que a página não ganhe as melhores posições nos motores de busca (primeira página), diminuindo acessos e vendas. 

Isso sem contar que clientes que não têm acesso às informações do produto podem criar expectativas irreais, aumentando as taxas de devolução e reclamação, o que interfere diretamente na reputação e credibilidade da página. 

Conclusão


Uma descrição de produto bem feita, com as estratégias corretas, pensada para o consumidor e para resolver os seus problemas, funciona como um cartão de visitas. 

Atrair mais clientes, além de aumentar as vendas, contribui até mesmo para fidelização. Por isso, vale investir tempo e recursos na descrição dos produtos do e-commerce porque é uma estratégia inteligente, que ajuda a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, favorece o aumento da conversão.


Não perca tempo e coloque nossas dicas em ação! Os seus clientes agradecem. 

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