Entrar ou Cadastrar

Passo a passo: como combinar cores na decoração de casa

Dicas para você acertar nas escolhas das cores para compor sua casa.

Por: Equipe MadeiraMadeira

Se na moda e arte as cores têm o poder de reforçar características da nossa personalidade, despertar emoções e transmitir mensagens, por que na decoração seria diferente? Com a combinação certa de cores é possível transformar os ambientes da sua casa e torná-la ainda mais acolhedora e perfeita para você.

(Reprodução: Shutterstock)

Confira nossas dicas para colorir a sua casa com harmonia e muita personalidade:


1. Conheça o círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta utilizada para criar composições harmônicas entre as cores. Ele foi criado por Isaac Newton no século XVII, a partir de um experimento realizado para entender as relações que as cores estabelecem entre si.

Ele é representado por meio de um círculo dividido em 12 partes, de 12 diferentes cores: três primárias, três secundárias e seis terciárias.

Círculo cromático (Reprodução: MadeiraMadeira)


Sabe quando você quer usar várias cores para dar mais vida à decoração da sua casa, mas não sabe quais combinam entre si? Existem algumas composições que o círculo cromático pode te ajudar a criar. As principais são: monocromáticas, análogas, complementares, e triádicas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

Composição Monocromática: é composta pelas diferentes tonalidades da cor de uma única parte do círculo cromático.

Decoração monocromática (Reprodução: Shutterstock)


Composição análoga: é uma evolução da composição monocromática. Ela é composta por cores que estão lado a lado no círculo cromático.

Decoração com cores análogas (Reprodução: Shutterstock)

Composição complementar: é a combinação de duas cores que estão em lados completamente opostos à outra no círculo cromático. 


Decoração com cores complementares (Reprodução: Shutterstock)


Composição tríade: é formada por três cores que têm a mesma distância entre si no círculo cromático, como se formassem um triângulo.

Decoração com cores tríades (Reprodução: Shutterstock)


Bateu a vontade de criar uma composição única para sua casa? Conheça o círculo cromático da Adobe. Ele é gratuito e super intuitivo!

Agora que você já sabe mais sobre como criar composições de cores harmônicas usando o círculo cromático, confira alguns pontos principais para aplicá-las na decoração:


2. Como aplicar as composições do círculo cromático?
Depois de escolher qual a composição de cores perfeita para você, pense em quais elementos você utilizará para materializar todas as ideias. Para fazer isso, é importante levar em consideração se:

1. você gosta de renovar a decoração com frequência?
2. quer que as cores ocupem bastante espaço dentro do ambiente?

Assim, fica mais fácil decidir se as paredes receberão uma nova cor, se haverá algum móvel colorido ou se os pontos de cor do ambiente serão elementos decorativos que podem ser trocados de tempos em tempos, sem gastar muito ou ter a necessidade de reformas.

(Reprodução: Shutterstock)

Depois de definir o quão colorido você quer que seu ambiente seja, escolha elementos de cor neutra para harmonizar a decoração. Tons de branco, cinza e beje costumam ser peças-chave e combinam muito bem com todas as outras cores.


3. Combinar móveis e paredes
Qual efeito você quer ver ao entrar no cômodo que quer transformar? Por ocuparem o ambiente todo, a combinação de cores perfeita entre móveis e paredes impacta diretamente na primeira impressão que as pessoas têm do espaço.
Se você quer ter a sensação de que o ambiente é maior, aposte na combinação de móveis e paredes claras ou da mesma cor. Agora, se você considera o ambiente meio vazio e precisa ser preenchido, pode apostar no contraste entre móveis coloridos e paredes claras ou paredes coloridas e móveis claros.

(Reprodução: Shutterstock)

No entanto, isso não é uma regra. Você pode brincar com o efeito que cada contraste dá e combinar essas duas dicas. Assim, você direciona o olhar de quem entra no ambiente para um único ponto de cor: seja ele um móvel ou parede.


4. Como escolher os elementos decorativos
Os elementos decorativos dão o arremate e fazem toda a diferença no resultado da transformação do ambiente. Eles são uma excelente maneira para trazer ainda mais da sua personalidade e memórias afetivas para a decoração.  Podem ser usados para dar cor ao ambiente caso você não queira usar móveis e paredes coloridas ou serem complementares, usados apenas para valorizar ainda mais o espaço.

Caso o objetivo seja colorir a sua casa com elementos decorativos, use e abuse da composição de cores que você criou. Elementos como quadros, capas de almofada, utensílios de cozinha e cama, mesa e banho são facilmente encontrados nas mais variadas cores.
Inclusive, o uso de estampas não é anulado pelo uso de outras cores. Para harmonizá-la com os outros elementos, aposte em uma que contenha as cores da sua composição. Ficará lindo!

(Reprodução: Shutterstock)

Na hora de escolher a cortina, opte por uma cor neutra ou semelhante à cor da sua parede. Assim, você terá um espaço mais uniforme e terá a sensação de que ele é maior. 
Para o tapete, você pode optar por um que tenha estampa nas cores que você vai usar na nova decoração ou combiná-lo com o tom dos móveis que estão ao seu redor.


5. Combinação do piso
Caso você não esteja construindo ou morando de aluguel, trocar o piso da sua casa provavelmente não é uma opção viável no momento. Certo? 
Por isso, aposte sempre em móveis neutros: brancos, off white ou tons de cinza. Eles combinam super bem com pisos claros, escuros ou com texturas. No entanto, você também pode ter um tapete neutro como seu maior aliado.

(Reprodução: Shutterstock)

Se você está construindo ou reformando, confira 5 dicas para você escolher o piso ideal para sua casa


Colorir a casa é fácil e pode, inclusive, ser uma tarefa divertida para toda a família. Inspire-se com alguns produtos que podem compor a sua decoração:

Leia também:
Tudo o que você precisa saber para pintar a sua casa
5 dicas para decorar sua casa com o estilo escandinavo
Passo a passo: como decorar uma sala de forma simples
As melhores séries para quem ama decoração


Compartilhe este artigo com quem quer colorir a casa:

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.