Saiba como criar uma loja virtual e comece a vender hoje

Passo a passo para montar uma loja virtual do zero

Por: Equipe Marketplace
09 jul 2024Negócios

mulher olhando loja virtual no laptop

Ter uma loja virtual é uma escolha inteligente por uma série de razões: alcance global, custos reduzidos, horário de atendimento reduzido, entre outros. Com isso, é possível escalonar as vendas, aumentar os lucros e acelerar o processo de consolidação da sua empresa ou marca. 

Isso sem contar que vender pela internet oferece mais comodidade para os clientes em vários sentidos. Hoje em dia, muitos compradores preferem comprar on-line do que em lojas físicas. Por isso, ter um e-commerce é uma maneira de garantir a existência do seu negócio em longo prazo. 

Muitos empreendedores adiam a decisão de expandir os seus negócios para o mundo virtual por não saber como funciona a abertura de uma loja virtual ou por pensar que o processo é complexo demais. 

Por isso, preparamos um guia completo para te ajudar a tirar esse plano do papel e abrir uma loja virtual de sucesso. Confira!

Como montar uma loja virtual


Para montar uma loja virtual você não precisa de uma grande estrutura física e muitos funcionários, pelo contrário. Contudo, é preciso seguir alguns passos de forma planejada e cuidadosa. Confira o checklist para abrir uma loja virtual: 

Defina seu nicho de mercado


O primeiro passo aqui é definir o seu nicho de mercado, ou seja, o segmento específico que deseja atuar. Exemplos: loja virtual de artigos esportivos, loja virtual de livros ou loja virtual de móveis. 

Definir o nicho é essencial para a elaboração das melhores estratégias de marketing e, consequentemente, atingir o público desejado, aumentando as vendas. 

Estude a concorrência e tendências de consumo


Depois de definir o nicho de mercado, é preciso estudar o mercado. Para isso, estude a concorrência, ou seja, observe as suas estratégias de marketing, preços, práticas, fortalezas, fraquezas e dificuldades. 

Também é importante estudar as tendências de consumo. Caso opte por abrir uma loja de roupas para adolescentes, por exemplo, é importante entender quais tendências de moda estão em alta para esse público. 

Defina o seu público-alvo


Você deseja vender bastante, certo? Para isso, precisa entender o que seu público busca. Para entendê-lo, primeiro você precisa defini-lo. Por isso, defina uma faixa etária, gênero, renda, interesses, comportamentos de compra, entre outras características relevantes. 

Trace suas metas e plano de negócio


A seguir, defina os seus planos e objetivos de maneira clara e precisa. Elabore um plano de negócios que oriente todas as ações necessárias para alcançar essas metas e objetivos. 

Regularize o seu negócio digital


Para vender on-line, você vai precisar regularizar o seu negócio. O primeiro passo é abrir um CNPJ. Além de estar sujeito a tributação menores, abrir um CNPJ aumenta a credibilidade perante os clientes e facilita a obtenção de linhas de crédito e negociação com fornecedores. 

Escolha uma plataforma de e-commerce


Depois, escolha um e-commerce (plataforma de comércio eletrônico), que é um serviço que permite a criação e gestão de uma loja virtual. Na hora de escolher, considere os custos, facilidade de uso, suporte e integração com outras ferramentas. 

Registre um domínio e hospedagem


Você também vai precisar registrar um domínio, que é o endereço virtual da sua loja. Escolha um nome que seja fácil de lembrar e relevante para o seu segmento. Veja se o nome está disponível no registro.br e faça o seu registro. Depois, contrate um serviço de hospedagem seguro e confiável, que garanta que a sua loja esteja sempre on-line. 

Design e desenvolvimento da loja


O design da loja virtual é um ponto importante. Portanto, escolha cores e um estilo que comunique a essência da sua marca. É importante que a navegação seja fácil e intuitiva para que o cliente não tenha dificuldade com acesso ou para encontrar as informações que precisa. O ideal é que o site seja também amigável para o uso em dispositivos móveis. 

Cadastro dos produtos


O cadastro dos produtos é um ponto essencial. Por isso, adicione informações claras, precisas e detalhadas, acompanhadas de imagens de qualidade. Invista em uma descrição dos produtos completa, com todas as características importantes, além de preços, métodos de pagamento e parcelamento e formas de envio. 


Defina onde você irá vender


Além de vender apenas no site da sua loja virtual, você também pode realizar vendas pelo instagram ou através de marketplaces, por exemplo. Defina todos os canais de vendas. 

Escolha o modelo de entrega


A escolha do modelo de entrega também deve ser considerada com cuidado. Avalie entre correios, transportadoras e retirada na loja. Considere os prazos e custos para a loja e clientes. 


Métodos de pagamento


O ideal é que os métodos de pagamento sejam flexíveis e atrativos para os clientes. Considere pagamento com cartões de crédito, débito, pix, boleto, transferência bancárias e paypal. 


Teste e lançamento


Antes de lançar oficialmente a sua loja virtual, faça testes em todas as etapas, desde a navegação do site, escolha dos produtos e pagamento. Corrija qualquer erro antes de lançar a sua loja. 


Tenha um bom serviço de atendimento e pós-venda


Ter uma boa comunicação com os clientes é uma maneira inteligente de criar comunicação e fidelizá-los. Por isso, é importante ter um bom serviço de atendimento ao clientes, em canais diversificados, como telefone, redes sociais e chat, por exemplo. 

Tenha uma boa estratégia de pós-venda, ou seja, envie mensagens, e-mail e solicite feedback. Utilize também e-mail marketing para anunciar novas ações ou promoções. 


Use estratégias de marketing para divulgar a sua loja


Um marketing bem feito é fundamental para aumentar o alcance de novos clientes. Por isso, não economize nas estratégias de marketing. Aqui vale utilizar mídia paga, redes sociais, marketing de conteúdo, influenciadores digitais, tráfego pago e SEO. 

Conclusão

Montar uma loja on-line ou vender em marketplaces exige um planejamento cuidadoso e execução de passos importantes. Ao mesmo tempo, é uma estratégia para aumentar as suas vendas e consolidar a sua marca e o seu negócio no mundo digital, possibilitando sucesso a médio e longo prazo. Por isso, não perca mais tempo, siga o nosso passo a passo e realize o seu sonho de ter uma loja virtual!

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