Espelhos: os principais tipos e como usá-los na decoração
Confira as dicas para utilizar espelhos na decoração da sua casa.
(Reprodução: Shutterstock)
Alguns itens são versáteis e atemporais para utilizar em decorações dos mais diferentes estilos. Os espelhos, por exemplo, são ótimas alternativas, aplicáveis para todos os cômodos e com muita variedade de modelos, tamanhos e formatos.
Quer saber mais sobre quais os principais tipos de espelhos e como usá-los na decoração da sua casa? A MadeiraMadeira te ajuda! Confira:
As principais funções do espelho
(Reprodução: Shutterstock)
Os espelhos possuem diversas funções na casa. Uma das principais é realmente a decoração, até porque são muitos estilos de espelhos que combinam com tudo que é tipo de ambiente. Mas, além disso, eles oferecem outras vantagens para a casa, principalmente:
- Sensação de amplitude: sabe aqueles espaços que são bem pequenos? Um espelho ajuda para que pareça maior, dando uma boa sensação de amplitude para os cômodos. Aposte em espelhos para: corredores, banheiros, quartos menores e salas que sejam pequenas;
- Iluminação: espelhos nas paredes ajudam a dobrar a quantidade de luz. Posicione em locais estratégicos perto das janelas para utilizar ao seu favor.
Cuide apenas com a posição para que os reflexos não repliquem muitos móveis e itens, principalmente coloridos, que possam deixar o espaço poluído e dar a sensação de um local mais cheio.
*Dica: espelhos horizontais ajudam a “aumentar” a largura dos ambientes, e os verticais ajudam a “aumentar” a altura deles. Escolha de acordo com a sua necessidade!
Conheça os principais tipos de espelho
(Reprodução: Shutterstock)
Para escolher o espelho ideal para cada cômodo, é importante conhecer alguns dos principais modelos e tendências para definir qual faz mais sentido para o que você deseja criar na sua casa. Confira:
Espelho orgânico
(Reprodução: Shutterstock)
Um dos queridinhos do momento é o espelho orgânico. Com curvas que são bem leves, poucos formatos definidos, eles oferecem um aspecto mais natural e dão um charme bem especial para o ambiente. Além disso, puxam para as formas ovais ou circulares e não costumam ter molduras muito marcantes, sendo bem fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração.
Espelho adnet
(Reprodução: Shutterstock)
Mais um modelo que está na lista dos favoritos atualmente, é o espelho adnet. Criado originalmente pelo designer francês Jacques Adnet, em 1950, trata-se de um espelho versátil e que combina com as decorações em variados estilos, como boho, minimalista, industrial, escandinavo e muitos outros.
Com um formato redondo e proporcional, ele possui uma alça para ser fixado na parede e é bem simples, mas proporciona um ar moderno para qualquer decoração. Ainda, é possível encontrar com alças de couro, com pinus, com LED e em diferentes cores também.
Espelho de chão
(Reprodução: Shutterstock)
Os espelhos de chão são ideais principalmente para o quarto! Eles ajudam a garantir a visão do corpo inteiro, facilitando para provar roupas, e podem ser encontrados em diversos formatos e estilos para que se adaptem ao seu quarto, como: retangular, oval, ou até mesmo em modelos multifuncionais com araras e demais finalidades. Em quartos com uma decoração aesthetic, por exemplo, são itens característicos principalmente quando enfeitados com luzes.
Espelho com acabamento bisotê
Espelhos para decoração da casa (Reprodução: MadeiraMadeira)
Um clássico, o espelho com acabamento bisotê - ou bisotado - conta com detalhes diferentes nas bordas, que são feitas com outro ângulo e de forma chanfrada. É um modelo mais tradicional e muito utilizado especialmente em banheiros e salas.
Espelhos para decoração da casa (Reprodução: MadeiraMadeira)
Além disso, existem espelhos com luzes de LED, espelhos decorativos com modelos variados, como formas geométricas, ou até mesmo os espelhos jateados, com ilustrações.
Móveis com espelhos
Espelhos para decoração da casa (Reprodução: MadeiraMadeira)
Outra maneira de incluir os espelhos na decoração, é através dos móveis. A técnica de móveis espelhados pode ser incluída em qualquer cômodo da casa. Além disso, por meio de outros móveis que também já vêm com espelhos, como: penteadeiras, escrivaninhas, gabinetes de banheiro, cômodas e muito mais.
Os espelhos e os estilos de decoração
(Reprodução: Shutterstock)
Por conta da grande variedade de opções, você pode pesquisar espelhos que façam sentido para combinar com o estilo de decoração já definido para cada cômodo. Leve em consideração: formato, moldura, tamanho e cores, pensando sempre nas características principais escolhidas do estilo da sua casa e como elas aparecem em cada tipo de espelho.
*Dica: modelos com bordas de madeira combinam muito com decorações no estilo rústico ou boho, por exemplo. Espelhos sem muitos detalhes podem combinar com o estilo minimalista, espelhos com aço têm tudo a ver com decor no estilo industrial e por aí vai. Analise conforme a base de cada estilo e escolha o que faz mais sentido para sua casa!
Como fixar espelhos
E, agora que você já escolheu os melhores modelos para a sua casa, é o momento de saber como fixá-los. Para espelhos de chão ou que possuem alguma base de apoio, isso não é necessário. Mas, para demais modelos, existem algumas alternativas:
- Apoiar em móveis: dependendo do tamanho do espelho, utilizar os próprios móveis como apoio - sem precisar de fixação - é uma maneira linda de complementar a decoração. Você pode apoiar em estantes, prateleiras ou até mesmo no chão e dar um toque especial para o ambiente;
- Pregos ou parafusos: uma forma tradicional de fixar os espelhos nas paredes, são os pregos! Para espelhos maiores e mais pesados, o uso de parafusos pode ser mais indicado. Dependendo do caso, será necessário ter um martelo ou uma furadeira. Em seguida, basta calcular a altura, verificar a parede cuidando com fiação e encanamento, medir e utilizar um nível, fita métrica ou régua para que fique reto;
- Fitas dupla-face: as fitas dupla-face são grandes aliadas quando o assunto é praticidade! É importante apenas se atentar aos materiais e peso suportado para cada modelo de fita, colar nas extremidades do espelho e fixá-lo na parede. Elas garantem mais agilidade, menos barulho e menos trabalho para compor a sua decoração;
- Cola de prego: também chamada de “cola prego líquido”, essa cola é feita para que possa ser fixada de forma rápida e mesmo com tintas de parede. Não deixe de analisar os materiais indicados e ler as recomendações do produto para ver se essa cola é a melhor opção para você;
- Espelhos autocolantes: os espelhos decorativos, que geralmente são menores e mais leves, possuem modelos autocolantes e que podem ser facilmente fixados nas paredes;
- Ganchos adesivos ou suportes colados: por fim, existem também os ganchos adesivos ou suportes, que podem ser fixados nas paredes para que seja possível pendurar os espelhos – modelos com alças, principalmente – mas que também fazem necessário analisar a questão do peso máximo indicado.
E aí, gostou das dicas? Já consegue imaginar quais os modelos que podem combinar ainda mais com os diferentes cômodos da sua casa? Então aproveite e confira uma lista de produtos especial para começar agora mesmo a escolher:
Leia também:
Como montar uma sala de jantar estilo Casa de Campo
5 dicas para decorar um apartamento studio
Lavanderia e área de serviço: saiba como decorar
5 dicas para escolher a cabeceira ideal para sua cama
Compartilhe: