Como montar uma loja de móveis e decoração
Guia prático para montar a sua loja de móveis e decoração do zero
O mercado de móveis é um nicho atrativo e promissor. Isso porque pode atrair clientes de todos os gêneros, diversas faixas etárias e tipos de consumidores. Ao contrário do que muitos pensam, para ter uma loja de móveis e decoração, não é preciso contar com uma mega estrutura física, que demanda um altíssimo investimento atual.
Hoje, no Brasil, os marketplaces de móveis têm crescido bastante e conquistado muitos clientes. Por isso, é possível montar uma loja online de móveis e posteriormente expandi-la para lojas físicas ou fazer o processo inverso.
Para te ajudar a elaborar a melhor estratégia para montar a sua loja de móveis e decoração, de acordo com os seus objetivos, separamos algumas dicas. Confira!
Loja física ou virtual: qual vale mais a pena?
Uma das principais dúvidas de quem está considerando abrir a própria loja de móveis e decoração é sobre qual o melhor seguimento para iniciar: físico ou virtual?
A resposta a essa pergunta, de fato, não é simples porque é uma decisão que envolve vários fatores como capital inicial para investimento, perfil do público-alvo e objetivos do negócio.
- Vantagens e desvantagens da loja física
Uma das principais vantagens da loja física, sem dúvida, é a experiência do cliente, que pode ver, tocar e sentir os móveis, o que pode aumentar as chances de compra. Além disso, uma loja física estrategicamente localizada pode atrair potenciais clientes.
Em contrapartida, a loja física, em regra, demanda um custo inicial mais elevado por conta de gastos com aluguéis, funcionários, além de estar limitada a uma região territorial e horário de funcionamento.
- Vantagens e desvantagens da loja virtual
Já a loja virtual apresenta como uma das principais vantagens o alcance: é possível conquistar clientes nas mais diversas regiões do globo.
Além disso, o custo com espaço físico é diminuído consideravelmente e o e-commerce está disponível 24h por dia, aos 7 dias da semana para as compras, não se limitando a um horário específico.
Por outro lado, o cliente não tem a mesma experiência antes da compra por não poder ver os produtos pessoalmente. Isso sem contar que é um mercado acirrado e concorrido. Então, a loja precisa manter preços e ofertas competitivas.
Para acertar na decisão, você precisa levar em consideração o perfil do cliente: o seu público-alvo costuma valorizar mais a experiência ou a praticidade na hora da compra?
Um outro ponto a ser considerado é o capital: iniciar uma loja física pode ser uma opção mais econômica, além de proporcionar maior escalabilidade e chances de alavancar as vendas.
Como abrir um e-commerce de móveis?
Se você optar por abrir uma e-commerce de móveis, para garantir o sucesso dos seus negócios, deve prestar atenção alguns pontos essenciais:
Plano de negócios
Você vai precisar de um plano de negócios. Deve estabelecer objetivos e metas para a sua empresa, além de definir o seu público-alvo e calcular todos os custos iniciais e fluxos de caixa esperados.
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é outra etapa fundamental. Você precisa analisar a concorrência, as tendências de mercado, identificando todas as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.
Produtos
Em seguida, você deve definir quais produtos vai vender no seu e-commerce. Qual o estilo e qualidade dos móveis? Além dos móveis, pretende vender artigos de decoração e outros produtos personalizados?
Nessa etapa também é importante estabelecer a faixa de preços que você pretende vender os produtos.
Encontre fornecedores
Para o sucesso dos seus negócios e fidelização dos clientes, você precisa encontrar fornecedores confiáveis, que entregam produtos de qualidade.
Além de oferecer produtos de qualidade e seguros, os fornecedores devem estar aptos a ter responsabilidade e cumprir com os prazos estabelecidos.
Escolha uma plataforma de e-commerce
Uma alternativa bastante interessante é escolher uma boa plataforma de e-commerce, que vai oferecer todo suporte necessário ao sucesso da sua loja.
É importante que a plataforma escolhida seja fácil de usar, personalizável de acordo com as suas necessidades e que permita a integração com ferramentas de marketing e SEO, o que aumenta a entrega do conteúdo e o alcance de novos clientes.
Meios de pagamento
Nesse mercado competitivo, é importante ter muitas opções de meios de pagamento porque isso se torna bastante atrativo para os clientes. Você pode oferecer opções de pagamento por meio de pix, boleto, cartão de crédito e débito.
Para isso, a plataforma deve ser segura, garantindo a privacidade dos dados dos clientes.
Logística e entrega
A logística e a entrega são pontos críticos e sensíveis de quem tem e-commerce de móveis. Todo o processo deve estar organizado, de forma ágil e eficiente, para garantir a entrega dos produtos em tempo hábil de forma segura.
Para isso, é preciso ter controle sobre o estoque, contar com um programa de roteirização de entregas, além de parcerias com transportadoras e os Correios.
Formas de divulgação
Para aumentar o alcance e visibilidade da sua loja e, consequentemente, conquistar novos clientes, é preciso também investir em formas de divulgação.
Por isso, ter boas estratégias de marketing é fundamental: anúncios pagos, parcerias com influenciadores digitais, SEO, redes sociais e e-mail marketing.
Como começar a vender móveis pela internet?
Para começar a vender os móveis pela internet, você pode se valer de algumas opções mais práticas:
Marketplace
Você pode iniciar as suas vendas em marketplaces e se utilizar da estrutura e base de clientes deles, como é o caso do Mercado Livre, Amazon e MadeiraMadeira.
Lembre-se de considerar as taxas, comissões e outros custos envolvidos.
Loja virtual
Você também pode investir no seu próprio site e ter um maior controle e destaque da sua marca. É importante lembrar-se que é uma opção mais custosa e que demanda investimento e design e integração de ferramentas de marketing.
Dropshipping
Uma outra alternativa muito prática para quem está começando é fazer dropshipping: você vai ficar responsável por fazer a mediação entre o fornecedor e o cliente final. Assim, não precisa de uma estrutura física própria para o estoque de móveis.
Deve ficar atento ao controle de qualidade e considerar também as suas margens de lucros.
Conclusão
O mercado de móveis é promissor e cresce bastante. Para ter sucesso neste nicho, principalmente no mundo virtual, é preciso de planejamento, objetivos e metas muito bem definidos, além de dar especial atenção à logística, armazenamento e entrega de produtos.
Ao tomar essas medidas, é possível explorar as vantagens da internet para ter maior alcance e público, aumentando as chances de vendas, fidelização de clientes e sucessos nos negócios.