Entrar ou Cadastrar

Colchão de molas ou de espuma: qual é o melhor?

Conheça as principais diferenças e vantagens de cada tipo

Por: Equipe MadeiraMadeira
20 nov 2023Como comprar

Pessoa de pijama sentada no colchão com uma das mãos apoiada na superfície (Reprodução: Shutterstock) 

Pode levar um tempo, mas sempre vai chegar a hora de comprar um colchão novo, não é mesmo? Todos sabemos que a qualidade do sono e o bem-estar andam de mãos dadas e para isso deve-se ficar atento a cada detalhe. Aí vem a dúvida: escolher um colchão de molas ou de espuma? Pode parecer uma tarefa complicada, mas antes de tudo é preciso levar em conta as diferenças entre os dois modelos. 

Geralmente depois de 5 anos os colchões começam a apresentar imperfeições na superfície, causando incômodo e aquela sensação de que já acordou cansado. Para tomar a decisão certa, é essencial ficar atento às características dos dois tipos. Atributos como conforto, durabilidade, densidade, firmeza e material de fabricação merecem atenção especial na busca pelo colchão ideal. 

Vale destacar que não existe um colchão melhor que o outro. Tanto os modelos feitos de espuma, quanto os de molas trazem aspectos diferentes e com vantagens próprias. Ou seja, o melhor colchão é aquele que atende às necessidades de cada pessoa. 

Confira as dicas que preparamos para você escolher o colchão que vai te proporcionar as melhores noites de sono:

Colchão de espuma

Pessoa conferindo a estrutura de um colchão de espuma abrindo a lateral do mesmo(Reprodução: Shutterstock) 

Quando falamos em custo-benefício, os colchões de espuma se apresentam como uma ótima opção, já que a sua fabricação é menos elaborada em comparação aos modelos de molas. Além de serem mais baratos, os colchões de espuma são mais conhecidos e fáceis de encontrar

Apesar de ter uma estrutura simples, os colchões com matéria-prima principal de espuma são mais firmes que os de molas, garantindo melhor sustentação à coluna e bem-estar para quem tem problemas de postura ou dores nas costas. 

A durabilidade dos colchões de espuma varia de 3 a 5 anos, mas deve-se ter cuidado ao escolher a densidade do produto para que seja adequada ao biotipo de quem vai usá-lo. Um colchão com densidade incorreta dura menos tempo e deforma mais rapidamente, causando desconforto.

Assim que você decidir por um colchão de espuma, o primeiro passo é comprar um modelo que seja apropriado para o seu peso. A densidade é que vai oferecer o melhor resultado para uma noite de sono tranquila. 

Densidade 

tipos de colchãoColchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

Para você saber qual é a densidade ideal para seu colchão de espuma, é preciso seguir as classificações de densidade do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A densidade varia em uma escala de D18 a D45, indicando a firmeza do material e a capacidade de peso que o colchão suporta sem deformar. Uma dica importante é nunca escolher uma densidade menor do que aquela recomendada para seu biotipo, mas se você preferir uma maior, não tem problema.
 
Confira a indicação detalhada das 8 classificações de densidades ou siga a tabela simplificada abaixo:

  • D18: Para crianças até 3 anos;
  • D23: Ideal para pessoas com até 60 kg;
  • D28: Ideal para pessoas com até 80 kg;
  • D33: Ideal para pessoas com até 100 kg;
  • D45: Pessoas com até 150 kg.

Tipos de espuma

colchões de espumaColchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

Depois de definir a densidade ideal do seu colchão, é hora de escolher o tipo de espuma. Existem diversos materiais e tecnologias usadas na fabricação, por isso é fundamental conhecer as características e benefícios de cada modelo. 

Selecionamos os principais tipos de espuma para te ajudar a escolher o colchão perfeito:

Espuma Poliuretano

Quando ouvimos falar de colchão de espuma, o modelo feito em poliuretano é o mais comum no mercado brasileiro. O custo-benefício e a variedade de opções se destacam nesse tipo de material, além de ser bastante firme e resistente, evitando dores da coluna e articulações. 

Látex 

Colchões de látex podem ser desenvolvidos com 100% de material orgânico, 100% sintético ou com a mistura dos dois. O látex é bastante elástico e resiliente, voltando facilmente à forma original, semelhante à espuma viscoelástica. É um colchão durável e com a propriedade especial de afastar bactérias, ácaros e microrganismos, pois são seres vivos que não sobrevivem na borracha.

colchões de latexColchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

Viscoelástica e Viscoelástica gel 

Mais conhecida como Espuma da NASA, ela se molda aos contornos do corpo e retorna ao formato original com mais facilidade. É confeccionada com Poliuretano e superior ao látex em conforto. Promovem o alívio da pressão corporal e têm propriedades hipoalergênicas. Já a espuma viscoelástica gel apresenta partículas de gel em sua composição, o que diminui o calor pelo colchão, mantendo uma temperatura agradável em noites muito quentes. 

