Qual é o melhor material para guarda-roupa?
Dúvidas na hora de comprar o guarda-roupa? Então confira dicas para escolher o melhor material para o seu móvel
O guarda-roupa é um móvel funcional e ao mesmo tempo causa um impactante efeito visual. Na prática, ele deve cumprir o papel de armazenar e proteger suas roupas sem deixar de lado o valor estético na decoração do ambiente.
Como é um item que ocupa considerável espaço no quarto, precisa ser escolhido com cuidado para manter o equilíbrio da décor. Mas o assunto que merece atenção especial, e será abordado nesse post, é a matéria-prima de fabricação.
Basicamente são três os principais materiais de produção dos guarda-roupas: MDF, MDP e madeira maciça. Eles contam com características que vão além da aparência e estilo. São propriedades que contribuem e se adaptam com o cômodo e a casa conforme as necessidades existentes.
Nessa hora, surgem certas dúvidas: qual material devo escolher para meu roupeiro? Meu quarto se encaixa com qual tipo? Acompanhe nossas dicas sobre cada um deles e acerte em cheio na escolha do guarda-roupa ideal!
MDF
Confira o produto: Guarda-Roupa Casal London Yescasa
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Provavelmente você já ouviu falar dessa matéria-prima quando foi procurar por algum móvel ou até mesmo um guarda-roupa. É um elemento bastante comum no mobiliário e em peças como forro e divisórias, por exemplo.
O MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. Se constitui na aglutinação de vários tipos de fibras de madeira prensadas junto com resina sintética. O resultado é um material regular e uniforme.
Confira algumas propriedades do MDF:
- É leve e maleável
- Tem boa durabilidade e resistência
- Ideal para acabamentos e todos os tipos de revestimentos
- Absorve umidade mais facilmente
Por ser um material versátil, permite ser trabalhado de diversas formas sem perder suas características e capacidade de resistência.
Porém, é preciso destacar que o MDF tem alta sensibilidade à umidade. Sendo assim, raramente é aplicado na construção de móveis para uso em ambientes externos. Evitar contato com o frio, infiltrações ou exposição a locais úmidos, é garantia de que não haverá problemas dessa natureza com seu guarda-roupa.
Fique atento com a luz solar refletida diretamente no móvel em MDF: é um descuido que prejudica a durabilidade e o estado natural do material.
Confira aqui a nossa seleção de guarda-roupas em MDF
MDP
Confira o produto: Guarda-Roupa Casal Ariel Yescasa
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
O MDP quer dizer Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade. É diferente do MDF pelo formato de produção, composto por partículas aglutinadas no lugar das fibras. Costuma ser usado nas partes internas e em peças retilíneas dos guarda-roupas. Leia nosso artigo “MDF ou MDP? Conheça as diferenças” e saiba mais!
Veja algumas características do MDP:
- Suporta mais peso que o MDF
- Pouco maleável: por isso é usado em projetos retilíneos
- Aplicado em estruturas internas e prateleiras
- É leve, mesmo com uma estrutura mais firme
É comum encontrar roupeiros que apresentam os dois materiais: o MDF na parte externa e o MDP no interior do móvel. A integração das qualidades dos dois elementos potencializa um resultado final único.
Como o MDP resiste mais às trações de peso, recebe a função de sustentação dos itens de dentro do móvel. O MDF, mais maleável, pode ser usado para diferentes tipos de cortes e trabalhos de acabamento, oferecendo requinte e design nas peças externas do guarda-roupa.
Apesar dessas diferenças, o MDP absorve muito bem a aplicação de tintas e revestimentos no acabamento final por não possuir a superfície porosa do MDF.
Aqui na MadeiraMadeira você pode escolher os melhores roupeiros produzidos em MDP!
Madeira maciça
Confira o produto: Guarda Roupa Rio Branco Premium Yescasa
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
A madeira maciça é um clássico na composição do setor moveleiro. Vários tipos de móveis fazem uso dessa matéria-prima nobre, e claro que não poderia ser diferente com o guarda-roupa.
Qualquer que seja o modelo de roupeiro em madeira maciça, o que realmente define as propriedades do móvel como resistência e tonalidade é a escolha real da madeira, ou seja, da árvore usada no corte.
A complexidade do corte, assim como a própria montagem e o processo de construção de um móvel em madeira maciça pode elevar o preço do investimento.
Fique por dentro de alguns aspectos da madeira maciça:
- Maior qualidade, resistência e durabilidade
- Aguenta mais atritos e danos em geral
- Dificuldade de transporte e praticidade
- Menos maleável
Apesar do charme e elegância, os guarda-roupas em madeira maciça têm mais dificuldade para manter o visual, já que a madeira determina por si só a cor do móvel, tendo em vista o custo existente para a pintura da mesma.
Aproveite para conhecer uma linha incrível de guarda-roupas em madeira maciça
Dicas para escolher o material
Lembre-se de mais um ponto a ser considerado na hora de comprar um roupeiro: o acabamento. Não só em MDF e MDP, mas complementos como as laminações e revestimentos em geral, além da madeira maciça, que dependendo da árvore, também pode receber pintura ou verniz.
A escolha do seu novo guarda-roupa deve se basear exatamente naquilo que você procura:
- Maior volume de roupas = Mais resistência
- Mais decoração = Material mais maleável
- Design simples = Materiais irredutíveis como o MDP e a madeira maciça
- Integração de materiais = Depende do modelo e do local em que o material será utilizado
Gostou das nossas dicas sobre os principais materiais de produção do guarda-roupa? Então, conheça os móveis que temos disponíveis para o seu quarto! Estamos prontos para atender todas as necessidades com o conforto e tranquilidade que você merece!