Ventiladores de Teto
*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.
Ventilador de teto
O ventilador de teto é uma alternativa interessante ao ventilador comum, porque poupa espaço, além de fazer com que o ar circule melhor pelo cômodo.
Além disso, o ventilador de teto é uma opção mais barata e que economiza mais energia se comparado ao ar-condicionado e climatizadores.
Como fica instalado no teto, costuma harmonizar melhor com a decoração do ambiente do que os outros modelos de ventiladores.
O ventilador de teto também pode ser utilizado em conjunto com o ar-condicionado, pois ajuda a espalhar o ar geladinho para outros ambientes.
No inverno, alguns modelos com função exaustor, podem ser usados para deixar o cômodo mais quente e aconchegante.
Como escolher um ventilador de teto?
Na hora de escolher o seu ventilador de teto leve em consideração os seguintes pontos:
- Ambiente onde o ventilador de teto será instalado
A primeira coisa a se avaliar na hora de escolher o ventilador de teto é definir o local onde ele será instalado. A partir daí, com as medidas do local, você pode definir a melhor opção que seja efetiva em refrescar aquele ambiente. O ideal é que, quanto maior o espaço, mais compridas sejam as pás do ventilador de teto.
- Quantidade de pás
Um outro ponto importante é a quantidade de pás. Isso porque, quanto mais pás, mais vento o ventilador produz.
- Tipo de acionamento
Por uma questão de conforto e praticidade, você também deve se atentar ao tipo de acionamento do ventilador de teto escolhido.
O acionamento pode ser feito com interruptor na parede e é o tipo mais comum. Uma outra opção é o ventilador de teto que é acionado por uma cordinha. Você também pode optar por um modelo mais prático e confortável que é acionado por controle remoto ou wi-fi.
- Velocidade
Alguns modelos contam apenas com duas opções de velocidades, enquanto outros contam com três ou mais. Por isso, preste atenção a este ponto para escolher a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
- Potência
A potência também é um ponto importante a ser avaliado. A potência de um ventilador de teto pode variar de 20 W a 75W. Quanto mais potente, maior será o consumo de energia do seu ventilador de teto.
- Número de rotações por minuto
Quanto maior o número de rotações por minuto, mais eficiente será o ventilador de teto.
Tipo de ventilador de teto
- Ventilador de teto com luminária
Alguns modelos de ventilador de teto contam com uma luminária acoplada à sua estrutura. Alguns modelos têm uma luminária mais simples, enquanto outros trazem luminárias mais robustas e imponentes, semelhantes a um lustre. Na hora de escolher, leve em consideração o estilo de decoração do ambiente.
- Ventilador de teto de madeira
Alguns modelos de ventilador de teto são feitos em madeira, o que os deixam bastante elegantes e sofisticados. Portanto, é uma opção interessante para quem busca um modelo mais requintado para um ambiente clássico.
FAQ
Um bom ventilador de teto deve ser suficiente para refrescar bem o ambiente e ser o mais econômico possível. Por isso, preste atenção ao número de pás, potência e rotação por minuto, além de verificar o selo Procel.
Quanto menor a potência do ventilador de teto, mais silencioso ele é.
No sentido anti-horário.
Opte por modelos que combinem com a decoração do ambiente. Hoje em dia, existem modelos sofisticados, modernos ou mais criativos.
Contudo, os ventiladores simples e minimalistas sempre são uma opção inteligente porque combinam com a maioria dos ambientes.
Um ventilador de teto custa, em média, 300 reais. Contudo, os preços podem variar conforme o modelo e recursos.