Entrar ou Cadastrar

Guia para comprar o sofá perfeito

Confira 5 dicas para não errar na hora de comprar o seu novo sofá

Por: Equipe MadeiraMadeira
26 fev 2021Como comprar

O sofá é, para muitos, o móvel mais importante da sala de estar. Ele é capaz de tornar o ambiente mais acolhedor e evidenciar a personalidade dos donos da casa por meio do seu estilo. Em meio às infinitas opções de cores, modelos e preços, escolher o sofá perfeito pode parecer uma tarefa muito difícil, mas essa não precisa ser uma missão impossível.

Confira as 5 dicas que a MadeiraMadeira separou para te ajudar a escolher o modelo de sofá perfeito para a sua casa:

1. O modelo ideal

A sua casa reflete quem você é. Por isso, ao escolher o modelo do seu novo sofá, pense sobre como você gosta de aproveitar seu tempo de descanso e como é a sua rotina em relação à sua sala de estar.

Modelos retráteis e reclináveis são ideais para quem gosta de passar longos períodos vendo TV. Por possuírem os assentos mais profundos, garantem mais conforto para este momento. Para quem costuma ver TV no quarto e usa a sala de estar apenas como um ambiente para receber visitas, os modelos mais simples e com chaise podem ser uma melhor opção. Afinal, eles não deixam de ser confortáveis, mas facilitam a interação e movimentação das pessoas pelo ambiente.

Já os modelos de sofá cama e sofá de canto ou em L são ideais para quem precisa otimizar o espaço disponível e garantir um ambiente super confortável.

Modelos de Sofás (Reprodução: MadeiraMadeira)

2. Tecido

O tecido dá o toque final ao sofá e é um dos fatores responsáveis por torná-lo confortável e adequado para sua realidade. Estes são os três principais tipo de tecidos utilizados na fabricação de sofás:

• Suede: é a grande tendência do momento. Ele simula a camurça e pode ter acabamento liso ou amassado. É extremamente durável, macio ao toque e se adapta a todas as temperaturas;

• Sintético: é naturalmente impermeável e ideal para pessoas alérgicas. No entanto, absorve a temperatura do ambiente, tornando-o muito frio no inverno e quente no verão;

• Chenille: era o queridinho antes de o tecido suede fazer tanto sucesso. Possui textura similar e é extremamente confortável, mas costuma acumular mais poeira, o que torna sua higienização mais complexa. Se na sua casa há pessoas alergicas, evite o tecido chenille.

Além deles, existem muitos outros, como: couro, veludo e linho, por exemplo. De acordo com a sua realidade, pesquise analise qual dos tecidos de sofá seriam as melhores opções para a sua casa.

*Dica: o processo de impermeabilização é um excelente investimento para garantir maior durabilidade do seu sofá, assim como facilitar sua higienização. Essa, por sinal, pode ser realizada em casa mesmo, assim como existem diversas alternativas para realizar a limpeza do seu sofá também em casa


3. Cores: como escolher e combinar

Quando o assunto é a escolha de cores, existe uma veriedade infinita de tons diponíveis no mercado: das mais neutras às mais marcantes. Se você gosta de mudar as cores do ambiente com frequência, aposte em um sofá de cor neutra e almofadas e mantas coloridas, por exemplo. Isso vai te dar uma liberdade maior para criar as mais variadas composições e ainda economizar em cada renovação do seu ambiente.
 
Também é possível usar o sofá colorido como ponto central de cor do ambiente, equilibrando-o com móveis neutros. Além disso, reforçar a mesma cor do móvel em outros detalhes  – como quadros e itens de decoração – também deixa tudo mais lindo! 

Modelos de Sofás (Reprodução: MadeiraMadeira)

4. Medidas

Para não errar na hora da compra, seja realista em relação ao espaço disponível para o móvel. É importante ter em mente que, para ser confortável, o sofá não precisa ser imenso.

Na hora de tirar as medidas, considere espaços de passagem e o tamanho que o seu sofá novo ocupará em sua abertura máxima, como no caso dos modelos retráteis, por exemplo. Para materializar o espaço que será ocupado em sua sala, você pode estender lençóis ou colar uma fita no chão delimitando a área em que ele ficará.

Além disso, meça também suas portas de entrada, assim como elevador ou escadas, caso você more em prédio. Assim, você evita imprevistos e garante que não haverá dificuldades para colocar o seu novo sofá para dentro de casa.


5. Nível de conforto

Os sofás possuem os mais variados modelos, cores e níveis de conforto. Esses níveis de conforto se dão, principalmente, por conta da densidade da espuma utilizada na fabricação do produto. Confira o artigo Qual a densidade ideal da espuma para sofás e saiba como escolher a densidade ideal da espuma para que o seu novo sofá seja o mais perfeito possível para o seu gosto.


Agora ficou mais fácil escolher o seu novo sofá, né? Confira aqui todos os modelos disponíveis na MadeiraMadeira e compartilhe esse artigo com seus amigos:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.