Como comprar um sofá confortável pela internet?
Confira as dicas para acertar na escolha do sofá, mesmo online.
(Reprodução: Shutterstock)
Quem duvida que o sofá é o móvel mais confortável da casa? Talvez o posto de primeiro lugar seja dividido com a cama, mas na sala de estar ele é o personagem principal. Não tem como negar que o sofá é o maior parceiro na hora de curtir um bom filme ou simplesmente relaxar com a família e amigos.
A verdade é que sempre que precisamos comprar o primeiro sofá ou trocar aquele que já anda meio caidão aparecem muitas dúvidas, mas talvez a principal delas seja se vale a pena comprar pela internet, ou mais ainda: qual é a certeza do sofá realmente ser confortável se for comprado online?
Para facilitar sua vida, a MadeiraMadeira vai te ajudar com várias dicas e informações sobre como escolher o sofá perfeito para comprar pela internet sem errar no quesito conforto, entre outros fatores que fazem a diferença numa experiência de compra única.
Quais atributos básicos preciso conhecer na hora de comprar um sofá?
Sofás para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
Que tal lembrarmos de alguns aspectos antes de comprar um sofá? É sempre bom ter em mente itens como tamanho, cores, modelos e outros pontos que iremos listar pra você. Então confira nossas sugestões infalíveis:
1. Tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ser colocado para que o espaço fique de acordo com o que você deseja e a circulação não atrapalhe o conforto.
2. O tamanho do sofá vai de encontro com a utilidade que ele vai dispor no seu dia a dia. Conjuntos de sofá com maior número de lugares ou modelos retráteis e reclináveis são opções para quem recebe visitas com mais frequência ou costuma passar horas assistindo TV. Agora, se você usa o sofá de vez em quando ou vai colocá-lo em um lugar com menos espaço, prefira os modelos menores e mais simples.
3. Pense no tecido para seu novo sofá. Algumas circunstâncias para levar em conta são a presença de crianças ou pets em casa, o ambiente em que o móvel irá ficar e o valor que você está disposto a investir.
4. A escolha de cores do sofá faz toda diferença no ambiente quando se fala de decoração e harmonização. Imagine como você vai criar as composições, seja na sala de estar, no quarto ou no escritório para que tudo fique do jeitinho que você quer.
Como escolher um sofá pela internet?
(Reprodução: Shutterstock)
Mesmo com preços e condições de pagamento mais vantajosos, às vezes pode parecer uma tarefa complicada adquirir um móvel tão indispensável para nossa casa sem ir à uma loja para testar e ter certeza da escolha certa.
Mas antes de falarmos sobre a característica principal de um sofá - que é o conforto - siga as dicas que separamos para decidir pelo melhor modelo na hora de comprar pela internet:
1. Assim como muitos produtos, o sofá também precisa de garantia. Para não correr riscos, prefira lojas que ofereçam 1 ou até 2 anos de garantia estendida. Na MadeiraMadeira você tem essa vantagem!
2. Pesquisar é o segredo. Procure por lojas que tenham o estilo do sofá que você busca. É uma etapa que parece simples, mas às vezes deixamos passar esse detalhe e acabamos gastando tempo em sites que não atendem ao nosso gosto pessoal.
3. Saber a opinião de outras pessoas pode definir uma ótima experiência de compra ou não. Leia os comentários e confira as avaliações positivas e negativas do sofá que você se interessou.
Sofás para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
4. Se a loja online tiver showroom, vá até lá para conhecer o sofá de perto. Nas lojas físicas da MadeiraMadeira você pode experimentar e testar alguns produtos com a ajuda dos nossos vendedores. Eles vão te orientar em todo o processo de compra com toda a atenção que você merece!
5. Informe-se sobre a política de devolução ou troca da loja online que você tem interesse. Saiba quantos dias você terá para fazer uma eventual devolução no caso de não gostar ou de acontecer alguma adversidade com seu produto.
6. Uma das vantagens de comprar pela internet é o tempo disponível para você procurar bem e sem pressa. Faça as comparações necessárias e use o tempo que precisar para fazer a melhor escolha.
Conheça a estrutura do sofá por dentro e por fora
(Reprodução: Shutterstock)
Conheça cada um dos principais componentes que proporcionarão todo o conforto para seu novo sofá:
Espuma do assento e camadas de conforto: os principais tipos de espuma usados na fabricação do sofá, voltado para a parte do assento são as espumas de alta resiliência, espumas contínuas, de viscoelástico, látex natural, Hiper Soft (HS) e de penas e plumas. Mas o que vai determinar o conforto ao gosto de quem vai comprar é a proporção dos elementos para que o sofá tenha maior ou menor densidade.
Esse fator é fundamental na hora da compra: quanto maior for o número ao lado da letra D, mais firmeza terá o assento do sofá. Nesse caso a numeração vai de 18 a 33, sendo que 18 é a densidade menos firme, aumentando até a D33, que é a densidade mais firme. Resumindo: espumas de densidades maiores apresentam maior firmeza e capacidade de suportar mais peso sem deformação.
