Como comprar colchão pela internet
Confira as melhores dicas na hora de adquirir seu colchão online
Reprodução: Shutterstock
Comprar colchão online deixou de ser uma tarefa complicada. A desconfiança de outros tempos deu lugar a várias possibilidades para você fazer a escolha certa.
Alguns produtos ainda causam dúvidas na cabeça do consumidor quando o assunto é comprar pela internet. O colchão é um deles. Questões como tamanho, colchão de mola ou espuma, densidade e o tecido com que ele é fabricado são condições essenciais para garantir boas noites de sono para você e sua família, não é mesmo?
Para acertar em cheio na hora de comprar um novo colchão, nada melhor do que saber exatamente o que levar em conta para uma experiência prática, segura e sem qualquer preocupação. Com as dicas que preparamos para você, temos certeza de que comprar colchão online será um momento único. Boa leitura!
Tamanho do colchão
(Reprodução: Shutterstock)
O tamanho do colchão está ligado ao conforto que ele irá proporcionar. Esta é umas das principais condições e vem especificado em todos os modelos. Por isso, é essencial que o espaço disponível no ambiente seja compatível com as dimensões do seu novo colchão. Encontrar um equilíbrio para que o colchão caiba no local e não cause incômodo com falta de espaço.
Se você já tem uma cama no quarto, fique atento para manter o mesmo tamanho do colchão, caso contrário, terá que substituir o móvel. O segredo é medir o local e escolher corretamente as roupas de cama para evitar transtornos após a entrega do colchão.
Os colchões vendidos no mercado brasileiro seguem um certo padrão de medidas, mas podem variar dependendo da marca ou se for importado.
Confira os tamanhos mais comuns de colchão:
- Colchão de berço: 60 cm de largura x 130 cm de comprimento;
- Colchão de solteiro: 78 cm ou 88 cm de largura x 188 cm de comprimento;
- Colchão Solteirão ou Solteiro King: 96 cm de largura x 188 cm de comprimento;
- Colchão Viúva: 128 cm de largura x 188 cm de comprimento;
- Colchão de casal: 138 cm de largura x 188 cm de comprimento;
- Colchão de casal Queen Size: 158 cm de largura x 198 cm de comprimento;
- Colchão de casal King Size: 186 cm de largura x 198 cm de comprimento;
- Colchão de casal Super King Size: 193 cm de largura x 203 cm de comprimento.
Diferenças entre os colchões de molas e de espuma
Colchões para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
Logo depois de definir o tamanho do colchão, o próximo passo é escolher o modelo certo. Você pode decidir entre os tipos de mola ou espuma. Ambos têm características específicas e variam de acordo com o que você busca para uma noite de sono tranquila e confortável. Os tipos de molejo, a composição dos materiais e a densidade das espumas são atributos fundamentais ao optar por um colchão novo.
Colchão de molas
Colchões para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
O conforto e a durabilidade são destaques nos colchões de molas. É ideal para quem prefere um modelo mais macio. Se você tem a sensação de sempre estar com dores no corpo mesmo após horas de sono, ele é o mais indicado.
As molas se ajustam ao contorno do corpo, alinhando a coluna e acomodando adequadamente quadris e ombros. Uma posição anatômica correta, principalmente para quem prefere dormir de lado, oferece um descanso reparador para começar o dia com total disposição. Como tem maior resistência, o colchão de molas é bastante procurado por casais.
Conheça os principais tipos de molas
Existem diversas opções de molas para colchões. Cada uma delas suporta diferentes cargas de peso, além de particularidades que impactam de modo direto na qualidade do seu sono.
Molas ensacadas ou pocket:
- Suporta até 90 kg por pessoa;
- São ensacadas individualmente, reduzindo a presença de ruídos ao mudar de posição;
- Alto nível de conforto. A pessoa ao lado não sente o movimento de quem se mexe, ocasionando maior estabilidade e tranquilidade durante o sono;
- É indicado que seja feito um rodízio quinzenal, alternando o lado da cabeceira para o pé e também invertendo os lados;
- O preço é um pouco mais alto que as outras molas.
