Entrar ou Cadastrar

Decoração com plantas: Ideias e tipos de planta para decorar

Como usar o poder das plantas para deixar a casa cheia de charme e vida

Por: Equipe MadeiraMadeira
11 out 2024DIY

tipos de plantas

Com toda certeza, a diferença entre uma casa e um lar está nos detalhes, seja em artigos de decoração, objetos que lembram momentos e pessoas importantes, como fotos, quadros, livros e, claro, as plantas. 

As plantas trazem cor, vida e charme ao ambiente, deixando a decoração da casa aconchegante e charmosa. Inclusive é possível decorar a sala, quarto, cozinha, lavabo, banheiro, escritório e área externa com plantas naturais. Para saber como e quais plantas usar na decoração da sua casa, siga as nossas dicas!

Como fazer decoração com plantas

Para usar as plantas na decoração da casa de maneira harmoniosa, antes de mais nada, é preciso levar em conta o tipo de ambiente:

Plantas na sala


Na sala, por exemplo, o ideal é cultivar plantas maiores, que preencham aqueles espaços e cantos da sala, para trazer cor, vida e harmonia. Contudo, fique atento ao espaço, pois as plantas não podem atrapalhar a circulação no ambiente. Plantas próximas à janela também adicionam um charme extra à decoração da sala. Além disso, vale escolher vasos bonitos e imponentes, que valorizam a beleza e características das plantas. 

plantas na sala

Planta na cozinha


Na cozinha, a ideia é dar preferência às plantas menores e resistentes à umidade. Uma dica é fazer uma seleção de várias plantas pequenas, colocá-las em pequenos vasos charmosos e decorar as prateleiras e janelas. 

Uma planta em um vaso de cerâmica sobre a bancada da pia ou balcão da cozinha americana, por exemplo, também traz leveza a harmonia ao ambiente. 

plantas na cozinha

Planta no quarto


Para deixar o seu cantinho de paz e calmaria ainda mais aconchegante, invista em plantas que purificam o ar e que não tenham o odor muito forte. No quarto, vale usar plantas maiores, que podem ficar dispostas no chão, próximas a um espelho, por exemplo. Neste caso, observe apenas se há espaço suficiente para o tamanho da planta e que a circulação no ambiente não ficará comprometida, ok?

Também vale a pena apostar nas plantas menores para decorar a mesa de cabeceira e prateleiras. Outra boa opção são as plantas pendentes, que podem ficar em prateleiras sobre a cama. 

plantas no quarto

Planta no banheiro


No banheiro, assim como na cozinha, a preferência deve ser às plantas resistentes à umidade. Coloque-as em prateleiras ou sobre a bancada da pia. Se o banheiro for amplo, você também pode colocar uma planta maior no chão. Vasos de vime são super charmosos e deixam o ambiente mais aconchegante. 

plantas no banheiro

Plantas para ambientes internos

Na hora de escolher a planta para decorar a sua casa, vale observar as características e necessidades de cada tipo de planta. Algumas plantas naturais não se adaptam bem a ambientes com baixa luminosidade, por exemplo. Por isso, preparamos uma seleção com as melhores opções de plantas para decorar ambientes internos:

Lírio-da-paz


O Lírio-da-paz, por exemplo, é uma planta que se desenvolve bem em um ambiente com meia-sombra. Isso sem contar que ajuda a purificar o ar. Além disso, é uma planta elegante e sofisticada, que combina com qualquer tipo de decoração e ambiente. 

lírio

Zamioculca


Outra opção também resistente à baixa luminosidade é a Zamioculca. Isso sem contar que é fácil de cuidar e tem uma beleza simples, com folhas verdes e brilhantes. Ideal para compor uma decoração mais minimalista!

Zamioculca

Costela-de-Adão


A Costela-de-Adão é uma planta maior, que ocupa bastante espaço e, por isso, deve ser usada em ambientes mais amplos. Traz um ar tropical para a decoração e deve ficar em ambientes com luz suave. Além disso, é fácil de cultivar e cuidar!