Quando falamos de camadas de conforto, os sofás podem vir com até três delas, variando a densidade das espumas. Por exemplo: um sofá soft pode ter uma espuma D22 na primeira camada, logo em seguida uma espuma com menor densidade, como a HR. Ao sentar-se no sofá, você consegue perceber que o assento se recompõe rapidamente. E por último, uma camada com espuma soft, que oferece uma sensação de aconchego.
Enchimento do encosto: a composição dessa parte do sofá é formada em 95% dos casos por flocos de espuma + fibra, sendo que os flocos trazem resistência e a fibra oferece maciez.
Sofás para comprar online (Reprodução: MadeiraMadeira)
A fibra oca siliconada é a última inovação em matéria de preenchimento para o encosto do sofá. Sua composição é antialérgica e permite que o estofado respire internamente, facilitando a ventilação e a evaporação da umidade. Já os flocos de espuma no encosto servem para dar volume e durabilidade.
Alguns modelos ainda possuem uma manta em volta de todo o material, com o intuito de dar um melhor acabamento e não deixar marcado com volumes na superfície da almofada.
Molas: fazem parte da estrutura do sofá e servem basicamente para garantir a sensação de conforto e durabilidade do móvel. Os dois tipos de molas mais usadas na fabricação do sofá são as molas bonnel e as molas ensacadas (pocket).
As molas bonnel são as mais comuns e ao mesmo tempo mais simples e baratas se comparadas com as molas ensacadas. Elas têm formato bicônico com aço de maior espessura e resistência, trazendo maior sensação de firmeza. As molas bonnel também são entrelaçadas com percintas elásticas italianas e em geral oferecem boa durabilidade e estabilidade ao molejo do estofado.
Por outro lado, as molas ensacadas têm esse nome por serem embaladas individualmente de forma geral por um tecido chamado TNT. Estas molas são entrelaçadas com percintas elásticas italianas - na sequência vamos falar sobre elas. As molas pocket impedem que o sofá se movimente por inteiro quando há mais de uma pessoa sentada. E ainda existe o formato misto: na parte superior, o uso de molas ensacadas e molas bonnel embaixo com a presença de percintas.
Percinta elástica italiana: são tiras largas feitas de borracha e polipropileno. Elas fazem parte da estrutura de diversos móveis como sofás, colchões, cadeiras e poltronas. As percintas usadas no sofá podem ser aplicadas manualmente ou através de maquinário e contam com presilhas de aço para fixação na estrutura do móvel. É essencial a presença das percintas no sofá, pois elas compõem com as molas (seja pocket ou bonnel) uma estrutura de qualidade e durabilidade. Uma vantagem desse elemento é que pode ser usado tanto no assento, quanto no encosto do sofá.
Conheça alguns mecanismos do seu sofá
(Reprodução: Shutterstock)
Existem particularidades em certas partes internas e externas do sofá. São mecanismos e detalhes que promovem mais conforto e resistência ao produto.
Catraca do encosto: é o dispositivo que permite reclinar o encosto em várias posições. Quanto mais catracas, maior o conforto. Geralmente elas atuam em 4, 6 ou mais estágios.
Profundidade do assento retrátil: uma dica importante é se atentar a profundidade do assento retrátil, já que sofás muito curtos podem acabar deixando os pés para fora na hora que você for sentar. O ideal é que seus pés fiquem rentes ao limite do assento. Ou seja, sofás muito curtos causam desconforto, e modelos longos nem sempre acrescentam o conforto esperado.
Corrediça: os sofás com assentos retráteis saem na frente em comparação aos modelos mais simples. Ao puxar os assentos para frente, eles aumentam de tamanho e permitem que você possa deixar as pernas esticadas. Os componentes que propiciam esse movimento são as corrediças. Instaladas na parte interna do móvel, as corrediças metálicas ou de tubo galvanizado são as mais indicadas para que o sofá não emperre na hora do manejo. Esse material tem qualidade superior às corrediças de madeira, que podem dilatar e secar com a ação do clima.
Bipartição: se é praticidade o que você quer quando for receber seu sofá novo, prefira os modelos bipartidos. Eles podem vir separados em dois ou três módulos. É perfeito na hora do transporte se você mora em lugares em que é preciso subir vários andares de escada ou passar por portas e elevadores. Geralmente os modelos de sofás com até 210 centímetros de largura passam tranquilamente por portas e elevadores. A partir de 230 centímetros os sofás começam a vir bipartidos para facilitar o manejo.
E aí, curtiu as dicas? Agora você já sabe como escolher o sofá perfeito para comprar pela internet! Aproveite e confira uma lista especial com alguns dos sofás mais confortáveis para sua casa. Confira:
Leia também:
Sofás: conheça os modelos que são tendência em 2022
Guia para comprar o sofá perfeito
Saiba como limpar o seu sofá em casa
Como escolher qual é o melhor tecido para sofá?
Compartilhe: