Branding: o que é e como fazer gestão de marca
Uma estratégia eficaz pode construir e fortalecer a identidade da sua marca
Um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada demanda uma boa estratégia de marketing para que as empresas se consolidem e tenham sucesso em seus propósitos. O branding, por exemplo, é uma das estratégias de marketing mais usadas pelas grandes empresas.
A ideia do branding é reunir uma série de ações e estratégias que visam fortalecer a marca de uma empresa no mercado. Com isso, ela será sempre lembrada, reconhecida e valorizada pelos consumidores.
Provavelmente, quando você se depara com o símbolo da Nike, sua mente automaticamente pensa “just do it” ou quando imagina tomar um refrigerante em um momento feliz, pensa logo na Coca-Cola, afinal é a “bebida da felicidade”. Essas associações acontecem na nossa cabeça por conta do trabalho de branding feito ao longo dos anos por essas empresas.
Quer saber mais sobre branding e como se consolidar e ser reconhecido no mercado? Confira!
O que é branding?
O branding envolve o trabalho de gestão de uma marca e é composto por uma série de estratégias que tem por objetivo criar a identidade da marca, de forma reconhecível e inconfundível.
Assim, é possível que a marca ganhe destaque em um mercado competitivo e conquiste a lealdade do cliente. Os principais elementos do branding são:
- Identidade visual
A identidade visual é um dos elementos que ajudam a identificar a marca. Pode ser logotipo, cores, tipografia e design de embalagens.
- Mensagem e posicionamento
Envolve a missão, valor e propósito da marca.
- Comunicação
É a forma como a marca se comunica com o público: marketing, publicidade, redes sociais e atendimento ao cliente.
- Experiência do cliente
Envolve as experiências de interação do cliente com a marca: atendimento, site, atendimento on-line, loja física e entre outros canais.
- Reputação
Relação de percepção que o público tem da marca. Diz respeito à confiabilidade e credibilidade.
Como fazer gestão de marca?
Para fazer um branding de sucesso que de fato agregue à marca, é preciso dar atenção a alguns pontos principais:
Propósito
Primeiro é preciso ter clareza sobre a marca e o seu propósito. O que a marca faz? Onde quer chegar? No que acredita? As respostas a essas perguntas vão ditar os rumos da estratégia de branding.
Identidade da marca
A marca precisa de um identidade visual marcante, que faça com que seja reconhecida pelo público em meio a tantas outras opções do mercado. A identidade visual é composta pela paleta de cores, logotipos, fontes e design de embalagens.
Tom de voz
O tom de voz define a comunicação entre a marca e o público e precisa ser consistente em todos os canais de comunicação. O ideal é que o tom de voz da marca esteja alinhada aos interesses do público.
Se a marca for de uma empresa que vende móveis, por exemplo, precisa ter uma linguagem mais didática e simples de entender.
Posicionamento
O posicionamento da marca reforça o propósito, missão e valores da marca, destacando como a marca se diferencia dentro daquele nicho no mercado. Reforça os atributos únicos da marca, que fazem com que ela se torne um objeto de desejo do público.
Importância do branding
Com essas características o branding traz inúmeros benefícios para a consolidação da marca no mercado:
Reconhecimento da marca
Uma das principais consequências de um bom branding é o brand awareness (consciência da marca). Sempre que os consumidores se depararem com o logotipo, cores, nome ou outros elementos relacionados à marca, vão identificar a marca imediatamente.
Lealdade do cliente
Como o branding ajuda a criar uma conexão emocional com o cliente, a relação do cliente com a marca vai para além de uma relação de consumo. Assim, o cliente tende a repetir as compras em sua loja virtual, além de indicar a marca e sempre priorizar a marca em questão em suas compras.
Credibilidade e confiança
O branding bem feito reforça a credibilidade e confiança do cliente na marca. Isso faz com que os consumidores acreditem na qualidade dos produtos e confiem que a marca cumpre com o que promete, atendendo às suas expectativas.
Vantagem competitiva
Como o branding faz com que a marca se destaque, proporciona uma vantagem competitiva. Algumas marcas, por exemplo, se diferenciam por ter inovação constante.
Outras marcas, como as marcas de luxo, se diferenciam por proporcionar uma experiência de compra incrível e por isso se tornam objetos de desejo.
O que é rebranding?
O rebranding é a estratégia para modificar o branding da marca, por assim dizer. A marca passa por um processo de mudança que vem acompanhado de possíveis novas definições de missão, valor e propósito.
Com isso, todas as outras estratégias de marketing devem ser realinhadas. Geralmente, o rebranding é feito quanto a marca deseja expandir o mercado, alcançando novos públicos, reparar a imagem ou simplesmente se modernizar.
Em todo o caso, o branding (ou rebranding) é uma ferramenta poderosa de marketing e que impacta diretamente nos resultados da marca. Todos os elementos (cores, logotipo, comunicação, entre outros) transmitem uma mensagem.
Por isso, o ideal é usar esses elementos de forma intencional e consciente, alinhado com os objetivos e métricas da marca para estabelecer o sucesso da empresa.
Se você é empreendedor ou pensa em empreender, não deixe de montar uma boa estratégia de branding para garantir o diferencial da sua marca no mercado!