Como Comprar | Guarda-roupa ideal para casal
Escolher o guarda-roupa ideal já é uma tarefa normalmente difícil. Quando o guarda-roupa é para casal, a dificuldade é em dobro. Para te ajudar neste processo, confira as nossas dicas!
A cama é uma das grandes protagonistas do quarto. Sempre sendo a primeira a ser escolhida em uma decoração, ela precisa ser confortável, atender as necessidades dos ocupantes do quarto e também ter um bom design para deixar um clima aconchegante e agradável no ambiente.
Entretanto, uma outra peça tem tanta importância ou até mais que a cama e precisa ser tratada com muito respeito: o guarda-roupa. Ele é um dos móveis que mais ocupa espaço no cômodo e tem uma função essencial no quarto, a de guardar e proteger as roupas, sapatos e roupas de cama.
Um casal tem dúvidas em dobro na hora de escolher o guarda-roupa ideal. Ele precisa atender às necessidades dos dois, poupar espaço e possibilitar uma boa organização interna. Para ajudar a sanar esses problemas, a MadeiraMadeira separou algumas dicas de como escolher o guarda-roupa ideal para um casal. Confira!
Observe o espaço e o tamanho do quarto
Antes de procurar por um guarda-roupa que encante, é muito importante saber como anda o espaço do seu quarto. Meça o local disponível para o guarda-roupa, observe a dinâmica dos móveis no entorno do espaço e faça a anotação das medidas, elas serão importantes na hora de fazer sua escolha.
Quando você for medir o local ideal para o seu guarda-roupa, faça marcações no chão com fita para poder visualizar como ficará. Faça também marcas de portas e gavetas abertas para identificar falhas e locais que possam ficar comprometidos quando o móvel for instalado.
Avalie o volume de coisas que o casal possui
A lógica é simples: quanto mais coisas a serem guardadas, maior precisa ser o guarda-roupa. Casais, geralmente, já podem descartar as opções de duas ou três portas, elas são mais indicadas para bebês, crianças e solteiros.
O ideal, de tamanho, é que ele seja relativamente alto, mas não demasiadamente que impeça seu alcance e que possua quatro ou seis portas. Os guarda-roupas de quatro portas costumam suprir as necessidades de casais que precisam apenas guardar suas roupas, sapatos e acessórios. Já os de seis portas possibilitam o armazenamento de roupas de cama, toalhas de banho e demais necessidades. Observe o volume de roupas que cada um possui e verifique qual opção mais se encaixa.
Gavetas, prateleiras e nichos
Entender as necessidades do casal também é muito importante na hora de escolher um guarda-roupa. Faça uma análise dos tipos de roupas que o casal mais possui, dos objetos que serão guardados e qual é a melhor forma de dispor todos estes itens na hora de guardar. Gavetas são essenciais para roupas íntimas, meias, acessórios, maquiagens e demais peças menores. Elas mantêm tudo protegido e permitem um nível de organização maior. Além de aumentar o espaço interno do guarda-roupa.
Prateleiras são uteis e básicas para quase qualquer peça de roupa. Preste atenção em como elas estão dispostas no modelo escolhido e se serão o suficiente. Elas não podem ser muito próximas uma da outra, em relação à altura, e precisam ser reforçadas caso as peças empilhadas sejam mais pesadas. Já se o casal possui muitas roupas sociais e que precisam ficar na vertical e com mais cuidado, é essencial que o guarda-roupa possua um espaço de cabideiro e que supra o volume de roupas que o casal possui.
Design
A hora de escolher o design do guarda-roupa é quando a coisa fica mais pessoal. Ele precisa refletir a personalidade do casal e também casar perfeitamente com o restante da decoração e dos móveis do quarto. Optar por modelos com espelho na porta é uma sábia escolha para quem possui pouco espaço disponível. Espelhos dão mais amplitude e deixam o quarto maior, além de serem indispensáveis na hora de fazer a escolha das roupas do dia.
A cor branca é um grande coringa. Ela combina com quase todo tipo de decoração, seja moderna, clássica ou rústica. Ela pode ser aliada a cores vibrantes ou mais calmas, dependendo dos gostos do casal, e também auxilia na iluminação e no aconchego do ambiente.
Tipo de portas
Algo que parece banal pode ser muito importante na hora de escolher um guarda-roupa. Caso seu quarto tenha um tamanho limitado, é necessário ter atenção nos móveis para que eles não tomem mais espaço do que o que for preciso.
As portas do guarda-roupa, por exemplo, podem ser pensadas estrategicamente para melhor o fluxo no quarto. Portas de correr poupam espaço e permitem que o local seja melhor aproveitado. Entretanto, portas de abrir podem ser boas opções para pendurar acessórios, mas desde que o quarto possua mais espaço para ser utilizado.
Tipo de madeira
Se atentar para o tipo de madeira que o guarda-roupa é construído é muito importante para avaliar a sua durabilidade. Se o objetivo é um móvel resistente que fique muitas gerações, é imprescindível observar do que ele é feito e sua estrutura. Os mais duráveis são, obviamente, os de madeira, entretanto eles demandam alguns cuidados para que a cor e sua beleza não se esvaia com o tempo. Mas, com os cuidados certos com o móvel, ele mantém uma bela aparência por um longo período de tempo. Uma tendência alternativa e que tem ganhado opções é o uso de fibras sintéticas e madeira de demolição.
Uma das soluções mais populares atualmente, sustentável e ecologicamente correta, que apresenta bons preços e boa durabilidade é o MDF. O MDF são chapas fabricadas da união de fibras de madeira com resinas sintéticas, feitas a partir de cavacos de madeira reaproveitada e árvores. Sua textura se assemelha muito à madeira natural, entretanto tem acabamento mais sofisticado e refinado, proporcionando várias possiblidades.
Comprar um guarda-roupa parecia uma tarefa fácil, não é? Mas é preciso pensar bastante antes de fechar o negócio. Ele é um bem durável e precisa satisfazer todas as necessidades do casal. Por isso, analise bem a sua realidade, o que você precisa e conte com a gente para realizar seu sonho. Veja todos os modelos disponíveis em nosso site e aproveite!