Como instalar o chuveiro: Confira o passo a passo!
Veja como fazer a instalação do chuveiro elétrico sozinho
O chuveiro elétrico é sinônimo de conforto, afinal, proporciona banhos quentes, relaxantes e mais gostosos. Por isso, quando apresenta algum problema, surge uma certa urgência na sua substituição e a necessidade de fazer a troca sem ter de esperar pelo serviço de um profissional.
Instalar o chuveiro elétrico parece complicado, até porque se a instalação for feita da maneira errada, pode causar alguns problemas, como choques elétricos e mau funcionamento.
Se você quer saber como instalar um chuveiro elétrico sozinho, então confira nosso passo a passo para concluir essa tarefa com sucesso!
Como escolher o chuveiro elétrico
Antes de fazer a substituição do chuveiro é importante escolher um modelo que seja capaz de atender às suas necessidades. Existem diversos modelos, desde os chuveiros mais simples aos mais modernos e tecnológicos. Veja a seguir os atributos mais importantes na hora de escolher um bom chuveiro elétrico:
- Voltagem
É fundamental que a tensão do chuveiro (110V ou 220V) seja compatível com a rede elétrica da sua casa. Se você escolher um modelo com voltagem incompatível, o chuveiro pode sofrer danos, além disso, pode acontecer alguns acidentes.
- Potência
A potência do chuveiro, medida em watts (W), tem relação direta com o consumo de energia e também com a temperatura da água. Portanto, é importante escolher um modelo que equilibre o conforto térmico com a economia de energia. Em regra, quanto maior a potência, maior o consumo de energia elétrica.
Observação: Confirme a capacidade elétrica da residência, ou seja, verifique se os fios e disjuntores suportam a potência do modelo escolhido.
- Pressão de água
Aqui a chave é avaliar a pressão da água disponível no local de instalação. A altura da caixa d’água e a pressão da rede pública têm influência na pressão da água no chuveiro. Em locais com baixa pressão, o ideal é considerar um modelo com pressurizador embutido para melhorar o jato de água e a experiência durante o banho.
- Recursos adicionais
Alguns modelos oferecem funcionalidades extras, que podem tornar o banho ainda mais confortável e relaxante. O controle de temperatura, por exemplo, permite ajustes sutis na temperatura, o que proporciona, além de maior conforto, mais economia de energia.
Outra dica é priorizar modelos mais duráveis, para evitar problemas futuros. Alguns chuveiros contam com resistência blindada, o que reduz a necessidade de troca e manutenção.
Também é importante considerar o design do chuveiro. O modelo precisa combinar com a estética do ambiente a fim de valorizar a decoração do banheiro.
O que é preciso para instalar um chuveiro elétrico?
Para instalar um chuveiro elétrico, primeiramente, confira se você tem todos os materiais e ferramentas necessárias para que a instalação seja feita da forma correta e segura:
Escada
Para alcançar o ponto de instalação do chuveiro com segurança e de forma confortável, você vai precisar de uma escada.
Ferramentas
Algumas ferramentas também são essenciais, como chave de fenda, fita isolante, alicate e conector de fios.
Desligar disjuntor
Antes de iniciar a troca do chuveiro desligue o disjuntor do banheiro para evitar acidentes. Para isso, você precisa ir até o relógio ou quadro de distribuição. Garanta que está, de fato, desenergizado, utilizando uma chave de teste.
Passo a passo para instalar o chuveiro corretamente
Após desligar o disjuntor, inicie o processo de instalação do chuveiro. Primeiro, remova o chuveiro antigo, desconectando os fios e liberando o ponto de instalação. A seguir:
1. Conecte os fios
Confira se a bitola dos fios da instalação elétrica é compatível com o chuveiro. Use um conector ou fita isolante para unir os fios do chuveiro aos da rede elétrica.
2. Conecte a mangueira de água
No ponto de saída da água, encaixe a mangueira do chuveiro e aperte o suficiente para evitar vazamentos. Utilize uma fita veda rosca para ajudar nesse processo.
3. Fixe o chuveiro
Agora, fixe o chuveiro na posição indicada no suporte de maneira segura. Use a fita veda rosca para evitar vazamentos.
4. Faça testes
Para fazer testes, ligue novamente o disjuntor o observe se há vazamentos, mau contato e se o chuveiro está funcionando bem. Caso seja necessário fazer algum ajuste, não esqueça de desligar novamente o disjuntor.
Cuidados ao instalar o chuveiro
Para instalar um chuveiro elétrico de forma prática e segura, sem a ajuda de um profissional, você deve tomar alguns cuidados:
- Feche o registro de água;
- Desligue o disjuntor;
- Evite improvisos e use materiais de qualidade;
- Leia do manual do fabricante.
Conclusão
Ao seguir esse passo a passo é possível instalar o chuveiro elétrico com segurança e facilidade, mantendo o conforto e qualidade dos seus banhos. Além de economizar com a mão de obra, você não perde tempo.
Sempre priorize a sua segurança e mantenha a sua instalação elétrica em boas condições. Caso tenha dificuldades ou inseguranças, solicite a ajuda de um profissional.