Cimentos
*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.
Cimento
O cimento é um tipo de pó, extremamente fino, constituído de diversos materiais e que tem propriedades ligantes. Quando em contato com a água, o cimento fica rígido e endurecido e, caso entre em contato com a água novamente, não se desfaz.
O cimento é utilizado para a construção dos mais diversos tipos de obras e também pode ser utilizado como revestimento.
Existem vários tipos de cimento e cada um deles é mais indicado para diferentes tipos de obras, a depender de cada necessidade.
**Tipos de cimento** Confira abaixo os principais tipos de cimento e suas aplicações:
**Cimento Portland Comum CP I** Este é um tipo bastante versátil de cimento, que pode ser utilizado em qualquer tipo de construção, desde que não tenha contato com o sulfato do solo ou águas subterrâneas.
**Cimento Portland CP II** Este é o tipo de cimento mais comum e utilizado nas construções do Brasil, cerca de 70%. Pode ser utilizado em construções em geral.
**Cimento Portland de Alto Forno CP III** Este tipo de cimento é utilizado para grandes obras e construções, como pontes, barragens e obras submersas.
**Cimento Portland CP V ARI** Este tipo de cimento é utilizado para alvenaria, meio-fio, postes, lajes e tubos.
**Cimento Portland CP (RS)** Este tipo de cimento é indicado para obras submersas, como esgotos e ambientes marítimos.
**Cimento queimado** O cimento queimado é um tipo de cimento utilizado como revestimento. Pode ser utilizado em paredes, pisos, confecção de peças decorativas e até mesmo em móveis. O cimento queimado é uma grande tendência na decoração e tem ganhado cada vez mais destaque com a alta dos estilos rústico e industrial.
**Vantagens de usar o cimento queimado na decoração** O uso do cimento queimado na decoração traz ao ambiente um ar de inacabado, o que pode trazer bastante modernidade e charme ao ambiente. Veja algumas vantagens de usar o cimento queimado na decoração da sua casa:
**1. Versatilidade** O cimento queimado pode ser utilizado em praticamente todo tipo de ambiente, inclusive em paredes, pisos, móveis e objetos.
**2. Custo-benefício** O cimento queimado é uma opção moderna, charmosa, versátil e tem custo baixo, apresentando um bom custo-benefício. Assim, pode ser uma opção interessante para quem está com o orçamento apertado ou precisa economizar. Também é uma alternativa inteligente para quem mora de aluguel e deseja mudar a cara do ambiente sem investir tanto.
**3. Aplicação fácil** O cimento queimado não é um material que exige grande complexidade no momento de aplicação. Por isso, a aplicação tende a ser rápida, prática e barata.
**Tons de cimento queimado: qual escolher?** Engana-se quem pensa que o cimento queimado está disponível apenas em tons de cinza. O material também apresenta outras possibilidades de tonalidades, ampliando as opções e deixando o ambiente com a sua cara. Os principais tons de cimento queimado que você pode encontrar são:
* Cimento queimado cinza * Cimento queimado marrom * Cimento queimado branco * Cimento queimado verde * Cimento queimado rosa envelhecido * Cimento queimado areia
**Dicas de como usar o cimento queimado na decoração** Utilize o cimento queimado em apenas uma parede do ambiente. Assim, você vai equilibrar o ambiente para que ele não fique muito “frio”. Você também pode optar por colocar nessa parede móveis mais rústicos ou industriais, que deixam o ambiente moderno e charmoso. Nos quartos, coloque o cimento queimado no piso e, para equilibrar o ambiente, escolha **móveis de madeira**. A madeira vai deixar o ambiente mais “quente” e aconchegante, contrapondo a “frieza” do cimento queimado. Assim, você vai ter um ambiente moderno e aconchegante. Para deixar ambientes menores com a sensação de amplitude, você pode utilizar o piso de **cimento queimado em tons claros**, que refletem luz e traz a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é. É possível usar o cimento queimado tanto no piso quanto nas paredes, no lavabo ou banheiro. Apenas evite colocar dentro da área do box. Este revestimento vai trazer modernidade e charme ao ambiente.
FAQ
Os principais tipos de cimento são o cimento queimado, CPI, CPII, CPIII, CP V ARI e CP RS.
Você deve avaliar o tipo de obra e suas particularidades. Se entra em contato com água, se é uma obra de grande porte, entre outros. Assim, você vai poder escolher o tipo mais adequado de cimento.
Depende do tipo de obra e particularidades de cada uma.
O CP II é um tipo de cimento composto, que apresenta três subtipos: F, E e Z.
Já o CP II F tem adição de material carbonático (fíler).
O CP II-Z tem adição de pozolânico em sua composição.
Um saco de cimento custa, em média, 35 reais.
O cimento mais resistente é o CP V - alta resistência inicial.
O cimento Portland CP IV é o mais indicado.