Como limpar o piso vinílico: confira as dicas!
Saiba como manter o piso vinílico sempre bonito, limpo e brilhante
O piso vinílico tem sido cada vez mais utilizado na decoração das residências. Isso porque é durável, atóxico, confortável, bonito, prático e tem ótimo custo-benefício. Contudo, exige alguns cuidados com a manutenção.
Limpando da forma certa, é possível manter o piso sempre bonito e preservado, a fim de deixar o ambiente bonito e seguro. Para saber como limpar e cuidar do piso vinílico, siga as nossas dicas!
Qual a melhor forma de limpar o piso vinílico?
O piso vinílico é muito fácil de limpar. Mas você precisa ter alguns cuidados para não danificar o material. Para a limpeza do dia a dia, você pode:
Varrer ou aspirar o piso
Para tirar o pó, areia e outras partículas, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó apropriado para pisos delicados. Assim, além de manter o piso limpo e bonito, você evita que partículas abrasivas danifiquem o piso, deixando-o com aspecto de desgastado.
Passar um pano úmido
A seguir, passe um pano limpo umedecido com com água e detergente neutro diluído. O pano deve estar levemente umedecido porque o excesso de água danifica o piso.
Secagem rápida
Por fim, passe um pano seco para evitar o acúmulo de umidade no piso.
Pode molhar o piso vinílico?
O piso vinílico é composto por camadas que são impermeáveis e têm certa resistência à umidade. Contudo, o excesso de água pode acabar causando um acúmulo, que penetra nas bordas e juntas do piso, o que pode causar danos e ondulações ao material.
Por isso, evite usar panos encharcados, esfregões com muita água ou baldes de água. Caso haja derramamento de muita água ou outros líquidos, seque imediatamente o piso, para evitar danos e manchas.
O que não usar no piso vinílico
Além do cuidado com a umidade, existem alguns materiais de limpeza que você deve evitar:
Produtos abrasivos
Produtos de limpeza com alta concentração de produtos químicos, como desengordurantes e cloro, podem desbotar a cor do piso e causar manchas.
Esponjas a palhas de aço
Esponjas e palhas de aço também são abrasivas e o atrito com o piso pode acabar causando arranhões e riscos, que desgastam o material.
Polidores para pisos convencionais
Antes de usar polidores para pisos convencionais, confira as instruções do fabricante. A maior parte dos polidores para pisos convencionais não são apropriados para o piso vinílico.
Como deixar o piso brilhando
O piso vinílico, em regra, tem o acabamento brilhante por natureza. Por isso, não há a necessidade de usar polidores ou ceras para dar brilho ao piso.
Caso queira ressaltar o brilho do piso vinílico, você pode usar uma solução de vinagre branco e água e aplicar no piso com pano umedecido. O vinagre ajuda a remover aquelas sujeiras mais resistentes e deixa o piso com aspecto mais brilhante.
Dicas de conservação
Para preservar o seu piso vinílico, além de cuidados com a limpeza, você deve adotar alguns hábitos:
- Evite o uso de saltos finos
Saltos finos podem causar furos e arranhões na superfície do piso. Por isso, evite usá-los no ambiente interno da casa.
- Adicione feltro nos móveis
Protetores de feltro na base e pés dos móveis permitem que você faça o deslocamento das peças sem causar danos e arranhões ao piso vinílico.
- Use tapetes
O uso de tapetes nos ambientes e capachos nas entradas ajuda a segurar o acúmulo de poeira e areia. Assim evita o contato dessas partículas que podem causar arranhões e riscos ao piso vinílico.
- Evite a exposição direta ao sol
Prefira instalar o piso em ambientes onde não há a incidência direta da luz do sol ou use cortinas e persianas para controlar a entrada de luz. Isso porque a luz solar pode acabar causando manchas no piso vinílico.
Conclusão
O piso vinílico é bonito, versátil, prático e tem excelente custo-benefício. Para mantê-lo sempre bonito e preservado, você deve limpá-lo diariamente, além de evitar materiais abrasivos e ter alguns cuidados, como uso de tapetes e cortinas. Assim, é possível ter um piso duradouro e resistente, que agrega beleza, elegância e conforto à sua casa.
Gostou das dicas? Então continue no Blog da Madeira para ficar por dentro das novidades de casa e decoração!