Rosa do Deserto: Como cuidar e cultivar
Leve o charme e a beleza da Rosa do Deserto para o seu lar!
Flores e plantas, sem dúvidas, são capazes de transformar uma casa em um lar. Além disso, deixam a decoração mais colorida, aconchegante e cheia de vitalidade, tanto nos ambientes internos quanto externos.
Nativa da África, a planta Rosa do Deserto chama atenção pelo seu charme e beleza singular, inclusive pode ser encontrada em cores vibrantes, como amarelo, rosa, vermelho e branco.
Símbolo da beleza e resistência, a Rosa do Deserto se desenvolve melhor em ambientes quentes, ensolarados e com pouca umidade. Além do mais, é fácil de cultivar, apesar de exigir alguns cuidados. Quer saber como cuidar e cultivar a Rosa do Deserto? Então confira nossas dicas!
Qual é o significado da rosa do deserto?
Com sua beleza exótica e adaptabilidade a ambientes complexos, a Rosa do Deserto carrega muitos simbolismos. Como se desenvolve bem em clima desértico, quente, e ensolarado, a Rosa do Deserto simboliza força, determinação e resiliência.
Como costuma florescer após períodos de seca, também representa o renascimento e esperança. Em algumas culturas, inclusive, a Rosa do Deserto representa um símbolo do amor genuíno e resiliente.
Sua flor é única, elegante e muito bonita. Por isso, representa a capacidade de encontrar e enxergar beleza mesmo em meio às adversidades.
Tipos de rosa do deserto
Existem várias espécies de Rosa do Deserto, que podem variar em algumas características:
Adenium obesum
Este é o tipo mais comum de Rosa do Deserto e pode ser conhecida como “Rosa do Deserto verdadeira”. Geralmente tem o tronco mais grosso e flores grandes e com cores vibrantes. O crescimento pode variar de 30 cm até 1 metro.
Adenium boehmianum
Tipo menos comum, essa espécie de Rosa do Deserto tem o tronco mais estreito e elegante e flores menores, mas ainda vibrantes. O crescimento varia de 50 cm até 1 metro. Geralmente, as flores aparecem em cachos.
Adenium multiflorum
Também conhecida como Rosa do Deserto multiflorada, essa espécie conta com troncos mais largos, folhas grandes e muitas flores pequenas, se destacando bastante no período de floração.
É uma opção muito utilizada em jardins e paisagismo pela grande quantidade de flores. Além disso, o crescimento pode chegar a até 1,5 metro.
Como cuidar de uma rosa do deserto?
Por ser uma suculenta, ou seja, ter a capacidade de armazenar água no seu tronco, a Rosa do Deserto é fácil de cuidar, mas exige alguns cuidados essenciais:
Adubo
O ideal é utilizar um adubo balanceado, próprio para cactos e suculentas. Além disso, o adubo deve ter baixo teor de nitrogênio e maior quantidade de sódio e potássio. Isso ajuda a estimular a floração. O mais indicado é aplicar o adubo durante a primavera e verão, que são períodos de crescimento da planta.
Rega
A rega da planta Rosa do Deserto deve ser moderada. O solo deve ficar completamente seco entre uma rega e outra, período que geralmente envolve 2 semanas. Caso esteja em um vaso, ele deve ser drenado para evitar umidade em excesso.
Quando as folhas estiverem amareladas, é sinal de excesso de água. Contudo, quando ficarem amolecidas ou murchas, é sinal de falta de água. O ideal é molhar diretamente o solo, evitando o contato da água com as folhas e flores.
Poda
A Rosa do Deserto não é o tipo de planta que precisa de poda com frequência. Geralmente, uma vez ao ano, um pouco antes da primavera, é o suficiente. Basta remover as folhas e flores mortas, murchas e danificadas, a fim de proporcionar um crescimento saudável e bonito.
Ambiente
A Rosa do Deserto tem preferência por luz solar direta, necessitando ficar exposta à luz do sol por pelo menos 6 horas por dia. Por isso, preferencialmente posicione a planta em um ambiente iluminado e ensolarado. Evite locais úmidos e com geadas no inverno.
Quanto tempo a rosa do deserto leva para florescer?
Após o plantio, a Rosa do Deserto pode levar de 6 meses a 1 ano para florescer, embora esse tempo possa variar conforme as condições de cultivo, como luz e outros cuidados. Em ambientes ideais (ensolarado, quente, seco e com solo bem drenado), a Rosa do Deserto pode florescer em menos de 6 meses.
Como plantar a rosa do deserto no vaso?
Além de cultivar a Rosa do Deserto no jardim, você também pode plantá-la em um vaso e trazê-la para a decoração dos ambientes internos. Para isso, você precisa:
- Escolher um vaso drenado
Para manter a umidade controlada, use um vaso drenado, com furos. Assim, a Rosa do Deserto cresce bonita e saudável, nas condições ideais.
- Utilizar substrato bem drenado
Prepare o vaso com terra e substrato bem drenado, próprio para cactos e suculentas.
- Fazer plantio com pedras e cascalho
A seguir, faça um buraco na terra e plante a Rosa do Deserto. Cubra com mais terra e, se possível, coloque também mais pedras e cascalho para ajudar na drenagem e prevenção de apodrecimento das raízes.
- Regar
Depois do plantio, regue o solo e posicione o vaso em local com incidência direta de luz solar e pouca umidade.
Rosa do deserto na decoração
Exótica, elegante, impactante e cheia de charme, a Rosa do Deserto pode ser o componente que falta na decoração da sua casa.
No jardim, em um vaso de barro ou cerâmica, a Rosa do Deserto traz um toque de cor e sofisticação, ao mesmo tempo em que dá um toque rústico, que combina muito bem com o ambiente de diversos estilos.
Dentro de casa, para trazer mais cor e vida, você pode plantar a Rosa do Deserto no jardim de inverno. Garanta apenas que a planta receba luz solar direta. Outra boa dica é fazer um mix de cores variadas, com Rosa do Deserto vermelha, rosa e branca, por exemplo. Fica um charme e deixa a decoração romântica e colorida.
Para compor uma decoração moderna, como a planta já tem um toque mais rústico, use um vaso de metal ou cimento queimado. Isso vai proporcionar um toque de cor interessante, sem abrir mão do estilo decorativo contemporâneo.
Usar a Rosa do Deserto na decoração da sua casa, com certeza, vai deixar o ambiente ainda mais rico e bonito. Portanto, não perca a oportunidade de deixar o seu lar ainda mais aconchegante, adicionando um ponto de cor e vitalidade, com a ajuda das flores e plantas.
Gostou das dicas? Então escolha o seu tipo preferido de Rosa do Deserto e deixe a sua casa ainda mais bonita!