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Como precificar produtos em uma loja de móveis

Precificação de produtos: como a estratégia certa pode melhorar seus lucros

Por: Equipe Marketplace
22 ago 2024Negócios

carrinho de compras com dinheiro, moedas em volta e ilustração de gráfico variável com percentuais

Montar uma loja on-line é um desafio que envolve várias etapas. Inclusive a precificação de produtos, por exemplo, é uma parte do processo que gera muitas dúvidas, mesmo para quem já tem loja física. 

Antes de precificar o produto é preciso avaliar todo custo envolvido no processo, além das expectativas de lucro e ainda considerar a missão, os valores e os objetivos da empresa. Aonde você quer chegar a longo prazo? Quem é o seu público-alvo? Para onde você pretende expandir o seu mercado?

Além disso, é preciso observar os preços da concorrência, a demanda e o comportamento de compras dos clientes. Para entender um pouco mais sobre esse universo e saber como precificar os seus produtos, confira as nossas dicas!

O que é precificação de produtos? 

A precificação dos produtos nada mais é do que o processo de atribuir preço a um produto ou serviço. É uma etapa muito importante para o sucesso do produto e consequentemente da empresa no mercado. 

O preço deve ser suficiente para cobrir custos e gerar lucros, além do mais, deve ser atraente para os clientes. Por isso, é um processo que deve ser feito de forma minuciosa, levando em consideração uma série de fatores. 

Como precificar os produtos da maneira correta?

Existem diferentes formas de precificar um produto. A escolha da estratégia correta vai depender dos objetivos da empresa, do perfil do cliente e do comportamento do mercado. Conheça alguns modelos de precificação: 

Markup

O markup é uma estratégia de precificação que considera um percentual de acréscimo fixo sobre o valor de custo de determinado produto. 

Por exemplo, se o custo de um produto é de 20 reais e você considera um markup fixo de 50%, o preço de venda será de 30 reais. 

É uma opção interessante para as empresas que tem controle preciso sobre os custos do produto e quer garantir uma margem de lucro também precisa. Contudo, essa estratégia não leva em consideração o comportamento de compra dos clientes e os preços da concorrência.

Lucro alvo

A estratégia do lucro alvo considera o lucro que a empresa pretende atingir e ajusta os preços do produto a essa finalidade. Assim, o preço de venda é igual ao custo total + lucro pretendido/quantidade esperada de vendas. 

Vamos ao exemplo: 

O custo de produção de determinado produto é de 10.000 reais e a empresa pretende lucrar 7.000 reais com a venda de 250 unidades. Logo, o preço de venda será de 68 reais. 

É a estratégia indicada para empresas que sabem quantas unidades é capaz de vender e sabe exatamente quanto pretende lucrar. 

Precificação por concorrência

Como o próprio nome sugere, a precificação por concorrência leva em consideração os preços da concorrência. 

A empresa pesquisa os preços praticados pela concorrência e decide se pretende praticar preços inferiores, iguais ou superiores. Essa é uma estratégia mais indicada para mercados competitivos. 

Skimming

Neste caso, o preço de lançamento do produto é alto e, com o tempo, vai diminuindo gradativamente. Ideal para o mercado de tecnologia, como computadores e celulares. 

Valor percebido

O preço do produto é atribuído de acordo com a percepção de valor que o cliente tem sobre aquele produto. Para isso, é preciso destacar os benefícios e quão único o produto é. É a estratégia mais usada por mercados de luxo. 

Precificação dinâmica

Muita usada em e-commerce, a precificação dinâmica ajusta os preços em tempo real de acordo com a mutabilidade de diversos fatores: horário do dia, demanda, concorrência e disponibilidade. 

Essa estratégia requer acompanhamento constante das condições de mercado e um software que ajuste os preços do produto automaticamente de acordo com as alterações deste mercado. 

pessoa com calculadora e notebook

O que levar em consideração na precificação de um produto?

Independente da estratégia de precificação escolhida, existem alguns fatores que sempre devem ser levados em conta: 

Custos fixos

Os custos fixos são inerentes à produção, independente do volume de produção e vendas. É o caso do salário dos funcionários, aluguel, seguros, entre outras despesas fixas. Esses custos devem ser diluídos no valor dos produtos. 

Custos variáveis

Esses custos estão relacionados à quantidade de itens produzidos e vendidos. Incluem algumas despesas, como energia, água e comissão de vendedores. Devem ser calculadas com base na unidade do produto. 

Custos da venda

Envolvem os custos diretamente relacionados às vendas dos produtos, como é o caso do transporte, logística, taxas de plataformas de e-commerce, entre outras. 

Quais as vantagens de ter uma estratégia de precificação para loja virtual?

Adotar uma estratégia bem definida de precificação de produtos é interessante para o sucesso dos negócios por várias razões: 

Competitividade no mercado

Uma precificação estratégica permite que os produtos sejam vendidos com preços atraentes aos clientes, o que aumenta a competitividade no mercado. 

Segmentação de clientes

A precificação também permite que você defina públicos-alvo de forma estratégica. A depender dos preços atribuídos aos produtos, você pode ter produtos de entrada, produtos intermediários e produtos premiums, alcançando diversos públicos. 

Obter margem para descontos e promoções

Ter controle sobre o processo de precificação e adotar uma estratégia precisa permite que você proporcione descontos e promoções aos clientes sem comprometer os lucros. 

Gestão de estoque

Uma precificação estratégica e justa também facilita a gestão do estoque. Além disso, ajuda a vender produtos que estão parados. 

Maximização de lucros

Ter controle sobre a precificação, considerando todos os custos, ajuda a aumentar as vendas e margem de lucros, trazendo sucesso e rentabilidade para os negócios. 

pilhas de moedas em formato crescente e ilustração de setas com percentuais

Métricas de precificação

Existem algumas métricas de precificação que são muito importantes para monitorar e ajustar as estratégias escolhidas para a precificação de produtos:

Capital de giro

O capital de giro é o capital inicial que cobre os custos dos produtos e fazem o negócio funcionar, principalmente quando ainda não tem lucros. 

Margem de lucro

A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e preço de custo do produto. Se um produto é vendido por cem reais e tem um custo de 70 reais, a margem de lucro é de 30%. 

Margem de contribuição

É a diferença entre o preço de venda e o custo variável. Se o produto é vendido por 100 reais e o custo variável é de 50 reais, a margem de contribuição é de 50%.

Ticket médio

É o valor médio gasto por cliente em cada transação. É calculado dividindo o valor do total de vendas pelo número de transações. Se a empresa vendeu 10.000 reais em 100 transações, o valor do ticket médio deste e-commerce é de 100 reais. 

Conclusão

Adotar uma estratégia precisa de precificação para sua loja móveis é uma forma de controlar melhor os seus negócios, trazendo objetividade, clareza e otimização do tempo. Além disso, pode ajudar a empresa a ser mais competitiva no comércio eletrônico, aumentar as vendas e, consequentemente, a margem de lucros. 

Por isso, vale a pena elaborar uma estratégia de precificação para a sua loja de móveis, levando em consideração o perfil e objetivos da empresa e comportamento dos clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre precificação de produtos, escolha uma estratégia e organize as suas vendas já! 

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