Como escolher a cuba do banheiro
Cuba do banheiro: o que considerar na hora de escolher o modelo ideal?
O banheiro tem recebido cada vez mais atenção, até porque um ambiente bonito, organizado e com elementos modernos deixam a casa mais sofisticada e acolhedora. Sem dúvidas, um dos pontos altos da decoração do banheiro é a cuba, que confere um toque interessante a este cômodo.
Isso sem contar que a cuba tem o seu papel na funcionalidade do banheiro. Por isso, na hora de escolher a cuba do banheiro, leve em consideração a estética e também outras características, como material, tipo e formato. Para facilitar a sua missão, preparamos um guia com as principais características das cubas de banheiro. Confira!
Quais são os tipos de cuba para banheiro?
Existem diversos modelos de cuba para banheiro, por isso, para saber como escolher o tipo mais apropriado para o seu banheiro, é importante conhecer as principais opções:
Cuba de sobrepor
A cuba de sobrepor é um dos tipos mais usados. É colocada sobre a bancada e a base da cuba fica parcialmente embutida. Esse modelo de cuba é prático e traz um design elegante e moderno, ideal para que gosta de uma decoração minimalista.
Cuba de apoio
Outro tipo bastante utilizado e com instalação prática é a cuba de apoio, que fica completamente sobre a bancada. Além de trazer um ar jovial e moderno à decoração, combina perfeitamente com ambientes modernos.
Cuba de semiencaixe
A cuba de semiencaixe fica embutida na bancada, mas com uma parte projetada para a frente, é ideal para banheiros com bancadas estreitas. Além disso, é a opção mais indicada para banheiros pequenos, onde é preciso dar um up na decoração com pequenos detalhes, além de otimizar bem os espaços.
Cuba de embutir
A cuba de embutir fica completamente embutida no móvel e proporciona um visual mais clean, sendo uma outra opção interessante para decorações minimalistas. Além disso, é fácil de limpar e se mantém limpa por mais tempo.
Cuba de piso
A cuba de piso é diretamente instalada no chão. Como tem uma estrutura própria, não há necessidade de bancada. É uma opção moderna, inovadora e que proporciona um design único e cheio de personalidade.
Cuba esculpida
A cuba esculpida, como o próprio nome sugere, é esculpida no material da bancada. Portanto, não há diferença entre a cuba e a bancada. É uma opção requintada e elegante, que dá um toque de luxo à decoração do ambiente.
Cuba de parede
Instalada diretamente na parede, a cuba de parede dispensa bancada. Por isso, é ideal para ambientes pequenos e decorações mais simples.
Formato da cuba
O formato da cuba também deve ser levado em consideração na hora de escolher o modelo para o seu banheiro. Isso porque o formato impacta não só no design, mas também na funcionalidade da cuba:
Redonda
A cuba redonda oferece um design mais delicado, além do mais, aproveita melhor os espaços. Por isso, é indicada para decorações minimalistas e banheiros ou lavabos pequenos.
Quadrada
As linhas retas e visual geométrico da cuba quadrada trazem um ar mais moderno e adiciona um toque de elegância para compor uma decoração contemporânea. Geralmente é mais fácil de instalar e por seu formato, há menos desperdício de água, ajudando a manter o ambiente mais limpo.
Oval
A cuba oval é uma opção democrática e prática, o equilíbrio perfeito entre a cuba quadrada e a cuba redonda. É elegante e atemporal.
Retangular
Ideal para banheiros maiores, a cuba retangular é arrojada, moderna e cheia de personalidade. São elegantes e funcionais.
Qual o modelo de cuba mais usado?
A cuba de sobrepor, a cuba de apoio e a cuba de embutir são as opções mais usadas no Brasil. Atualmente, a cuba esculpida também faz sucesso, especialmente nas decorações mais modernas.
Material para cuba do banheiro
A escolha do material também é um ponto importante na hora de comprar esta peça, pois o material impacta diretamente na durabilidade, resistência, estética e manutenção da cuba.
Mármore
O mármore é resistente e durável, além de super luxuoso e requintado. Exige alguns cuidados com manutenção porque é suscetível a riscos e manchas.
Vidro
Versátil e prático, o vidro é leve e delicado, além de ser fácil de limpar. Com os cuidados adequados, é resistente e durável.
Cerâmica
Prática e acessível, a cerâmica é uma opção versátil, disponível em várias cores. É resistente, durável e uma das opções mais procuradas.
Porcelana
A porcelana é um material semelhante à cerâmica. Também é resistente, durável e geralmente encontramos este modelo em várias cores. É um material brilhante, que deixa a decoração ainda mais elegante.
Pedra natural
A pedra natural é durável, resistente e harmoniza bem com ambientes rústicos ou sofisticados.
Qual é a altura ideal da cuba?
A altura ideal para a instalar a cuba varia conforme o tipo de cuba. Em regra, a cuba deve ficar a cerca de 90 cm do chão. A cuba de semiencaixe, por exemplo, deve ser instalada a uma altura de 95 cm.
Como calcular o tamanho da cuba
Para saber o tamanho certo da cuba do banheiro, leve em consideração principalmente o espaço disponível e o tamanho da bancada. Para garantir um espaço funcional, o ideal é que a bancada tenha 40 cm a mais do que o tamanho da cuba. O ideal é que sobre também cerca de 10 cm de borda de frente. Assim, o tamanho da cuba fica proporcional e é possível aproveitar a bancada de forma funcional.
Como escolher a torneira certa para cuba
A torneira deve ser proporcional ao tamanho da cuba. O indicado é que a torneira seja instalada de forma que o alcance da bica vá até o centro da cuba. Também é preciso considerar o tipo de cuba porque cubas de apoio demandam uma torneira alta ou de parede, enquanto a cuba de embutir pode ser usada com torneiras mais simples.
Como combinar a cuba do banheiro com a decoração
Para que a cuba combine com a decoração do ambiente, o modelo escolhido precisa conversar com essa decoração, trazendo elementos do estilo decorativo em questão.
Para isso, é importante considerar o estilo de decoração do banheiro. Isto é, para uma decoração clássica, uma cuba quadrada de mármore é uma opção interessante. Já para ambientes mais modernos, a cuba de vidro do tipo de sobrepor é uma excelente escolha.
Além disso, a cor da cuba também é importante. Caso queira um visual mais clean e minimalista, aposte na tradicional cuba branca. Agora, se deseja criar um ambiente mais criativo, aposte em cubas coloridas ou esculpidas.
Também veja se o material da cuba está presente em outros elementos da decoração do banheiro, a fim de criar um ambiente mais harmônico.
Gostou das dicas? Então coloque nossas dicas em prática e acerte na escolha da cuba de banheiro. Precisa de ajuda? Tudo para sua casa tem na MadeiraMadeira!