Como deixar a casa mais segura para crianças
Confira algumas dicas para diminuir os riscos de acidentes domésticos.
(Reprodução: Shutterstock)
Quando se tem criança em casa, a vida muda. Tanto pela rotina, atividades e deveres, como pelos cuidados que são necessários. Afinal, as crianças estão em constante aprendizado e a curiosidade faz parte do processo de desenvolvimento. Por isso, é muito importante fazer algumas adaptações em casa para minimizar os riscos de machucados e acidentes domésticos e também reduzir as suas preocupações.
Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou algumas dicas para que os principais cômodos da sua casa fiquem mais seguros para as crianças. Confira:
Cozinha
(Reprodução: Shutterstock)
A cozinha é um dos lugares mais importantes para se ter em mente quanto à segurança das crianças. Afinal, é onde ficam a maioria dos objetos pontiagudos, há muitas tomadas e é claro,os perigos do fogão e do forno.
Opte por deixar materiais cortantes em em gavetas e armários que fiquem fora do alcance dos pequenos e pequenas. Ainda, considerar um trava gaveta é uma ótima alternativa!
Além disso, as tampas de tomadas são essenciais em todos os ambientes da casa. E, ao se falar de forno e fogão, nunca deixe os cabos de panelas virados para o lado de fora para evitar acidentes com alimentos quentes. Mas, por ser um cômodo de muitos riscos, utilize a regra de: criança na cozinha apenas com a supervisão de adultos!
Sala e Escritório
(Reprodução: Shutterstock)
Ao pensar em sala e escritório, vale ressaltar a importância da proteção principalmente para: móveis, tomadas e fios. Prefira os móveis sem rodinhas e com bordas arredondadas para evitar as quinas. Caso não seja possível, os protetores de quina serão seus aliados, tal como os de tomada devem estar presentes em toda a casa.
Além disso, organizadores de fios, tapetes antiderrapantes e prendedores de cortina (se ela for muito extensa) podem reduzir a chance de tombos e acidentes. Tome cuidado também com itens de decoração de materiais que quebrem com facilidade para que não fiquem em fácil acesso de crianças.
Banheiros
(Reprodução: Shutterstock)
Os banheiros também são ambientes propícios para acidentes domésticos, então prefira manter as portas fechadas em caso de crianças muito pequenas, uma vez que essas já utilizam o cômodo apenas com acompanhamento de adultos. Neste espaço, guarde cosméticos, medicamentos e produtos de limpeza em móveis fora do alcance de crianças. Deixe os ralos e a tampa do vaso sanitário fechados e proteja também as tomadas.
Além disso, é preciso tomar cuidado com o piso escorregadio! Prefira pisos e tapetes antiderrapantes para evitar quedas.
Quarto Infantil
(Reprodução: Shutterstock)
A primeira dica para que o quarto infantil seja o mais seguro possível, é em relação à cama. Uma cama com proteção ou travas evita quedas e deixa o sono das crianças muito mais seguro. Além disso, evite beliches para crianças pequenas! Como em todos os ambientes, proteja as tomadas, quinas e janelas. Também é importante instruir as crianças e supervisionar para que o quarto esteja sempre organizado! Brinquedos ou peças soltas no chão podem provocar tombos e outros acidentes. Nichos, caixas organizadoras, prateleiras e cestas ajudam nesta tarefa!
Móveis e objetos que vão ajudar a manter sua casa segura
Produtos para uma casa mais segura para crianças (Reprodução: MadeiraMadeira)
Além das dicas dos principais cuidados, como você percebeu ao longo do texto existem alguns itens que são verdadeiros facilitadores para manter a segurança da sua casa. Confira os produtos que são essenciais para reduzir o risco de acidentes em uma casa com crianças:
1. Protetores de quina
Ideais para evitar machucados em tombos e esbarrões nos móveis de casa.
2. Trava gavetas
Utilize em gavetas em que você guarda materiais perigosos para as crianças.
3.Tapetes antiderrapantes
Em todos os cômodos da casa, eles ajudam a evitar quedas e proporcionam mais estabilidade para as crianças.
4. Protetores de tomada
Primordiais em cada cantinho da sua casa para evitar os choques. Afinal, as crianças adoram colocar os dedinhos na tomada.
5. Nichos Organizadores
Otimizam a organização e servem para que objetivos não fiquem no chão.
6. Organizadores de fios e cabos
Em todos os ambientes em que você tenha produtos de eletro, os fios soltos podem trazer riscos de tombos e problemas com choques. Utilizar organizadores de fios deixa a sua casa mais bonita, funcional e segura.
7. Camas com proteção
Escolher uma cama com proteções laterais, ou que foram desenvolvidas especialmente para crianças, é uma boa ideia para mais segurança durante a noite.
8.Telas para janelas
Principalmente para apartamentos ou casas com mais de um andar, as telas de proteção nas janelas são essenciais para evitar quedas.
9. Portão para escadas
Para evitar problemas com escadas, principalmente com crianças pequenas, os portões nas bases da escada são ótimas opções para limitar os acessos e evitar que as crianças subam e desçam sozinhas.
Viu como, com pequenas adaptações, você deixa a sua casa muito mais preparada para ser um ambiente seguro para as crianças que moram com você? Vale lembrar que cada faixa etária precisa de cuidados específicos e as crianças devem ter sempre a supervisão de adultos. Já aproveite para conferir uma lista de produtos especiais que vão te ajudar a deixar a casa mais segura:
Leia também:
Passo a passo: como organizar armários de cozinha
6 dicas para mudar seu quarto na Black Friday de 2021
Checklist para mães de primeira viagem
Como escolher qual é o melhor tecido para sofá?
Compartilhe: