6 dicas de como usar quadros na decoração da sua casa
Saiba como criar as composições perfeitas para decorar vários cômodos.
(Reprodução: Shutterstock)
Se você está pensando em uma decoração para a sua casa que seja a sua cara, os quadros decorativos são uma ótima maneira de transmitir a sua personalidade, independente do cômodo. São diversos modelos, formatos e combinações que você pode criar para mudar algum ambiente de casa e, no geral, são itens de decoração que podem ser baratos e muito versáteis.
Quer saber como usar os quadros na decoração da sua casa? Então confira as 6 dicas que a MadeiraMadeira separou para te ajudar:
1. Crie um padrão
Quadros para decorar sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)
Não existem regras para criar o padrão de disposição dos quadros, mas é preciso manter a harmonia independente na escolha. Para facilitar, muitas pessoas já compram seus quadros em kits que costumam vir com sugestões de como fixá-los nas paredes. Outra maneira muito utilizada é a criação da sua própria gallery wall (do inglês, significa uma “parede de galeria”), pensando em um formato de exposição ao posicionar próximos os quadros que combinam entre si por algum motivo: cores, tons, formas ou tema, por exemplo.
Você pode definir um padrão de alinhamento, começar com o maior quadro no centro ou da maneira que preferir, mas uma boa dica é: testar antes de furar as paredes. Para isso, basta cortar folhas ou papelão do tamanho de seus quadros e colar com fita adesiva simples para simular as combinações diretamente nas paredes.
2. Crie seus próprios quadros(Reprodução: Shutterstock)
Para ter ainda mais da sua personalidade em casa, você pode aprender como fazer um quadro decorativo totalmente exclusivo. Existem algumas maneiras, como:
- Criar a arte do zero, seja com imagens, texturas ou frases que você gosta, em programas de edição no computador;
- Contratar alguma pessoa que seja profissional em design ou ilustração e fazer uma encomenda de arte que você deseja ter em casa: seja um lettering (uma frase com escrita personalizada), ou um desenho.
Após isso, basta escolher uma moldura que goste do tamanho certo e imprimir para utilizar na decoração da sua casa.
3. Use fotos
(Reprodução: Shutterstock)
Usar quadros de fotos é uma maneira linda de decorar a sua casa! Registros de bons momentos e de pessoas que você ama é uma maneira de personalizar seu cantinho e deixá-lo ainda mais com cara de “casa”. Afinal, vai ter lembranças boas em cada ambiente em que colocar um quadrinho desses.
E, para melhorar ainda mais essa ideia, você pode aproveitar essas dicas: utilizar o mesmo estilo de moldura para todos os quadros e editar todas as fotos que serão impressas com o mesmo padrão de edição. Uma parede de quadros de fotos em preto e branco, por exemplo, fica incrível e elegante!
4. Não precisa ser apenas em paredes
(Reprodução: Shutterstock)
Se você não quer fixar os quadros com fitas ou pregos nas paredes, existe uma alternativa que também funciona muito bem: utilizar seus móveis. Os quadrinhos não precisam estar necessariamente nas paredes, é bem comum colocá-los apoiados em balcões, escrivaninhas, prateleiras, nichos, aparadores e até mesmo no chão. Solte a criatividade e teste combinações!
5. Escolha bem as molduras(Reprodução: Shutterstock)
As molduras ajudam a criar um padrão de combinação muito mais fácil para a decoração da sua casa. Por isso, pense bem nas molduras de acordo com o estilo de cada cômodo! Leve em consideração as cores, formatos e enfeites das molduras, e analise qual realmente combina com o estilo já definido e utilizado em cada ambiente. Em alguns tipos de decoração, até é possível utilizar a própria moldura como objeto decorativo. Defina seus gostos, salve referências e inspire-se!
6. Serve para qualquer cômodo
(Reprodução: Shutterstock)
Os quadros decorativos funcionam em qualquer cômodo, não apenas na sala ou no quarto como muitas pessoas pensam. A Madeira separou algumas dicas e ideias para você utilizar os quadros nos outros importantes ambientes da sua casa:
- Cozinha: nesse ambiente, quadros com imagens ou desenhos de comidas e texturas de alimentos dão um toque muito especial na decoração.
- Banheiro: principalmente em lavabos, quadrinhos mais delicados com estampas florais combinam demais!
- Escritório: para o ambiente de trabalho ou cantinho de estudos, quadros de lettering com frases que te motivam têm tudo a ver.
- Sala de jantar: em um cômodo mais clássico e tradicional como a sala de jantar, os quadros de pinturas oferecem um charme a mais para a decoração.
- Cantinho do bar ou café: em um espaço tão aconchegante como esse, ilustrações temáticas ou frases convidativas também são ótimas ideias.
- Quarto infantil: com a temática do quartinho, existem muitas opções de ilustrações infantis que ficam muito lindas e fazem a diferença na decoração.
E aí, gostou das dicas? Em qual ambiente da sua casa você gostaria de criar uma decoração com quadros decorativos? Siga as dicas e comece já a planejar cada cômodo! Para te ajudar, separamos uma lista de produtos:
Leia também:
Passo a passo: como aplicar papel de parede
Como fazer a decoração da sala de jantar em 4 passos
6 dicas práticas de limpeza para casa
5 receitas fáceis para fazer com crianças
Compartilhe: