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Dropshipping: o que é e como funciona?

Dropshipping: passo a passo para uma jornada de sucesso no mercado virtual

Por: Equipe Marketplace
09 jul 2024Negócios

carrinho de compra online

O mercado de vendas na internet é cheio de possibilidades e uma oportunidade incrível para quem deseja aliar liberdade financeira, geográfica e começar o próprio negócio. Uma das formas mais simples de ganhar dinheiro na internet é através do dropshipping. 

O dropshipping é um modelo de negócios on-line, que permite comprar produtos de terceiros e vender em sua loja on-line. O fornecedor é responsável pelo estoque de produtos e logística e o vendedor é responsável por impulsionar as vendas e fortalecer a marca. 

Como funciona o dropshipping?


No modelo de negócio dropshipping o vendedor não mantém produtos em estoque, ele apenas atua como um intermediador entre o fornecedor e o comprador final. Para isso, o vendedor precisa de uma plataforma e-commerce para anunciar os seus produtos. 

Ao realizar uma venda, o vendedor compra o produto de um terceiro (atacadista ou fabricante) e o envia para o cliente. Ou seja, o vendedor não precisa se preocupar com a gestão de estoque nem com o armazenamento dos produtos

Por isso, o dropshipping pode ser uma opção interessante para quem deseja começar um negócio fazendo um investimento inicial relativamente baixo. O lucro é a diferença entre o preço anunciado e o preço do produto oferecido pelo fornecedor. Geralmente, a margem de lucro para cada venda é menor, mas existe a possibilidade de escalar as vendas. 

Como começar um dropshipping


Se está pensando em começar um negócio dropshipping, vale a pena seguir alguns
passos: 

Defina um nicho de mercado


Antes de tudo, defina o nicho de mercado em que deseja atuar. Para facilitar a sua escolha, pondere sobre demanda, concorrência, paixões pessoais, suas áreas de conhecimento, além das possíveis margens de lucro. Ter um nicho bem definido faz com que a sua marca se destaque e aumenta as chances de conquistar um público-alvo. 

Faça uma análise da concorrência


Depois de definir o nicho de mercado, faça uma análise minuciosa da concorrência. Avalie os tipos de produtos comercializados, as estratégias de marketing, os preços e avaliações dos compradores. Assim, você pode encontrar algumas falhas ou lacunas, além de soluções que façam com que a sua empresa se destaque. 

Encontre fornecedores


Encontrar fornecedores confiáveis, que produzam produtos de qualidade, além disso, lembre-se de levar em consideração as políticas de troca, devolução e garantia dos fornecedores. 

Crie uma loja online


Para vender on-line você também vai precisar de uma plataforma de e-commerce. Personalize o design da página de forma atraente, com as cores da sua marca e descreva os produtos de forma detalhada e use imagens de qualidade. Além disso, garanta que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis. Assim, o processo de compra será intuitivo e simplificado. 

Desenvolva estratégias de marketing


Certamente, um dos pilares mais importantes para qualquer marketplace é um bom marketing, que além de ajudar a marca a ser conhecida e lembrada, contribui para impulsionar as vendas. As estratégias de marketing podem envolver mídia paga, e-mail marketing, redes sociais, SEO e parceria com influenciadores digitais. 

Quais são os riscos do dropshipping?


O dropshipping é um modelo de negócios que oferece uma série de vantagens. Contudo, existem também alguns riscos e você precisa estar ciente sobre eles. 

Como é um tipo de negócio fácil de iniciar, a concorrência é bastante acirrada e as margens de lucro podem ser baixas, caso a sua marca não conte com um grande diferencial.

Além disso, o fato do controle de estoque não estar em suas mãos pode trazer alguns riscos, como baixa qualidade do produto ou atraso na entrega, por exemplo. Nesses casos, o vendedor é responsável por lidar com o cliente e apresentar uma solução rápida e satisfatória para as suas demandas. 

Vantagens do dropshipping


Ao conhecer e se preparar para os riscos, o dropshipping é uma oportunidade interessante para quem deseja começar o seu próprio negócio na internet. Isso porque é um modelo de negócio digital com muitas vantagens e facilidades: 


Baixo investimento inicial

Como não é preciso investir em estoque, o investimento inicial no dropshipping é baixo, por isso, é ideal para quem está com um orçamento apertado ou não quer arriscar investir muito dinheiro em um negócio novo. 


Facilidade de começar

Comparado aos negócios tradicionais, o dropshipping é simples e fácil de começar. Além de não precisar de um estoque inicial, não precisa de uma grande infraestrutura. 

Variedade de produtos

Como não há uma limitação de espaço físico, você pode oferecer uma grande variedade de produtos, satisfazendo várias necessidades do cliente em um único espaço. 


Terceirização de estoque e logística


O vendedor não precisa lidar com o armazenamento dos produtos, embalagem, empacotamento e envio. Todas essas atividades ficam por conta do fornecedor do produto. 


Escalabilidade

O dropshipping é um modelo de negócio com alta escalabilidade, afinal, o vendedor não está preso fisicamente a uma região apenas e pode vender em todo o Brasil. Isso sem contar que à medida que o negócio cresce, não precisa necessariamente contratar mais funcionários ou de uma infraestrutura maior. 

Se trabalhado de forma cuidadosa, com empenho e diligência, o dropshipping pode ser a oportunidade ideal de tirar os seus sonhos do papel, transformando as suas ideias em um negócio grande, próspero e bem-sucedido! Comece agora mesmo a vender on-line!

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