6 dicas para acertar na escolha do rack
Saiba como escolher o rack ideal para a sua sala de estar.
(Reprodução: Shutterstock)
A decoração e funcionalidade da sala de estar dependem, principalmente, da escolha dos móveis que são os clássicos para o cômodo: o sofá e o rack. Eles são a base de todos os outros itens da sala, já que possuem um destaque maior no ambiente, ajudam a definir o estilo e os demais elementos decorativos que podem compor esse espaço.
E, falando em rack, você sabe como decidir qual o ideal? Além do design, existem alguns critérios na hora de analisar os modelos, materiais e preços que, independente do tamanho da sua sala de estar ou do seu orçamento, vão te ajudar a acertar na escolha do rack!
Pensando nisso, a MadeiraMadeira selecionou 6 dicas do que você deve analisar na hora da compra. Confira:
1. Preste atenção no tamanho do rack
(Reprodução: Shutterstock)
O tamanho do rack deve ser o primeiro ponto para levar em consideração no momento da escolha! Para isso, você deve ter as medidas disponíveis na sua sala para esse móvel, pensando de forma que não atrapalhe a circulação ou o movimento do sofá - em caso de um retrátil. Prestar atenção nisso também faz com que a sua sala não pareça pequena demais ou até que o móvel não pareça muito pequeno para o ambiente, o que causa aquela sensação de espaço vazio.
Ainda, é importante saber com base no tamanho da TV que deseja para a sua sala e dos demais eletrônicos que você precisa organizar nesse móvel. Assim, você se certifica de que o rack é do tamanho necessário para comportar adequadamente a sua televisão e todos os outros itens que espera guardar nele.
*Dica: a sugestão é que o rack tenha tamanho para que, com a TV centralizada, ainda “sobre” uma média de 30cm do móvel de cada lado. Lembre-se também de que a altura do rack e da TV deve ser pensada para permitir uma visão confortável para quem está no sofá: nem muito abaixo, nem muito acima da altura dos olhos.
2. Saiba o peso máximo que o rack suporta
(Reprodução: Shutterstock)
Outra especificação que você precisa se atentar no momento de comprar seu rack é o peso máximo que ele suporta, ou para uma televisão de quantas polegadas ele pode ser utilizado. Busque essas informações na ficha técnica do produto e decida conforme as necessidades do seu espaço!
3. Conheça os principais modelos
O rack ideal para sua sala de estar (Reprodução: MadeiraMadeira)
Existem muitos modelos de racks para você escolher! Entre os principais, estão:
- Rack com painel: como o nome já diz, o rack com painel conta com mais de uma peça. Você adquire como um conjunto, em que o painel é onde a TV será fixada e no rack você pode guardar aparelhos de vídeo-game, DVD, os controles e também itens decorativos. A análise dos tamanhos deve ser feita ainda mais atentamente, pensando na altura do painel em relação à parede, nas formas de instalação e no peso suportado pelo painel;
- Rack sem painel: o rack tradicional, em que a TV fica em cima dele mesmo. Existem muitas opções de modelos diferenciados, principalmente pensando em cores e estilos;
- Rack suspenso: um modelo em que o rack não fica direto no chão. Sem os pés do móvel ou apoios, ele deve ser fixado diretamente na parede e costuma dar um ar mais “clean” ao ambiente;
- Rack modular: uma peça multifuncional, que pode ter sua disposição modificada com frequência. É interessante porque permite mudanças e oferece flexibilidade para a decoração.
Também existem modelos com espaços como “mini adegas” para guardar suas garrafas, modelos que parecem prateleiras e muitos outros! Escolha os que combinam mais com a sua personalidade e utilize sua criatividade na decoração.
4. Escolha o material do rack
O rack ideal para sua sala de estar (Reprodução: MadeiraMadeira)
A escolha do material do rack depende muito do que você espera do móvel e de qual o estilo predominante no ambiente. Você encontra, principalmente, opções em: madeira maciça, MDP, MDF e metal:
- Madeira maciça: os móveis de madeira maciça, no geral, costumam ser mais pesados e também suportar muito mais peso. Consequentemente, geralmente também têm um custo mais alto. Eles trazem a sensação de robustez, os tons terrosos promovem uma boa relação com o natural e, dependendo de como combinados com o restante de decoração, podem tornar o ambiente bem aconchegante. Mas, caso você goste de mudar bastante os móveis de lugar, essa pode não ser a melhor alternativa;
- MDP: o MDP, Medium Density Particleboard, do inglês, Painel de Partícula de Média Densidade, também é um material que oferece bastante resistência e, até por isso, é indicado para ambientes com um pouco mais de umidade;
- MDF: o MDF, Medium Density Fiberboard, do inglês, Painel de Fibra de Densidade Média, é um material confeccionado com fibras de madeira e resina sintética. Ele é mais utilizado na produção de móveis que priorizam mais os detalhes de um design mais sofisticado do que puramente a sua resistência em relação ao peso suportado;
- Metal: o metal faz parte, principalmente, de móveis com o estilo de decoração industrial. Geralmente acompanhado de prateleiras em outros materiais, o metal é muito utilizado para compor a parte estrutural desses móveis.
*Dica: é bem comum que você encontre móveis com mais do que um material: MDF e MDP no mesmo rack, madeira com metal, por exemplo. É uma maneira inovadora de conseguir priorizar design e qualidade.
5. Tenha um estilo de decoração definido
(Reprodução: Shutterstock)
Qual é o estilo - ou a mistura de estilos - que você escolheu para a sua casa e sala de estar? Isso vai determinar o design do rack que vai ficar melhor no seu cômodo! Existem modelos retrô, os modelos mais modernos, os minimalistas ou que combinam muito com o boho, com o escandinavo, tropical e muitos outros!
Pense na sala como um todo para decidir o rack com o estilo que faça sentido para ela, ou opte pelos modelos mais minimalistas que podem ser combinados com mais facilidade.
6. Utilize o rack a favor da organização da sala
(Reprodução: Shutterstock)
O rack não pode ser mais um local para acumular coisas! Utilize esse móvel a favor da organização da sua sala, pensando em aproveitar seus nichos, gavetas ou portas para guardar coisas úteis para o ambiente, sua base para incluir velas, elementos decorativos, vasos de plantas e demais detalhes que mudam um ambiente, por exemplo.
E aí, gostou das dicas? Se você segue em busca do rack perfeito e agora já sabe por onde começar a escolher, aproveita que a MadeiraMadeira ainda separou uma lista com muitas opções incríveis pra facilitar mais a sua decisão:
Leia também:
Como comprar um sofá confortável pela internet?
Espelhos: os principais tipos e como usá-los na decoração
Passo a passo: como decorar uma sala de forma simples
Cantinho do bar: saiba como montar o seu mini bar em casa
Compartilhe: