5 dicas para você escolher o piso ideal para sua casa
Saiba como o piso pode valorizar o ambiente e facilitar a sua rotina
São os detalhes de uma reforma ou construção que fazem toda diferença no resultado da obra. Escolher o piso ideal para cada ambiente da sua casa pode torná-la mais aconchegante, facilitar a rotina de limpeza e valorizar a decoração pensada com tanto carinho.
Para te ajudar na tomada de decisão, a MadeiraMadeira separou 5 dicas sobre os principais tipos de piso e como eles podem ser usados:
1. Conheça os tipos de piso mais populares
Quando o assunto é escolher um novo piso, pesquisar nunca é demais. Afinal, sua troca é muito mais complexa do que a pintura de uma parede, por exemplo. Existem no mínimo 10 tipos diferentes de pisos, mas elencamos aqui os mais populares e utilizados no Brasil:
Piso vinílico: é fabricado em resina de PVC e tem um acabamento amadeirado. Pode ser encontrado em formato de placas, tapetes e mantas. Melhora a acústica e conforto térmico do ambiente e é resistente à água.
Piso laminado: são placas produzidas a partir da madeira aglomerada e instaladas sobre uma manta. Não pode ser molhado e, assim como o piso vinílico, contribui para a acústica e conforto térmico.
Piso de madeira: pode ser encontrado no formato de tacos -super tradicionais, utilizados nos imóveis construídos entre os anos 1960 e 1990-, ou tábua corrida. Esse tipo de piso possui um custo elevado e requer cuidados especiais: não pode ser molhado e o uso de cera é recomendado para dar brilho.
Piso de cerâmica: produzida em placas de diferentes tamanhos, cores e texturas, a cerâmica é uma alternativa mais barata do que o porcelanato. Os pisos de cerâmica são altamente resistentes, de fácil limpeza e podem ser usados em áreas internas e externas.
Piso de porcelanato: assim como a cerâmica, o porcelanato possui grande variedade de acabamentos que possibilitam seu uso em áreas molhadas e secas. No entanto, ele possui qualidade e resistência superiores, fatores que elevam seu custo.
Carpete: o carpete pode ser encontrado em mantas ou placas revestidas por fibras de tecido sintético. Ele não pode ser molhado, melhora a acústica e conforto térmico.
2. Piso para áreas molhadas
(Reprodução: Shutterstock)
Para banheiros, lavabos, cozinha e área de serviço, os pisos de cerâmica ou porcelanato são ideais. Eles também são conhecidos como pisos frios e podem ser lavados sem preocupação, o que garante muita praticidade na hora de limpar os ambientes. No entanto, para evitar escorregões, opte pelo porcelanato acetinado ou cerâmicas com acabamento abrasivo.
Se você não quer um piso frio na cozinha, área de serviço ou lavabo, por exemplo, opte pelo piso vinílico. Ele não pode ser lavado, mas não estraga caso uma quantidade pequena de água caia nele.
3. Piso para deixar a casa mais aconchegante
Para deixar a casa mais aconchegante, os pisos de carpete, madeira, laminado e vinílico são os mais indicados. Todos contribuem para um ambiente com maior conforto térmico do que os pisos frios e o aspecto amadeirado ou do tecido tornam o espaço mais acolhedor.
(Reprodução: Shutterstock)
No entanto, há duas desvantagens que podem interferir na sua decisão:
1. Se você possui alergias, fuja dos carpetes. Apesar de os materiais de produção desse tipo de piso serem sintéticos, eles podem acumular muita poeira.
2. Os pisos laminados, de madeira e carpete mancham com facilidade ao terem contato com água abundante ou pigmentos. Quem tem filhos sabe o quanto acidentes com líquidos e canetinhas podem acontecer. Neste caso, os pisos vinílicos são os ideais. Por serem fabricados a partir de materiais plásticos, dificilmente podem ser manchados.
4. Piso ideal para quem tem pet
(Reprodução: Shutterstock)
Nem sempre é fácil ensinar o lugar certo para o xixi ou evitar que nossos companheiros não façam bagunça, né? Para evitar possíveis manchas no chão e ter praticidade na hora de limpar a casa, opte por pisos frios ou vinílicos. Se você se preocupa com o barulho que seu bichinho faz, escolha os pisos que melhoram a acústica: piso de madeira, vinílico e laminado.
5. Devo usar o mesmo piso na casa inteira?
Não é necessário usar o mesmo piso em todos os cômodos da casa, afinal, os pisos podem valorizar ainda mais a decoração de um ambiente. Garanta praticidade e segurança nas áreas molhadas e escolha o piso que mais se adequar à decoração de ambientes privativos, como os quartos, por exemplo.
No entanto, se na sua casa há ambientes integrados, manter o mesmo piso trará mais amplitude e uniformidade para o espaço.
Veja um exemplo:
(Reprodução: Shutterstock)
Conheça os tipos de piso disponíveis na MadeiraMadeira:
Compartilhe este artigo: