Como iluminar sua sala de jantar?
Saiba como deixar a sua sala de jantar incrível de forma simples!
A iluminação é a parte essencial de qualquer esquema de decoração para um cômodo específico. Isso porque, sem uma luz adequada, é muito mais fácil gerar desconforto, má visualização dos elementos, entre outras desvantagens. Por isso, é muito importante considerar tudo o que compõe um bom esquema de luz, especialmente na sala de jantar, onde a convivência em família precisa de um cenário aconchegante e agradável para acontecer com mais amor.
Confira as dicas que selecionamos especialmente para você fazer deste ambiente o local mais confortável e poderoso de toda a sua casa.
Iluminação natural
Para melhorar o esquema de luz natural da sua sala de jantar, é preciso promover o máximo possível de entrada do sol. Afinal, ele é o responsável por manter o local iluminado durante o dia. Somente por meio dele é possível potencializar a alegria que o ambiente proporciona para as pessoas que ali estão. Um cuidado importante que deve ser tomado é com o calor excessivo, que pode ocorrer a partir da alta incidência do sol no ambiente, principalmente em localidades onde esse clima é predominante. Para uma luz natural eficiente, é preciso criar oportunidades de entrada dela na sala de jantar, como com portas e janelas.
Em ambientes com menos possibilidades de de entrada de luz natural e com climas que não recebem muito sol, o ideal é a utilização do vidro como um fator auxiliar de luz. Use-o em portas e janelas para melhorar a incidência do sol e manter a força da luz natural, prejudicada por outros motivos.
Outra dica é em relação às cortinas, que não podem, de forma alguma, trazer mais obscuridade do que o necessário. Nesse caso, cores mais amenas e básicas como o próprio branco ou o bege e até mesmo cores vivas entre o vermelho, amarelo e laranja, podem ajudar no processo.
Iluminação artificial
Todo mundo precisa ver a decoração que você pensou para o seu ambiente, e os elementos de iluminação artificial auxiliam na entrega desse recado. Afinal, a ideia de trazê-los para a sala de jantar é potencializar a decoração mesmo à noite, onde as refeições são ainda mais requintadas e refinadas. Confira as opções que você pode trazer para sua casa:
Arandelas
Mesmo sendo um item utilizado para iluminação exterior, ainda pode ter um resultado surpreendente na sala de jantar. Ideal para mesas de jantar externas e mesas de canto.
Spots
Spots são soluções ótimas para dar foco a pontos específicos da decoração, já que o próprio aparelho tem por objetivo essa iluminação mais concentrada. É ideal para prateleiras e mesas de canto.
Lustres, pendentes e luminárias
Os lustres, pendentes e luminárias são perfeitos para trazer mais requinte para o ambiente por meio do estilo clássico. Ideais para salas de jantar com teto mais alto e mesas de jantar largas e compridas.
Plafons
Plafons são itens diferenciados, com luz discreta e precisa para ambientes. Ideal para prateleiras, nichos e tetos muito baixos.
Abajures
Os abajures já são soluções de iluminação conhecidas de muitos cômodos. Os abajures mais altos, que não necessitam de base e podem ser alocados diretamente no chão são os mais adequados para uma sala de jantar. Use nos cantos vazios.
Candelabros
Extremamente românticos, são itens cobertos de mistério e realeza para serem usados em uma refeição noturna. Hoje em dia já existem diversos modelos de candelabros que não necessitam de velas, mas são carregados por pilhas ou baterias. Ideal para a mesa de jantar.
Cores
O que são cores senão a incidência de luz nos objetos, fazendo com que nossos olhos possam diferenciar cada um por uma característica visual do reflexo? Sem cores bem definidas, a iluminação da sua sala de jantar pode ser bastante prejudicada, principalmente pela ajuda que as cores conferem nesse quesito.
É fácil perceber como o tom da cor (mais claro ou mais escuro) influencia diretamente na iluminação, mesmo que ela seja muito bem trabalhada. Por isso, o mais interessante a se fazer é escolher cores para a decoração da sala de jantar que mantenham o tom conforme o trabalho de iluminação realizado no ambiente.
Confira algumas dicas de combinações de cores para adequar com a iluminação da sala de jantar:
- Iluminação escura para ambiente com muita luz: Use elementos nas cores preta e em tons de cinza combinados com um pouco de branco se você deseja uma iluminação menos robusta;
- Iluminação clara para ambiente com pouca luz: Reproduza a cor branca para manter o aconchego;
- Iluminação escura para ambiente com pouca luz: Se você deseja uma iluminação escura e o esquema de luz colabora com isso, use tons terrosos na madeira e outros elementos para manter o ambiente nesse mesmo estilo;
- Iluminação clara para ambiente com muita luz: Como o ambiente já colabora com a iluminação, o uso de cores como o vermelho, laranja e amarelo, ou seja, cores quentes que transmitem a alegria podem ser usadas tranquilamente.
Itens que ajudam na iluminação
Conheça alguns itens que podem ser integrados à decoração da sua sala de jantar para potencializar a iluminação. Planeje seus lugares e use-os para contemplar as luzes natural e artificial do seu esquema:
- Vidros: Os objetos feitos em vidro, como o próprio tampo da mesa, por exemplo, são ótimos para trazer a sensação de aumento do espaço e o reflexo da luz;
- Cor branca: Como já mencionado anteriormente, a cor branca é a cor com maior incidência de luz e, por conta disso, colabora com seu esquema de iluminação, clareando o local;
- Espelhos: Com o mesmo propósito dos vidros, os espelhos melhoram não só o reflexo da luz, mas a sensação de espaço do ambiente;
- Cerâmicas: As cerâmicas na cor branca são objetos de decoração perfeitos para combinar com a iluminação, especialmente se essa for uma dificuldade do cômodo;
- Metais: Os metais também podem refletir luz. Então lembre-se de usá-los na composição decorativa da sua sala de jantar também.
Confira a linha de iluminação para sala de jantar disponível na MadeiraMadeira e deixe a sua casa do jeitinho que você sonhou!