Vermelho na decoração: Dicas e inspirações
Saiba como transformar o ambiente com a cor da paixão e da vitalidade
Conhecida como a cor do amor e da paixão, o vermelho é um tom quente e vibrante que pode causar diversas sensações ao ser usado para decorar ambientes.
Além disso, os diferentes tons de vermelho podem ser o grande protagonista da decoração ou estar presentes apenas nos detalhes, criando um ponto de cor, que deixa o ambiente com mais vida e mais aconchegante.
Quer saber como harmonizar o vermelho na decoração, de acordo com o seu estilo e sensações que deseja transmitir? Então confira nossas dicas!
Significado da cor vermelha
Que o vermelho está fortemente associado à paixão e ao amor não é segredo, né? Isso acontece porque a cor transmite a ideia de excitação, energia, vitalidade, emoções profundas, desejo e fogo.
Além disso, o vermelho é sinônimo de força, coragem, poder e fertilidade. Na cultura chinesa, é a cor da felicidade, prosperidade e sorte e, por isso, é muito usado em celebrações de casamentos e festividades.
Na Índia, é a cor da beleza, pureza e fertilidade e é considerada a cor das noivas.
Como usar tons de vermelho na decoração?
Os tons de vermelho na decoração são capazes de transformar qualquer ambiente. Por isso, é preciso saber usar a cor com estratégia para criar um ambiente harmônico, sem excessos. Para coordenar o vermelho na decoração da casa, é importante conhecer os principais tons de vermelho:
Vermelho clássico
Elegante e tradicional, o vermelho clássico é vibrante, intenso e atemporal. Fica muito bonito quando combinado com tons neutros e pode ser usado em uma parede de destaque ou acessórios, como almofadas, poltronas e objetos de decoração.
Vermelho escarlate
O vermelho escarlate tem um toque mais brilhante e enérgico e funciona bem em vários ambientes, como a cozinha e espaços sociais que pedem um pouco mais de energia. A dica é usar em cadeiras de jantar e nos acessórios, como eletroportáteis.
Vermelho terracota
É um mix de vermelho, laranja e marrom. Apesar de ser um tom quente, é mais sutil, ideal para quem quer uma opção mais discreta. Além do mais, ajuda a criar um ambiente rústico e natural. Pode ser usado em cerâmicas, azulejos e paredes com texturas.
Vermelho bordô
O bordô é um tom de vinho, além disso, transmite sofisticação e requinte. Ideal para quem deseja adicionar cor sem abrir mão da formalidade do ambiente.
Quais cores combinam com vermelho?
Por ser uma cor vibrante e impactante, combinar o vermelho com outras cores nem sempre é fácil. Por isso, separamos combinações que costumam funcionar muito bem:
Vermelho e branco
A combinação de vermelho é clássica, elegante e segura. O branco ajuda a suavizar a intensidade do vermelho, trazendo frescor e serenidade à combinação.
Vermelho e cinza
Vermelho e cinza formam uma dupla elegante e moderna. Ao ter uma parede de destaque vermelha, por exemplo, você pode harmonizar com um sofá cinza ou ter uma parede cinza para combinar com o sofá vermelho. Outra opção mais discreta é usar almofadas vermelhas em um sofá cinza.
Vermelho e azul
Uma combinação clássica, elegante e atemporal é o vermelho e azul, principalmente azul marinho. Apesar de ser uma mistura que transmite bastante energia, o azul ajuda a suavizar a intensidade do vermelho.
Vermelho e rosa
A combinação de vermelho e rosa é romântica, criativa e cheia de feminilidade. Em uma sala de estar, por exemplo, misture elementos nas cores rosa e vermelho para tornar o ambiente mais charmoso e moderno.
Vermelho e amarelo
O vermelho e amarelo juntos criam uma fusão vibrante e impactante. A nossa dica é usar um vermelho mais vibrante com um amarelo mais suave, como o amarelo pastel, por exemplo.
Vermelho e preto
Se você prefere uma combinação mais dramática e moderna, o vermelho com preto pode ser a alternativa mais indicada. É impactante e transmite poder. Essa junção deixa os ambientes modernos, como a cozinha e a sala.
Vermelho e laranja
A união do vermelho e laranja ajuda a compor um ambiente vibrante e cheio de vida. Inclusive exala criatividade e energia. Em um quarto com bastante tons neutros, adicione roupa de cama laranja e vermelha, isso vai deixar o ambiente mais aconchegante e convidativo.
Vermelho na decoração
Na hora de usar o vermelho na decoração da sua casa, você pode se valer de alguns truques:
- Ponto focal
Para trazer cor e vitalidade ao ambiente, vale criar um ponto focal. Para isso, use o vermelho em uma parede de destaque ou use o vermelho em um móvel do cômodo, como uma cristaleira ou poltrona.
- Ambiente convidativo
Como é uma cor quente e vibrante, o vermelho ajuda a criar um ambiente mais intimista e convidativo. Sabe aquele cantinho da casa que está excessivamente neutro e falta um pouco de vida? Adicione um item vermelho, como luminária ou poltronas.
- Texturas e materiais
O vermelho também pode enriquecer a decoração do ambiente através de texturas e materiais: tecidos em vermelho, azulejos, texturas em paredes, cortinas e tapetes.
- Flores e plantas
Flores e plantas são uma forma simples e versátil de trazer cor e vida à decoração da sua casa.
- Detalhes e acessórios
Se você quer trazer o vermelho para a decoração de forma mais suave e discreta, pode implementar a cor nos detalhes e acessórios, como porta-retratos, vasos, livros, artigos de decoração e almofadas.
Conclusão
O vermelho é uma cor quente, vibrante e impactante, capaz de transformar qualquer ambiente, ainda que presente apenas nos detalhes.
Na decoração, é possível usar a cor vermelha de variadas formas para criar um ambiente mais convidativo e aconchegante, além disso, um ponto de destaque no recinto enriquece a decoração e deixa tudo mais interessante. Concorda?
Escolha o seu tom de vermelho preferido, combine com as cores certas e transforme a decoração do ambiente!