Entrar ou Cadastrar

Ano novo, decoração nova: 4 dicas para renovar sua casa

Confira dicas simples para dar uma nova cara para o seu cantinho.

Por: Equipe MadeiraMadeira

(Reprodução: Shutterstock)

Com a proximidade da virada do ano, as reformas e mudanças em casa já começam a ser planejadas para a chegada de um novo ciclo. Esse desejo de transformação ocorre, geralmente, pela vontade de renovação e as notícias sobre as novas tendências de decoração, tudo para aproveitar o novo ano da melhor forma. Com criatividade, dá para deixar o seu cantinho ainda mais bonito e aconchegante, sem necessariamente precisar de intervenções pesadas, difíceis ou muito raras.

Para você que está pensando em dar uma cara nova ao seu cantinho sem aquele trabalhão de uma reforma, a MadeiraMadeira separou 4 dicas para renovar a decoração da sua casa de maneira fácil e prática. Confira: 

1. Mude alguma parede
(Reprodução: Shutterstock)

De modo geral, existem diversas opções para personalizar a sua parede. Por isso, o ideal é apostar em um estilo que combine com sua personalidade e também com o ambiente em si, ambiente em si, para que orne com o restante da sua casa.  São diversas técnicas e alternativas que apresentam diferentes vantagens, seja no preço, na aplicação e na durabilidade. Confira:

  • Tinta: nada mais tradicional, né? Você pode apostar em uma parede lisa com uma coloração que se destaque no ambiente, ou até mesmo em formas geométricas feitas com diferentes cores de tinta, além de paredes que são metade neutras, metade com uma cor de sua escolha. Solte a criatividade! 
  • Papel de Parede: talvez a opção mais prática e que oferece muita variedade para a escolha. Com diversas estampas, texturas, tipos e cores, os papéis de parede são grandes aliados para quem deseja reformar de maneira fácil. 
  • Boiserie: alerta de tendência! Queridinha por muitos designers, a técnica de boiserie é clássica e requintada. Ela consiste em revestir paredes com molduras que imitam quadros e podem ser feitas de: madeira, gesso, cimento ou até mesmo moldes de isopor, o material em si não vai alterar o resultado final, e sim a cor de tinta que ela será pintada. 
  • Placas de gesso: mais um método já muito conhecido e lindo! As paredes com placas de gesso são muito comuns por conta da facilidade de aplicação e preço baixo. São vários formatos: 3D, com imitação de tijolos e outras texturas diferentes. Caso você queira se aventurar no DIY (do it yourself), pode comprar as placas e aplicar sem a necessidade de contratar profissionais! Só não esqueça de calcular bem certinho quais são as medidas para não errar na quantidade de placas.


2. Mude os itens decorativos
(Reprodução: Shutterstock)

Existem detalhes que mudam o ambiente! Os itens de decoração podem fazer toda a diferença e costumam ser mais acessíveis do que alguma grande reforma. Desde mudar o estilo do ambiente, ou até mesmo para destacar aquele que já existe, com diferentes formas e cores eles contribuem para uma mudança prática, rápida e econômica. Tudo isso permite que você inclua muito da sua personalidade e gostos em casa, são eles: espelhos, quadros decorativos, almofadas - ou só a capa -, tapetes, itens de decoração de mesa, cortinas e muito mais.


3. Plantas e vasos
(Reprodução: Shutterstock)

Além de estar entre uma das tendências mais promissoras para os próximos anos, as plantas e os vasos podem deixar a casa diferente e com muito mais vida. Incorporá-las na decoração e brincar com a posição delas, seja em prateleiras, vasos pendentes ou cachepots, são uma ótima alternativa para quem deseja ficar mais próximo da natureza e deixar qualquer ambiente mais acolhedor. A escolha da plantinha vai depender de acordo com o seu gosto pessoal, com seu tempo disponível para o cuidado e com o espaço que seu ambiente proporciona. Dessa forma, você pode escolher a espécie e o vaso que se encaixa perfeitamente com o seu cantinho!

Lembre-se: plantinhas naturais requerem cuidados especiais! Na hora de escolher o vaso e o espaço em que cada uma delas ficará, certifique-se que o ambiente é propício para o desenvolvimento da planta, analisando fatores como: entrada de luz, tamanho do local e etc.


4. Troque os móveis de lugar
(Reprodução: Shutterstock)

Você está querendo economizar ao máximo e, mesmo assim, ainda sente que a casa precisa de alguma mudança? Trocar os móveis de lugar pode ser a sua solução! Reposicionar de maneira que permaneça funcional para começar o ano com um cômodo bem diferente, é uma boa alternativa para mudar o ambiente e também redefinir os espaços ocupados e livres para circulação. Assim, além de um ambiente reformulado para novas experiências,  você terá um cantinho com um design novo e único

Sugestão: planeje antes de alterar a disposição dos móveis! Mudar é ótimo, mas lembre-se que requer paciência e planejamento, afinal não vale mudar se não for para melhor, certo? Sendo assim, analise o espaço que deseja mudar, as medidas dos móveis e ambiente para que tudo encaixe bem e sua casa continue harmônica e funcional.


Ter um ambiente novo e alto astral, só depende de você! Solte a criatividade e faça questão de colocar sua personalidade em cada detalhe. 

Para te ajudar com as mudanças de ano novo, a MadeiraMadeira preparou uma lista especial com produtos para uma decoração nova e linda. Confira: 

Leia também:

Detalhes que mudam um ambiente
A sala de jantar completa para as confraternizações de fim de ano
Espaço gourmet: o que é e como montar um na sua casa
Decore sua casa para as festas de fim de ano!


Compartilhe:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.