Rodapé: quais os melhores modelos do mercado?
Veja como o rodapé pode aliar estilo, harmonia e funcionalidade em sua decoração
Os acabamentos são detalhes que fazem toda a diferença na casa, deixando a decoração mais elegante, rica em detalhes, aconchegante e convidativa.
O rodapé, por exemplo, além de dar um toque de sofisticação e beleza à decoração, protege a base das paredes e ajuda a esconder fios, conduítes e imperfeições que podem ficar entre o piso e a parede.
Além disso, são versáteis e podem ser encontrados em uma grande variedade de materiais e designers, o que torna possível encontrar um rodapé mais adequado para cada necessidade, estilo decorativo e orçamento.
Quer saber como escolher o rodapé mais indicado para a sua casa? Então confira as nossas dicas!
O que é um rodapé?
O rodapé é uma faixa horizontal instalada na base da parede, na junção entre o piso e a parede. Ele é um elemento estético e funcional. Isso porque, além de agregar beleza à decoração do ambiente, também tem a função de proteger a base das paredes contra impactos e sujeiras, além de esconder imperfeições.
Qual é a utilidade do rodapé?
As funcionalidades dos rodapés estão associadas à estética e proteção:
Proteção da base das paredes
O rodapé protege as paredes porque evita que as bases sejam danificadas por impacto de móveis ou equipamentos de limpeza, por exemplo.
Acabamento
O rodapé é uma transição sutil e elegante entre o piso e a parede, inclusive confere harmonia e beleza ao ambiente.
Facilidade na limpeza
O rodapé mantém a base da parede limpa e livre da maior parte de pó e manchas, o que mantém a casa mais bonita por mais tempo, além do mais, facilita na hora de limpar.
Esconder fios e cabos
Fios e cabos aparentes acabam poluindo visualmente o ambiente. Alguns modelos de rodapé são desenvolvidos com recursos para esconder esses fios.
Valorização do espaço
Como pode ser combinado com o estilo decorativo da casa, o rodapé valoriza o ambiente, deixando-o mais harmônico, coerente e sofisticado.
Tipos de rodapé
É possível encontrar modelos de rodapés de vários materiais e texturas diferentes. Cada um deles causa um efeito diferente na estética e funcionalidade do ambiente. Confira as principais opções:
Rodapé de poliestireno
O rodapé de poliestireno é feito a partir de um plástico resistente. Por isso, é durável e resistente (inclusive à umidade). É um material que não deforma e dá um ar mais casual à decoração, apesar de ser bastante versátil e poder ser usado em vários estilos de decoração. Pode ser encontrado também várias opções de cores, além de ser reciclável.
Rodapé em EVA
Outra opção reciclável é o rodapé em EVA, que é uma borracha maleável. Por isso, é indicado para ambientes com superfícies irregulares. É uma opção mais simples e mais econômica. Também é resistente à umidade e fácil de limpar.
Rodapé de PVC
O rodapé de PVC também é feito de um plástico resistente, o que o torna resistente à umidade e confere maior durabilidade. É uma opção mais simples, indicado para banheiros e cozinhas. É leve, fácil de limpar e está disponível em muitas cores e texturas.
Rodapé de cerâmica
O rodapé de cerâmica, além de ser durável, é também uma opção muito sofisticada, que combina bastante com ambientes com piso de porcelanato. É muito resistente também à umidade e é mais indicado para banheiros e cozinhas.
Rodapé de madeira
O rodapé de madeira é clássico, elegante, atemporal e tem estética versátil. É bastante durável e resistente, mas exige manutenção para se manter bonito. Contudo, evite usar este modelo em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros.
Rodapé de gesso
O rodapé de gesso é elegante e sofisticado, além de ser versátil porque pode ser pintado de qualquer cor. No entanto, é uma opção mais frágil e pouco resistente à umidade.
Como escolher o rodapé
Na hora de escolher o rodapé existem alguns pontos principais que você precisa prestar atenção:
1. Ambiente
O primeiro ponto que merece a sua atenção é o ambiente. Onde você pretende instalar um rodapé? Leve em consideração as características do ambiente, como umidade e tráfego de pessoas.
2. Altura
Existem rodapés mais altos, de cerca de 10 cm, e outros de cerca de 7 cm. Os maiores costumam ficar mais harmônicos em ambientes mais amplos.
3. Estilo de decoração
Outro ponto muito importante é o estilo decorativo. O rodapé precisa estar alinhado com a decoração do ambiente e conversar com os outros elementos decorativos. Na dúvida, escolha modelos mais clássicos, como o rodapé de madeira, por exemplo.
4. Facilidade de manutenção
Na hora de escolher, considere a facilidade com a qual o material pode ser limpo. Isso tem impacto direto na limpeza do dia a dia. Afinal, o rodapé precisa estar sempre limpo para cumprir a sua função e deixar o ambiente bonito.
5. Orçamento
O mercado conta com muitas opções de rodapés, dos mais diferentes preços. Por isso, na hora de escolher o seu rodapé considere também o custo-benefício e veja qual opção melhor se encaixa nas suas necessidades e orçamento.
Rodapé na decoração
Agora, para deixar a sua decoração ainda mais interessante, preparamos algumas dicas práticas de como usar o rodapé na decoração do ambiente:
- Use a altura do rodapé a seu favor
Para uma decoração mais discreta e intimista, escolha rodapés mais baixos. Agora, se a sua casa é grande e tem o é direito mais alto, invista nas opções mais altas. É puro luxo!
- Brinque com as cores
Rodapé da mesma cor da parede cria continuidade, compondo um visual harmônico e discreto, além disso, amplia visualmente o ambiente. Já o rodapé em cor contrastante com a cor da parede cria uma decoração interessante e cheia de personalidade.
- Lembre-se das portas
Na hora de escolher o rodapé, lembre-se de que ele deve conversar não apenas com pisos e paredes, mas também com as portas. O ideal é que o rodapé tenha a mesma cor das portas.
- As texturas enriquecem a decoração
Rodapés com textura, como os de madeira, ou cheios de detalhes enriquecem a decoração do ambiente, criando conexão com a personalidade do estilo decorativo.
- Use o truque da iluminação
Para deixar a decoração ainda mais aconchegante e moderna, você pode adicionar iluminação embutida ao rodapé. Fica um charme!
Conclusão
O rodapé é um acabamento que faz toda a diferença na decoração e por isso vale a pena incluir rodapés em seu projeto de decoração. Como tem opções para todos os gostos e bolsos, é democrático e versátil.
Portanto, escolha o rodapé de acordo com o seu gosto pessoal, estilo decorativo e considere as necessidades do ambiente.
Agora é só colocar as nossas dicas em prática para ver a sua casa transformada! Mais elegante, harmônica e charmosa!