Entrar ou Cadastrar

Como escolher o aquecedor ideal para a sua casa

4 dicas para quem procura o melhor aquecedor para manter o lar quentinho.

Por: Equipe MadeiraMadeira

(Reprodução: Shutterstock)

Para enfrentar as temperaturas mais baixas com bastante conforto, existem muitas maneiras de preparar a casa para o inverno. Afinal, não há nada melhor do que uma casa quentinha e aconchegante nesse momento, certo? Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou 4 dicas para te ajudar a escolher qual é o melhor aquecedor para a sua casa. Confira: 


Conheça os principais modelos de aquecedoresAquecedores (Reprodução: MadeiraMadeira)

O mercado oferece muitas opções de aquecedores, modelos com características específicas que podem, com suas determinadas funções, atender melhor às diferentes exigências dos clientes em relação ao desempenho e funcionamento do aparelho. Entre os modelos mais buscados nessa área, estão:

  1. Aquecedor à óleo: como indicado pelo nome, seu funcionamento é feito através da troca de calor entre o óleo interno do aparelho e o ambiente externo. Considerado um dos mais silenciosos, ele é facilmente encontrado em lojas e possui uma eficiência ótima, não deixando o ar ressecado. 
  2. Aquecedor halógeno: sendo o mais popularizado no mercado e com menor custo, ele funciona através de resinas incandescentes que disseminam o calor pelo ambiente de forma desigual. Apesar do custo-benefício e portabilidade, ele não é a melhor opção para famílias com crianças ou pets. 
  3. Aquecedor cerâmico: indicado para ambientes maiores por conta de sua potência e habilidade de aquecer uniformemente, como o próprio nome sugere, isso ocorre através de resistências envoltas de cerâmica. Apresenta grande destaque no mercado por suas vantagens em relação à economia, portabilidade e rápido aquecimento. 
  4. Termoventilador: Esse modelo tem um funcionamento que lembra ao de um ventilador, porém suas hélices são utilizadas para trocar calor com a resistência elétrica interna e, assim, disseminá-la pelos arredores.  É o que possui menor custo no mercado e o mais compacto, mas é preciso levar em consideração que possui menor eficiência quando comparado aos outros.


Qual tipo de aquecedor é o mais econômico?(Reprodução: Shutterstock)

Tantas opções dificultam a escolha, né? Cada modelo tem seus prós e contras e, ao pensar pelo lado do custo- benefício, algumas características precisam ser analisadas antes de finalizar a compra. Tudo gira em torno de uma análise sobre a sua situação: qual o tamanho do ambiente você deseja aquecer? Qual a região do país que você está? Afinal, existem lugares em que o frio é mais intenso e uma opção de melhor potência é necessária para suprir suas expectativas.

De maneira geral, especialistas apontam que o aquecedor de cerâmica - apesar de ter um investimento inicial mais elevado - é o que gera mais economia ao bolso do consumidor. Ele conta com funções que alteram a temperatura e indicam o tempo ideal para o desligamento, além de manter o calor por mais tempo no ambiente mesmo quando já está desligado.  


Qual tipo de aquecedor é mais seguro?(Reprodução: Shutterstock)

Novamente, tudo depende do cômodo em que o aparelho é utilizado. Porém, entre os principais modelos, o aquecedor à óleo é um dos mais indicados no quesito segurança, uma vez que contém um sistema de desligamento automático quando a temperatura desejada é atingida. Além disso, o calor é gerado através do aquecimento de um óleo interno que é lacrado e não contribui para a produção de monóxido de carbono.


Principais cuidados ao usar aquecedor em casa(Reprodução: Shutterstock)

  • Para garantir uma segurança ainda maior durante o funcionamento do aparelho, é importante se atentar as seguintes recomendações:
  • Após atingir a temperatura desejada, certifique-se de que o aquecedor foi desligado;
  • Conserve o seu aparelho limpo e com a manutenção em dia; 
  • Alguns aquecedores ressecam o ar, portanto busque alternativas - como umidificadores - para manter a boa umidade necessária no ambiente;
  • Sem usos excessivos. Manter a ventilação natural do ambiente também é importante para que o ar seja renovado e, assim, você ainda evita doenças respiratórias;
  • Não cubra o aparelho quando estiver em uso ou ainda quente, nem deixe perto de cortinas, tapetes, roupas ou móveis. 


E aí, já sabe qual escolher para manter sua casa quentinha? Separamos uma lista com muita variedade para você decidir qual o melhor pra você e o seu cantinho:

Leia também:
Receitas e bebidas quentinhas para o inverno
5 dicas para você escolher o piso ideal para sua casa
Personagens de séries que adoram limpeza e organização
5 dicas para decorar sua casa com o estilo escandinavo


Compartilhe esse texto:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.