Como arrumar o guarda-roupa feminino?
Saiba como deixar o seu guarda-roupa mais organizado e funcional
Ter um guarda-roupa bem arrumado, que atenda bem às necessidades femininas é o sonho de toda a mulher, não é mesmo? Às vezes, na correria do dia a dia, parece impossível manter a organização.
Embora não pareça, é possível manter o guarda-roupa organizado de forma funcional e prática de um jeito fácil. E a boa notícia é que você não precisa de um personal organizer para isso. Basta conferir as nossas super dicas!
Categorização e setorização das roupas
Para organizar e manter a arrumação do guarda-roupa de mulher, a primeira dica é começar a categorizar e separar as roupas. Por exemplo, separe as roupas de praia, roupas de inverno, casacos, roupas de cama e roupas delicadas e outras categorias, de acordo com a sua realidade.
Depois de setorizar as roupas, basta organizá-las em conjunto. Então, em uma só gaveta, coloque todas as suas roupas íntimas. Em outra, todas as roupas de praia e assim por diante. Para te ajudar nessa tarefa, temos algumas dicas úteis:
Padronize os cabides
Muitas roupas, como camisas, vestidos e até calças sociais precisam ficar penduradas. Para isso, você vai precisar de um guarda-roupa grande, bem dividido que conte com alguns cabideiros.
Principalmente se você não tiver um guarda-roupa espaçoso, para aproveitar melhor os espaços dos cabideiros, padronize os cabides. Esse tipo de organização, além de deixar a estética mais harmônica, ajuda a otimizar o espaço. Desse modo, é possível pendurar mais peças.
Quanto mais peças penduradas, melhor! As peças penduradas ficam mais expostas, o que te ajuda na hora de escolher a roupa, além disso, evita bagunça porque não precisa ficar revirando muitas peças enquanto procura.
Use caixas organizadoras e colmeias
Acessórios e peças pequenas e delicadas, se não forem bem organizadas, podem deixar o guarda-roupa poluído visualmente e com ar desorganizado. A sugestão aqui para resolver esse problema é o uso de caixas organizadoras e colmeias. Nas caixas organizadoras, você pode, por exemplo, colocar joias, bijuterias, cintos, lenços, relógios e óculos de sol.
Já as colmeias são úteis para a organização de meias, calcinhas, sutiãs, roupas de praia e até mesmo roupas de academia, que costumam ser mais delicadas.
Deixe acessíveis os looks mais usados
Sabe aquelas peças coringas que você usa com muita frequência? Deixe-as sempre à vista. Isso, além de trazer agilidade na hora de se vestir, evita que você fique procurando e revirando outras peças, bagunçando o guarda-roupa.
Se possível, separe uma parte do cabideiro só para essas peças de uso frequente. Sua arrumação vai durar muito mais tempo!
Como organizar vestidos longos no guarda-roupa?
Antes de tudo, é importante ter um guarda-roupa funcional, ou seja, que tenha espaços internos que atendam bem às suas necessidades. Se você tem muitos vestidos longos, por exemplo, escolha um guarda-roupa com um cabideiro mais comprido, em que seja possível pendurar o vestido sem amassá-lo.
Se você não tem um cabideiro que comporte o vestido longo, outra dica é investir em cabides específicos, que contam com presilhas e suportes que mantêm o vestido mais firme, evitando que a peça deslize ou amasse.
Como organizar roupas da estação?
Organizar o guarda-roupa conforme a estação também é uma alternativa bastante inteligente. No verão, por exemplo, deixe à mostra as peças mais leves, frescas e coloridas, por outro lado, nas partes superiores guarda as peças de inverno.
Já no inverno, deixe os casacos, luvas e sobretudos à mostra e coloque as peças de verão nas partes superiores, onde você tem menor acesso.
Para te ajudar nessa organização, vale usar caixas organizadoras. Uma dica é optar por caixas de acrílico, que são transparentes e permitem a visualização do conteúdo.
Etiquetar as caixas com adesivos, como “roupas de inverno”, “acessórios praia”, e assim por diante, também ajuda na arrumação.
Como organizar sapatos no guarda-roupa?
Boa parte das pessoas precisam organizar os sapatos no guarda-roupa. Caso o seu guarda-roupa conte com sapateira, prefira deixar na parte de baixo os sapatos usados com mais frequência. Já na parte de cima aqueles menos usados.
Outra boa opção é usar as prateleiras do guarda-roupa para a organização dos sapatos. Alguns modelos de guarda-roupa contam com prateleiras removíveis e ajustáveis, o que facilita bastante a organização.
Se você não tem uma sapateira, use prateleiras, isso ajuda a aproveitar os espaços verticais no armário.
Como ter um guarda roupa funcional
Para alcançar essa meta, além de seguir as nossas dicas de organização, você deve se atentar a alguns pontos:
Escolha um modelo de guarda-roupa certo para você
Para facilitar a organização, escolha das roupas no dia a dia e até para te ajudar a se vestir melhor, você precisa de um guarda-roupa que atenda às suas necessidades.
Precisa ter um número adequado de gavetas, cabideiros, prateleiras e nichos. Isso ajuda a agilizar bastante o seu dia a dia, além disso, fica mais fácil visualizar as suas peças e te inspira a se vestir melhor. Isso pode até evitar compras desnecessárias e assim você economiza dinheiro.
Não acumule muitas peças
Excessos e funcionalidade geralmente não caminham juntos. Portanto, sempre que possível, separe as peças que não usa muito e faça doações daquelas que se encontram em bom estado. Manter um guarda-roupa enxuto é o requisito básico para ter um guarda-roupa funcional.
Invista em um armário cápsula
Você já ouviu falar em armário cápsula? Basicamente, é adotar peças coringas e multifuncionais. Ao investir nessas peças, que são básicas, necessárias e que combinam entre si, você consegue se vestir de muitas formas diferentes com poucas peças.
Separe um tempo para manutenção da organização
Se possível, semanalmente, separe um tempo para manter a organização do guarda-roupa e coloque no lugar as peças que ficaram bagunçadas por conta da correria do dia a dia.
Isso faz com que você tire peças para lavar e ajuda a notar alguma roupa que talvez precise de reparos, além do mais, evita que o caos se instale no armário.
Viu, só? Ter um guarda-roupa organizado e funcional não é tão difícil. Que tal começar a dar aquele up na organização do seu armário?