Movimento Tiny House
Conheça a tendência que vai mudar a sua forma de pensar em móveis.
Cada época é marcada por mudanças na sociedade e, consequentemente, em comportamentos de consumo que refletem nos mais variados mercados e tendências. O Movimento Tiny House, por exemplo, deixa evidente que as pessoas estão repensando consumos excessivos até mesmo quando se trata de suas próprias casas. Mas isso não quer dizer deixar o conforto de lado! Afinal, você sabe o que é esse movimento e como ele surgiu? A Madeira te explica!
O que é o Movimento Tiny House?
Imagem: Shutterstock
Do inglês, “Tiny House” significa basicamente “casa pequena” ou “mini casa” e a ideia do movimento é literalmente essa! Largar as grandes construções de cômodos enormes para investir em espaços menores, com tudo otimizado e um completo trabalho em conjunto entre arquitetura e design interiores. A essência está em aproveitar poucos metros quadrados para criar ambientes totalmente funcionais, mas que não sejam “mais do que o necessário”, reduzir o custo de vida e, claro, o hábito de consumir por impulso. Esse movimento está atrelado aos conceitos de um estilo de vida minimalista, simples e sustentável, geralmente com uso de placas solares, sistemas construtivos à seco, tudo pensado de forma inteligente e sem deixar de lado o conforto, beleza e sofisticação.
Quando surgiu o Movimento Tiny House?
Imagem: Shutterstock
Esse movimento surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, com Jay Shafer, um americano que é conhecido como o pioneiro do conceito. Ele desenhou uma tiny house como uma alternativa de vida mais simples, porém um pouco mais estruturada do que o trailer em que ele já vivia há algum tempo. O movimento ganhou força próximo ao período de 2008, como uma forma escolhida por várias pessoas para diminuir o custo de vida durante a grande crise no país. Após isso, espalhou-se e ganhou visibilidade pelo mundo todo, mas principalmente a partir de 2020 começou a ser um modelo mais conhecido no Brasil. Hoje em dia, é um dos modelos de hospedagem mais procurados em aplicativos de aluguel de casas de temporada, adorado nas redes sociais e que desperta muita curiosidade e interesse no povo brasileiro.
Quantos metros tem uma Tiny House?
Imagem: Shutterstock
Não existe um tamanho específico e algumas são ainda menores, mas no geral uma tiny house costuma ter entre 25 e 40m². Esse formato de casa pode ser aplicado nos “mini apartamentos” em uma cidade grande, em um terreno com quintal ou em uma das opções mais desejadas por quem sonha em viajar ou apostar na vida de “nômade”: sobre rodas. Por isso, nem sempre escolher viver em uma tiny house significa investir em uma casa barata!
Apesar do menor espaço construído, a casa deve ser bem planejada de acordo com seus moradores e suas necessidades. Afinal, o formato só faz sentido se for muito funcional! Por isso, é preciso criar projetos arquitetônicos, depois projetos de design de interiores e realmente apostar em mobília e equipamentos que sejam facilitadores no dia a dia. No geral, o investimento inicial costuma ser alto, mas após isso os custos fixos para se viver em uma tiny house tendem a ser bem menores do que em uma grande casa.
Os móveis cabem em uma Tiny House?
Móveis para otimizar espaço
A criatividade faz parte do processo de escolha dos móveis para uma casa dessas. Para que tudo funcione e caiba dentro de um espaço tão pequeno, é necessário ter móveis com mais de uma função, dobráveis, embutidos e muitos organizadores. Já parou para pensar nisso? Se cabe tudo de uma forma inteligente em uma mini casa, será que realmente está faltando espaço na sua? As tiny houses podem abrir nossos olhos para repensar e nos inspirar sobre a forma de mobiliar nossas casas! A MadeiraMadeira conta com várias opções multifuncionais, tanto para uma tiny house, quanto para quem quer otimizar o espaço em uma casa de tamanho convencional.
E aí, gostou de saber mais sobre esse movimento? Será que você moraria em uma tiny house? Clique aqui para conferir uma lista com vários produtos compactos e multifuncionais que a Madeira separou para você.
Leia também:
3 dicas para escolher a iluminação certa para sua casa
Estilos de decoração: tropical
Passo a passo: como combinar cores na decoração de casa
Cantinho do café em casa: monte o seu em 3 passos
Compartilhe: