Quais são os melhores dias e horários para postar no Instagram
Timing: saiba qual é o melhor horário para fazer posts e aumentar o seu engajamento
Ter engajamento no Instagram é o objetivo de muitas marcas, produtores de conteúdo, influenciadores digitais e pessoas comuns. Além de ter um conteúdo interessante e relevante, que estimule a interação, é preciso também estar atento às regras do algoritmo.
Você sabia que existem melhores dias e horários para postar no Instagram? Conhecer essas táticas e utilizá-las ao seu favor pode ajudar a aumentar consideravelmente o engajamento da sua empresa no Instagram.
Quer conhecer essas e outras técnicas para aumentar o engajamento nas redes sociais? Acompanhe o nosso guia!
O que é engajamento na mídia social?
Todo mundo quer aumentar engajamento nas mídias sociais. Isso porque o engajamento vale ouro. Mas, afinal, o que é engajamento?
O engajamento é a participação e interação dos usuários com os conteúdos postados nas mídias sociais. O engajamento pode se manifestar de várias formas:
- Curtidas
- Comentários
- Compartilhamentos de posts
- Cliques em links
- Visualizações de vídeos
- Mensagens no direct
Todos esses tipos de interações são indicadores que ajudam a avaliar o sucesso de um post em uma mídia social. Afinal, quanto mais interação houver, maior o sinal de que o público recebeu bem aquele conteúdo.
Por isso, avaliar o engajamento nas redes sociais é uma ferramenta valiosa para o marketing digital. Além disso, através dessa métrica você obtém insights importantes sobre o tipo de conteúdo que o seu público-alvo mais gosta, inclusive pode fazer ajustes e montar a melhor estratégia de marketing para redes sociais.
Melhores dias e horários para postar no Instagram
Para gerar engajamento, além de postar um conteúdo envolvente e relevante, é preciso ficar atento aos melhores dias e horários para postar no Instagram.
Além disso, é importante levar em consideração que os melhores dias e horários para postar podem variar conforme o público-alvo, localização geográfica (fuso horário) e setor de atuação. Mesmo assim, é possível ter um norte seguindo algumas orientações gerais:
Melhores dias para postar no Instagram
Segundo pesquisa divulgada pela SproutSocial, os melhores dias para postar no Instagram são:
- Terça-feira
- Quarta-feira
- Quinta-feira
Melhor horário para postar no Instagram
Ainda de acordo com a pesquisa, os melhores horários para publicar os posts são durante a semana:
- Ótimo: entre 10h e 14h
- Bom: entre 09h e 16h
Pior dia para postar no Instagram
Também é importante que você conheça o pior dia para postar no Instagram:
- Domingo
Foto: SproutSocial (Divulgação)
Como aumentar o engajamento nas redes sociais
Conhecer os melhores dias e horários para postar no Instagram e programar os posts de acordo com essas métricas é uma estratégia inteligente. Contudo, você precisa também se dedicar a outros pontos muitos importantes:
Tenha metas claras
Definir metas claras é o primeiro passo para estabelecer a melhor estratégia de marketing para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais. Quais as suas metas? Aumentar o número de curtidas e comentários? Aumentar o número de compartilhamentos? Aumentar o número de seguidores?
Conheça o seu público
Conhecer o seu público-alvo é a chave para aumentar o engajamento. Entendendo quem são as pessoas com interesse em sua marca, qual a idade, gostos, preferências, interesses e comportamentos, vai ajudar a oferecer um conteúdo relevante para este público. Consequentemente, ao despertar o interesse e criar uma conexão com o seu público-alvo, o seu engajamento aumentará consideravelmente.
Estude a concorrência
É importante também avaliar o seu concorrente. Observe os pontos negativos e pontos positivos. No que ele é bom, quais são os seus pontos fortes? No que ele está errando e como você poderia fazer melhor? A partir dessas respostas, ofereça postagens ainda mais completas, envolventes, que despertem o interesse e aumentem a interação do seu público-alvo.
Analise as métricas de engajamento
Existem ferramentas que mostram as métricas da sua postagem e ajudam a avaliar a taxa de engajamento dos seus posts:
- Instagram for business
É uma versão da plataforma para empresas e produtores de conteúdo. Ele oferece ferramentas e recursos que ajudam a alcançar o seu público-alvo de maneira mais efetiva.
- Instagram insights
O Instagram insights está disponível para perfis comerciais e de produtores de conteúdo, além do mais, esta ferramenta oferece informações sobre o engajamento do perfil e dados valiosos sobre o público-alvo.
Crie postagens envolventes
Para que o seu engajamento aumente, o trabalho de base deve ser muito bem feito, ou seja, você deve postar conteúdo relevante e envolvente.
Além do conteúdo em si ser de qualidade, a forma como ele é apresentado também tem influência no engajamento. Por isso, faça posts em vários formatos: reels, fotos, stories. Use imagens de qualidade e com forte apelo estético.
Fique atento às legendas: elas não podem ser cansativas e devem ser capazes de despertar o interesse do leitor. Uma dica é usar uma “call to action”, ou chamadas para ação, que estimulam a participação do leitor no post.
Interaja com o seu público
Seja ativo e interaja com o seu público, além disso, sempre que for mencionado em stories, reposte e seja gentil com um comentário. Responda o mais rápido possível comentários e mensagens diretas. Se possível, vá até os posts dos seus seguidores e deixe uma curtida ou comentário. Isso aumenta a conexão e estimula a interação do público.
Mantenha a regularidade de posts
A constância é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, mantenha a regularidade dos posts. Você pode desenvolver um calendário de postagens com a frequência recomendada para o seu público (geralmente, de 3 a 5 vezes por semana). Programar os seus posts te ajuda a organizar o seu trabalho e a ser mais constante nas suas postagens.
Agora que você já sabe as principais estratégias para aumentar o seu engajamento, coloque as nossas dicas em prática e veja a sua conta decolar!