Costela-de-Adão

Espada-de-São-Jorge


Outra opção de planta que purifica o ar é a Espada-de-São-Jorge, que além de ser resistente às mudanças de temperatura, é fácil de cuidar. Com folhas rajadas marcantes e imponentes, a planta deixa a decoração mais interessante e cheia de vida. 

Espada-de-São-Jorge

Samambaia


A Samambaia é uma planta amada pelos brasileiros! Cheia de cor, vida e volume, fica linda em vasos sobre os móveis ou pendente em prateleira e em suportes presos ao teto. Ideal para ambientes com pouca luz, a Samambaia é bastante fácil de cuidar!

 Samambaia

Bambu-da-sorte


O Bambu-da-sorte é elegante e sofisticado, é uma ótima opção para decorações simples. Além de ser fácil de cuidar, alguns acreditam que a planta atrai boa sorte e prosperidade. 

Bambu-da-sorte

Cactos


Os cactos são a opção perfeita para quem tem uma rotina muito corrida e não pode dispensar tanto tempo aos cuidados das plantas. É fácil de cultivar e deixa o ambiente com um ar mais descolado e moderno. É uma opção interessante para ambientes com decoração industrial ou minimalista. 

 cactos

Suculentas


Assim como os cactos, as suculentas são fáceis de cuidar e ajudam a dar um up na decoração. Como são pequenas, são uma ótima opção para quem não tem tanto espaço disponível, mas quer a cor e vida que só uma plantinha proporciona. 

 suculentas

Plantas para ambientes externos

Já nos ambientes externos o ideal é escolher plantas resistentes à luminosidade, correntes de ar e mudanças de temperatura. Confira as sugestões: 

Lavanda


A Lavanda é uma boa opção para ambientes onde há iluminação solar abundante. É perfumada e, com suas tradicionais flores roxas, traz muita cor e vida ao ambiente. 

Lavanda

Ave-do-paraíso


Linda e exótica, a Ave-do-paraíso é bastante utilizada em projetos de paisagismo. Ama ambientes ensolarados e é muito fácil de cuidar. 

Ave-do-paraíso

Manjericão


O manjericão tem também um aroma forte e marcante, além disso, pode ser aproveitado no preparo de alimentos. Precisa de ambientes iluminados e regas constantes. 

 manjericão

Hera


A Hera é uma trepadeira muito utilizada para compor cerca viva. É uma planta resistente, que prefere meia-sombra, mas tolera o sol intenso. 

 Hera

Azaleia


Outra opção muito utilizada para ornamentar áreas externas é a Azaleia, que é rica em flores de cores vibrantes e marcantes. Pode ser cultivada no vaso ou no solo e tolera bem o sol. 

Azaleia

Cravo


Perfumada e delicada, o Cravo é bonito, elegante e sofisticado. Deixa qualquer jardim mais bonito e charmoso. É perfeita para ambientes iluminados e pode ser cultivada no solo ou em vasos. 

Cravo

Babosa


Também conhecida como Aloe Vera, a Babosa tem propriedades cosméticas e medicinais. É ideal para cultivar em vasos ou no solo e prefere ambiente ensolarado e quente. 

 Babosa

Comigo-ninguém-pode


Comigo-ninguém-pode é uma planta ornamental, marcada por suas folhas grandes e verdes. Segundo algumas crenças, elimina as más energias do ambiente. Prefere ambientes com meia-sombra e deve ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação porque é uma planta tóxica. 

Comigo-ninguém-pode

Cuidados para cultivar plantas em casa


Para cultivar plantas em casa, sempre bonitas e saudáveis, você deve conhecer as principais características da planta em questão para conseguir atender às suas principais necessidades. 

De maneira geral, o ideal é regar com a frequência necessária, usar fertilizantes e fazer podas frequentes, retirando folhas queimadas e mortas. Com essas dicas, a sua casa terá sempre um ar tropical, cheio de cor e vida. Um verdadeiro lar!

plantas naturais

plantas no jardim externo
Gostou das dicas da Madeira? Então comece agora a compor um ambiente mais natural e adicione a beleza e a exuberância das plantas na decoração!

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.