Soft e Hiper Soft 

Assim como o viscoelástico, a espuma Soft é flexível e macia. É um material que proporciona um toque macio, com baixa resistência à compressão. A espuma Hiper Soft é ainda mais macia e suave ao toque, mas que não traz problemas ao corpo se for escolhida na densidade certa. 

Espuma HR 

A elasticidade e o conforto são destaques nas espumas HR. Ao mesmo tempo que é macia e flexível, ela também é resiliente e volta rapidamente à forma original. É uma espuma que se adapta ao formato do corpo e conta com alta durabilidade. 

Colchão de molas

Colchão de molas(Reprodução: Shutterstock) 

O colchão de mola é a melhor opção para quem busca conforto e durabilidade. A maioria das pessoas preferem esse tipo de colchão justamente pelos pontos positivos que se sobressaem aos modelos de espuma. Aliás, esse é um diferencial, já que para os colchões de mola não se aplica a classificação de densidade. 

O sistema de molejo, o número de molas e a forma com que elas são distribuídas, é fator decisivo na hora da compra. Não é à toa que são ideais para casais, ao responder melhor aos movimentos e às pressões dos corpos durante a noite. Algumas opções trazem estabilidade e é possível não sentir tais movimentos enquanto o parceiro muda de lado ou se mexe enquanto dorme. 

A durabilidade dos colchões de molas pode variar entre 5 a 10 anos, pois não deforma com o peso do corpo. Mesmo assim, é essencial ter em mente quantos quilos o colchão irá suportar para que seja compatível ao número de molas por metro quadrado (m³).

Tipos de molas

3 colchões de molaColchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

As molas são responsáveis pela qualidade do seu sono e cada uma oferece vantagens e particularidades. Não esqueça de sempre levar em conta as suas necessidades para aproveitar o máximo que o colchão pode oferecer. Confira os 5 tipos mais conhecidos de molas para colchões:


Molas Bonnel 

Resiste até 90 kg por pessoa e é um tipo de colchão mais econômico, sem abrir mão do conforto. A ergonomia é um ponto alto, com o ajuste certo para a sua coluna. Como as molas são interligadas, ocorre
a transmissão de movimentos por toda a superfície do colchão, ou seja, é ideal para colchões de solteiro.

Molas ensacadas ou pocket

Suporta até 90 kg por pessoa e são ensacadas individualmente, reduzindo a presença de ruídos ao mudar de posição. O preço é um pouco mais alto que modelos feitos com outras molas, mas o alto nível de conforto faz valer o investimento. É ideal para colchões de casal.
 

Molas Verticoil

 
Aguenta até 110 kg por pessoa e conta com 20% de molas a mais que os modelos Bonnel suavizando a vibração no colchão. Além disso, as molas são espalhadas por todo o colchão, trazendo maior cobertura e flexibilidade. 

colchão de mola Verticoil

Colchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

Molas LFK


Suporta até 120 kg por pessoa e se destaca pela resistência, já que suas molas são individuais e flexionam de modo independente. O sistema de molas LFK ou Lura-Flex, como também é conhecido, tem a tecnologia com o maior número de molas por m². Dessa forma proporciona mais suporte nas extremidades do colchão. 
 

Molas Miracoil

 
Resiste até 150 kg por pessoa e conta com as principais vantagens em um colchão: é confortável, resistente e durável. O molejo vem da composição de fios contínuos e o design é inovador. A interconexão entre as molas traz maior sensação de firmeza e conforto. 

Tamanhos de colchão 

colchões de molas

Colchões de molas e espuma (Reprodução: MadeiraMadeira)

Para um sono saudável e revigorante, o tamanho do colchão precisa atender as suas necessidades. Se você tem dúvida de qual comprar, fique atento às medidas, para não levar para seu quarto um modelo muito grande ou pequeno. 
 
Existem tabelas com medidas especiais para colchões, mas o mais indicado é medir sua cama para acertar na escolha da dimensão do seu novo colchão. Para ficar mais fácil de comprar roupas de cama, edredom e cobertor, prefira uma cama e colchão de tamanho padrão. Por isso, é recomendável seguir a tabela abaixo:

  • Solteiro (tamanho padrão): 88 cm de largura x 188 cm de comprimento;
  • Viúva (tamanho padrão): 128 cm de largura x 188 cm de comprimento ;
  • Casal (tamanho padrão): 138 cm de largura x 188 cm de comprimento ;
  • Queen Size: 158 cm de largura x 198 cm de comprimento;
  • King Size: 193 cm de largura x 203 cm de comprimento.

Ainda está com alguma dúvida? Então, fale com nosso time de vendas. Estamos prontos para te ajudar!

E aí? Gostou das dicas? Agora que você já sabe as diferenças e vantagens dos colchões de molas e de espuma, aproveite para conferir uma lista especial com alguns dos melhores modelos disponíveis. Escolha seu colchão ideal e tenha ótimos sonhos!  

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.