Molas Bonnel:
- Assim como as molas ensacadas, resiste até 90 kg por pessoa;
- É um tipo de colchão mais econômico, sem abrir mão do conforto;
- Se destaca pela ergonomia, com o ajuste certo para a sua coluna;
- As molas são interligadas, o que ocasiona a transmissão de movimentos por toda a superfície do colchão, ou seja, é ideal para quem dorme sozinho;
- É bastante resistente ao tempo, pois as molas não apresentam grandes deformações com o passar dos anos.
Molas Verticoil:
- Aguenta até 110 kg por pessoa;
- É uma opção para quem pretende avançar do sistema Bonnel para um modelo superior, pois conta com 20% de molas a mais, suavizando a vibração no colchão;
- As molas são espalhadas por todo o colchão, trazendo maior cobertura e flexibilidade.
Molas LFK:
- Suporta até 120 kg por pessoa;
- As molas LFK ou Lura-Flex têm a resistência como ponto alto, já que suas molas são individuais e flexionam de modo independente;
- É a tecnologia que assegura o maior número de molas por m². Dessa forma proporciona mais suporte nas extremidades do colchão.
Molas Miracoil:
- Resiste até 150 kg por pessoa;
- É um modelo completo: oferece conforto, resistência e durabilidade;
- Design inovador com tecnologia composta por fios contínuos e maior firmeza no molejo.
Colchão de espuma
Colchões para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
A espuma é o material mais conhecido e usado na produção de colchões. São modelos que costumam ser feitos sem outros componentes como madeira ou metal. O preço é mais baixo do que os colchões de mola e oferecem mais firmeza e estabilidade ao corpo.
O colchão de espuma pode ser composto por espuma aglomerada, mais comum e simples, espuma viscoelástica, que se adapta melhor ao corpo ou a espuma de látex, que é mais durável.
Uma vantagem quando for escolher um colchão de espuma, são os níveis de densidade que levam em conta o peso e altura do usuário. Esse é um cuidado fundamental na hora de comprar seu colchão ideal.
Verifique os tipos de densidade do colchão
Colchões para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
A densidade do colchão é a relação entre a quantidade de espuma usada no produto por metro cúbico (m³). É uma medida que representa a firmeza do material. Basicamente é a capacidade que o colchão terá de suportar bem o peso que é aplicado sobre ele sem se deformar.
A densidade é simbolizada pela letra D em maiúsculo e segue uma escala que vai de 18 a 45. Esta unidade de medida busca uma melhor distribuição do peso e altura de cada pessoa. O mesmo acontece quando falamos sobre a densidade ideal da espuma para sofás.
Para te ajudar a escolher a densidade ideal do seu colchão de espuma, o Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) definiu parâmetros para cada biotipo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regula esses critérios. Procure por um equilíbrio para que o colchão não seja macio ou firme em excesso.
Confira a indicação das 8 classificações de densidades para cada biotipo:
D18 e D20:
Colchões infantis. Densidade indicada para recém-nascidos e crianças de até 15 kg
D23:
Peso: até 50 kg / Altura: até 1,70 m
Peso: de 51 kg a 60 kg / Altura: de 1,71 m a 1,80 m
D26:
Peso: de 51 kg a 60 kg / Altura: até 1,70 m
Peso: de 61 kg a 70 kg / Altura: de 1,51 m a 1,90 m
D28:
Peso: de 51 kg a 60 kg / Altura: 1,50 m
Peso: de 71 kg a 80 kg / Altura: de 1,61 m a 1,90 m
Peso: de 81 kg a 90 kg / Altura: a partir de 1,90 m
D33:
Peso: de 71 kg a 80 kg / Altura: de 1,51 m a 1,60 m
Peso: de 81 kg a 90 kg / Altura: de 1,61 m a 1,80 m
Peso: de 91 kg a 100 kg / Altura: a partir de 1,81 m
Peso: de 101 kg a 120 kg / Altura: acima de 1,90 m
D40:
Peso: de 91 kg a 100 kg / Altura: de 1,61 m a 1,80 m
Peso: de 101 kg a 120 kg / Altura: de 1,71 m a 1,90 m
Peso: de 121 kg a 150 kg / Altura: acima de 1,90 m
D45:
Peso: de 101 kg a 120 kg / Altura: de 1,61 m a 1,70 m
Peso: de 121 kg a 150 kg / Altura: de 1,71 m a 1,90 m
Níveis de conforto para colchão
(Reprodução: Shutterstock)
A primeira sensação que chama a atenção ao se deitar em um colchão é o conforto. Um modelo pode aparentar ser muito firme para uma pessoa, mas para outra pode ser perfeito. O que vai definir o melhor nível de conforto é o gosto pessoal e as necessidades do usuário.
