Como precificar produtos em uma loja de móveis
Precificação de produtos: como a estratégia certa pode melhorar seus lucros
Montar uma loja on-line é um desafio que envolve várias etapas. Inclusive a precificação de produtos, por exemplo, é uma parte do processo que gera muitas dúvidas, mesmo para quem já tem loja física.
Antes de precificar o produto é preciso avaliar todo custo envolvido no processo, além das expectativas de lucro e ainda considerar a missão, os valores e os objetivos da empresa. Aonde você quer chegar a longo prazo? Quem é o seu público-alvo? Para onde você pretende expandir o seu mercado?
Além disso, é preciso observar os preços da concorrência, a demanda e o comportamento de compras dos clientes. Para entender um pouco mais sobre esse universo e saber como precificar os seus produtos, confira as nossas dicas!
O que é precificação de produtos?
A precificação dos produtos nada mais é do que o processo de atribuir preço a um produto ou serviço. É uma etapa muito importante para o sucesso do produto e consequentemente da empresa no mercado.
O preço deve ser suficiente para cobrir custos e gerar lucros, além do mais, deve ser atraente para os clientes. Por isso, é um processo que deve ser feito de forma minuciosa, levando em consideração uma série de fatores.
Como precificar os produtos da maneira correta?
Existem diferentes formas de precificar um produto. A escolha da estratégia correta vai depender dos objetivos da empresa, do perfil do cliente e do comportamento do mercado. Conheça alguns modelos de precificação:
Markup
O markup é uma estratégia de precificação que considera um percentual de acréscimo fixo sobre o valor de custo de determinado produto.
Por exemplo, se o custo de um produto é de 20 reais e você considera um markup fixo de 50%, o preço de venda será de 30 reais.
É uma opção interessante para as empresas que tem controle preciso sobre os custos do produto e quer garantir uma margem de lucro também precisa. Contudo, essa estratégia não leva em consideração o comportamento de compra dos clientes e os preços da concorrência.
Lucro alvo
A estratégia do lucro alvo considera o lucro que a empresa pretende atingir e ajusta os preços do produto a essa finalidade. Assim, o preço de venda é igual ao custo total + lucro pretendido/quantidade esperada de vendas.
Vamos ao exemplo:
O custo de produção de determinado produto é de 10.000 reais e a empresa pretende lucrar 7.000 reais com a venda de 250 unidades. Logo, o preço de venda será de 68 reais.
É a estratégia indicada para empresas que sabem quantas unidades é capaz de vender e sabe exatamente quanto pretende lucrar.
Precificação por concorrência
Como o próprio nome sugere, a precificação por concorrência leva em consideração os preços da concorrência.
A empresa pesquisa os preços praticados pela concorrência e decide se pretende praticar preços inferiores, iguais ou superiores. Essa é uma estratégia mais indicada para mercados competitivos.
Skimming
Neste caso, o preço de lançamento do produto é alto e, com o tempo, vai diminuindo gradativamente. Ideal para o mercado de tecnologia, como computadores e celulares.
Valor percebido
O preço do produto é atribuído de acordo com a percepção de valor que o cliente tem sobre aquele produto. Para isso, é preciso destacar os benefícios e quão único o produto é. É a estratégia mais usada por mercados de luxo.
Precificação dinâmica
Muita usada em e-commerce, a precificação dinâmica ajusta os preços em tempo real de acordo com a mutabilidade de diversos fatores: horário do dia, demanda, concorrência e disponibilidade.
Essa estratégia requer acompanhamento constante das condições de mercado e um software que ajuste os preços do produto automaticamente de acordo com as alterações deste mercado.
O que levar em consideração na precificação de um produto?
Independente da estratégia de precificação escolhida, existem alguns fatores que sempre devem ser levados em conta:
Custos fixos
Os custos fixos são inerentes à produção, independente do volume de produção e vendas. É o caso do salário dos funcionários, aluguel, seguros, entre outras despesas fixas. Esses custos devem ser diluídos no valor dos produtos.
Custos variáveis
Esses custos estão relacionados à quantidade de itens produzidos e vendidos. Incluem algumas despesas, como energia, água e comissão de vendedores. Devem ser calculadas com base na unidade do produto.
Custos da venda
Envolvem os custos diretamente relacionados às vendas dos produtos, como é o caso do transporte, logística, taxas de plataformas de e-commerce, entre outras.
Quais as vantagens de ter uma estratégia de precificação para loja virtual?
Adotar uma estratégia bem definida de precificação de produtos é interessante para o sucesso dos negócios por várias razões:
Competitividade no mercado
Uma precificação estratégica permite que os produtos sejam vendidos com preços atraentes aos clientes, o que aumenta a competitividade no mercado.
Segmentação de clientes
A precificação também permite que você defina públicos-alvo de forma estratégica. A depender dos preços atribuídos aos produtos, você pode ter produtos de entrada, produtos intermediários e produtos premiums, alcançando diversos públicos.
Obter margem para descontos e promoções
Ter controle sobre o processo de precificação e adotar uma estratégia precisa permite que você proporcione descontos e promoções aos clientes sem comprometer os lucros.
Gestão de estoque
Uma precificação estratégica e justa também facilita a gestão do estoque. Além disso, ajuda a vender produtos que estão parados.
Maximização de lucros
Ter controle sobre a precificação, considerando todos os custos, ajuda a aumentar as vendas e margem de lucros, trazendo sucesso e rentabilidade para os negócios.
Métricas de precificação
Existem algumas métricas de precificação que são muito importantes para monitorar e ajustar as estratégias escolhidas para a precificação de produtos:
Capital de giro
O capital de giro é o capital inicial que cobre os custos dos produtos e fazem o negócio funcionar, principalmente quando ainda não tem lucros.
Margem de lucro
A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e preço de custo do produto. Se um produto é vendido por cem reais e tem um custo de 70 reais, a margem de lucro é de 30%.
Margem de contribuição
É a diferença entre o preço de venda e o custo variável. Se o produto é vendido por 100 reais e o custo variável é de 50 reais, a margem de contribuição é de 50%.
Ticket médio
É o valor médio gasto por cliente em cada transação. É calculado dividindo o valor do total de vendas pelo número de transações. Se a empresa vendeu 10.000 reais em 100 transações, o valor do ticket médio deste e-commerce é de 100 reais.
Conclusão
Adotar uma estratégia precisa de precificação para sua loja móveis é uma forma de controlar melhor os seus negócios, trazendo objetividade, clareza e otimização do tempo. Além disso, pode ajudar a empresa a ser mais competitiva no comércio eletrônico, aumentar as vendas e, consequentemente, a margem de lucros.
Por isso, vale a pena elaborar uma estratégia de precificação para a sua loja de móveis, levando em consideração o perfil e objetivos da empresa e comportamento dos clientes.
Agora que você já sabe tudo sobre precificação de produtos, escolha uma estratégia e organize as suas vendas já!