Como vender pela internet
Passo a passo para aumentar a sua renda através da internet
Tanto para quem já tem um negócio físico quanto para quem deseja começar a empreender no digital, vender pela internet é uma opção atrativa e altamente rentável. Isso porque é possível escalar as vendas, por ampliar o alcance de clientes, e consequentemente aumentar os lucros da empresa.
A internet funciona como um grande shopping em uma avenida muito movimentada, ao mesmo tempo que tem um público grande, também há bastante concorrência. Por isso, para se destacar neste empreendimento online, você precisa se valer de algumas estratégias. Confira o nosso guia e comece a vender hoje pela internet!
Como começar a vender online?
Para ter sucesso nas vendas pela internet, antes de tudo, você precisa seguir algumas etapas fundamentais:
Planejamento e pesquisa
O planejamento e pesquisa não devem ser negligenciados. Pois é uma etapa fundamental para evitar problemas futuros.
Após definir um nicho e público-alvo, pesquise sobre demanda, preços, concorrência, tendências e estratégias de marketing para o segmento.
Em paralelo, trace objetivos, metas e todo o planejamento detalhado do que precisa ser feito para alcançar o que foi proposto.
Escolha uma plataforma
A seguir, escolha a plataforma na qual irá realizar as vendas. São muitas as possibilidades: loja virtual própria, redes sociais e marketplaces.
Vale destacar que o marketplace é uma opção interessante, principalmente, para quem está começando porque oferece toda uma estrutura e suporte necessários ao empreendedor. Além disso, já contam com grande visibilidade e alcance.
Atendimento ao cliente
Um atendimento humanizado, personalizado e ágil é fundamental para o sucesso de um negócio. Por isso, estabeleça políticas claras e objetivas, atenda os clientes o mais rápido possível e use de comunicação clara e direta, oferecendo todas as informações necessárias.
Para maior comodidade do cliente, invista em diversos canais de atendimento, como telefone, WhatsApp, e-mail, chat e redes sociais.
Estratégias do marketing
A internet é uma grande vitrine, contudo, é um mercado bastante concorrido. Portanto, para se destacar, além de prestar serviço e oferecer produtos de qualidade, você precisa saber vender o seu peixe.
Por isso, boas estratégias de marketing são fundamentais. O ideal é diversificar as estratégias de marketing: utilizar técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do site, estratégias de e-mail marketing, produzir conteúdo relevante e de qualidade nas redes sociais, além de anúncios pagos e parcerias com influenciadores digitais.
Logística
Outro ponto importante é a logística. A maior parte das pessoas valorizam e-commerces que entregam os produtos com segurança e rapidez.
Por isso, para otimizar os processos, conte com sistemas eficientes para realizar pedidos e gerenciar o estoque. Além disso, use embalagens que ofereçam segurança e privacidade.
Invista em parceiros, como transportadoras, por exemplo, que façam a entrega de forma ágil e segura.
Estoque
Para evitar faltas ou excessos, é preciso gerir o estoque de maneira eficiente. Para isso, use sistemas apropriados para realizar essa gestão.
Assim, é possível ter maior e melhor controle sobre os estoques. Também é importante contar com fornecedores diversificados, que entreguem produtos de qualidade.
Além disso, é essencial ter um espaço físico adequado para armazenar os produtos de forma organizada, funcional e com segurança. Isso ajuda a otimizar os processos e melhora a logística de entrega dos produtos.
Quais as vantagens de vender pela internet?
As vendas pela internet aumentaram exponencialmente, especialmente após a pandemia, no ano de 2020. Isso porque com a quarentena, mesmo quem não tinha o hábito de comprar on-line, passou a comprar e gostou da experiência.
Além de ser mais cômodo para o cliente, o mercado digital é extremamente vantajoso também para o empreendedor e oferece os seguintes benefícios:
- Maior alcance
Uma loja física, principalmente quando está no começo, está limitada geograficamente. Dentro de uma mesma cidade, inclusive, você pode perder a venda pelo simples fato do cliente morar longe e não querer perder tempo e recursos com deslocamento.
Com a internet, isso é diferente: não existe limitação física, o alcance é global. Você pode ter clientes em todas as regiões do Brasil e do mundo.
- Flexibilidade de horários
O fato de não ter um horário de funcionamento, como no caso das lojas físicas, quem trabalha vendendo na internet tem maior flexibilidade de horários, ou seja, vende 24 horas.
Isso sem contar que os clientes podem fazer compras a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, aumentando consideravelmente o número de vendas.
- Liberdade geográfica
Além da flexibilidade de horários, quem trabalha com a internet tem também maior liberdade geográfica: como não está preso em um ambiente físico em horário comercial e pode trabalhar de qualquer lugar.
Esse é o ponto que faz muitos empreendedores migrarem do físico para o digital.
- Redução de custos
Em regra, ter um negócio on-line é menos custoso do que um ambiente físico, que demanda aluguel de espaço adequado, maior número de funcionários, além de outros custos.
Por isso, para quem está começando e está com o orçamento apertado, um negócio digital é sempre uma opção interessante.
Conclusão
Todas essas vantagens fazem do mercado digital uma alternativa cada vez mais atrativa, seja para quem já está consolidado no mercado físico e quer expandir os negócios, para quem está começando ou simplesmente para quem quer uma renda extra.
Por isso, se você está pensando em iniciar um novo negócio ou aumentar os seus rendimentos, coloque as nossas dicas em prática e veja a sua empresa crescer no ambiente digital!