Existem subcategorias bem específicas para cada tipo de colchão, como, "confortável", "firme confortável", "firme", "extra firme", etc. Aqui vamos abordar os três principais níveis de conforto:
- Macios: Como o nome já diz, eles oferecem uma sensação como se o corpo estivesse sendo abraçado pelo colchão. Faz sucesso entre as crianças e adolescentes, mas vale lembrar: como é um colchão que molda bastante o corpo, com o passar do tempo podem surgir dores nas costas, prejudicando a coluna.
- Intermediários: Este é o tipo de colchão que não é nem muito macio, nem exageradamente firme. Ajuda a aliviar os pontos de pressão do corpo e é uma boa sugestão para quem prefere dormir de lado, de bruços, ou de barriga para cima.
- Firmes: São os mais vendidos no Brasil por conta dos preços acessíveis. Possibilitam um suporte a mais para a coluna, com uma proposta voltada para os colchões semi ortopédicos. Pode ser uma escolha para quem gosta de dormir de barriga para cima ou de bruços.
Tipos de tecidos para colchões
(Reprodução: Shutterstock)
A escolha do tecido para o revestimento do colchão tem a mesma importância das molas ou espuma na hora da compra. Para que o produto atenda a todas as expectativas é essencial saber alguns aspectos e vantagens deste material.
Atualmente todos os tipos de colchões devem receber tratamento antialérgico, antiácaro e antifungo. Esta é uma condição para que estejam adequados à certificação do INMETRO. Outra característica marcante dos tecidos é o conforto térmico que o colchão transmite para o corpo durante o sono.
Os principais tecidos usados na confecção dos colchões são os sintéticos, mistos, de fibras naturais, Jacquard e o maquinetado. O destaque fica para a malha e o poliéster, que são os mais conhecidos e vendidos. Saiba mais sobre eles:
- Malha: É macio ao toque e tem um aspecto mais aveludado ao mesmo tempo que apresenta boa flexibilidade. A resistência e o conforto também são encontrados nesse tipo de tecido. A malha facilita a passagem do ar, permitindo uma melhor ventilação no colchão. Esta característica faz com que o calor ou a transpiração não fiquem retidos na roupa de cama e no colchão, garantindo o conforto térmico ao dormir. É ideal para quem mora em locais quentes.
- Poliéster: É um tecido que pode ser misturado a fibras naturais, o que torna sua superfície macia e agradável. O poliéster tem alta durabilidade, é fácil de limpar e seca mais rápido. Um ponto de atenção diz respeito à retenção da temperatura neste tecido. Apesar de passar um nível médio de calor para o colchão, pode se tornar um incômodo durante o verão ou em ambientes mais quentes.
Confira nossas dicas de como ter uma cama de hotel 5 estrelas em casa, porque não existe nada melhor do que uma cama cheirosa e bem arrumada, não é mesmo?
Ainda está com alguma dúvida? Então, fale com nosso time de vendas. Estamos prontos para te ajudar!
Colchão na caixa: uma opção moderna e prática
(Reprodução: Shutterstock)
O colchão na caixa vem ganhando espaço no mercado brasileiro e mundial. Geralmente embalados a vácuo, este tipo de colchão tem como principal material a espuma viscoelástica, feita de poliuretano e também conhecida como espuma da NASA ou espuma de memória.
Algumas vantagens do colchão na caixa são:
- Redução do volume do colchão, sendo fácil de transportar, subir escadas ou passar por portas ao receber o produto em casa;
- Praticidade na hora de montar;
- O colchão viscoelástico se comprime de acordo com a pressão e o calor do corpo, trazendo maior conforto;
- Bom equilíbrio térmico e ação antialérgica.
E aí? Gostou das dicas que preparamos para comprar colchão online? Agora que você já sabe como escolher o modelo ideal, aproveite uma lista especial de colchões para que as suas noites de sono sejam perfeitas!