Mesa de Jantar 8 Lugares Industrial Espresso Móveis
*Consulte mais detalhes e condições da garantia CabeCasa na página termos de garantia.
Mesas de jantar
A mesa de jantar, além de ser um item funcional e indispensável para a maioria das pessoas, também compõe a decoração do ambiente e tem um valor sentimental muito grande. Afinal, faz parte da cultura brasileira reunir-se com amigos e familiares à mesa para compartilhar as refeições e momentos importantes.
No mercado, existem várias opções e estilo de mesas, mas na hora de escolher a sua mesa de jantar, você vai se deparar com diversos tamanhos, modelos, formatos e acabamentos e, por vezes, pode ser difícil saber qual a melhor opção diante de tantas possibilidades, não é mesmo?
Ao escolher a melhor mesa para sala de jantar, pense também nos tipos de cadeira que deseja utilizar com a mesa, além disso, se você tem ou deseja ter lustre, avalie a altura entre o lustre e a mesa.
Outro ponto importante é a escolha do tipo de material Você prefere a mesa de jantar de madeira ou outro material, como MDF, por exemplo? Mesa com tampo de vidro ou sem? Além do mais, a aparência da mesa deve conversar com os demais itens da decoração da sua sala de jantar.
Tipos de mesa de jantar
Na hora de escolher a mesa de jantar ideal para a sua sala, avalie alguns fatores, como formato, material, acabamento e tamanho, além disso, analise todo o contexto do ambiente em que você pretende colocar a sua mesa de jantar.
1. Formato
O formato da mesa de jantar ideal depende do espaço disponível no recinto, bem como do formato deste espaço.
- Mesa de jantar retangular: a mesa de jantar retangular é um dos tipos mais comuns nas casas brasileiras. É ideal para ambientes amplos, com formato retangular. Indicada também para famílias grandes ou pessoas que recebem muitos amigos em casa. A mesa de jantar retangular é uma ótima opção para otimizar espaços. Quando não estiver em uso, pode ser encostada na parede e aumentar o espaço de circulação e, quando necessário usá-la, é só afastar da parede para ganhar mais alguns lugares à mesa.
- Mesa de jantar quadrada: a mesa quadrada harmoniza muito bem com ambientes no mesmo formato. Ao contrário da mesa retangular, não é indicada para ambientes estreitos. Existe a opção da mesa quadrada com base central, em vez dos tradicionais “quatro pés”. Uma mesa de jantar quadrada com base central permite um melhor aproveitamento do espaço da mesa, porque facilita a disposição das cadeiras. Ideal para quem precisa de uma boa quantidade de lugares à mesa, porém não possui tanto espaço.
- Mesa de jantar oval: a mesa de jantar oval dá um ar moderno ao ambiente. Além disso, por não possuir “pontas”, facilita a circulação no ambiente. Também é uma ótima opção para casas com crianças pequenas, pois o fato de não possuir quinas e pontas evita acidentes.
- Mesa de jantar redonda: a mesa redonda é moderna e cria um ambiente intimista e de maior aproximação entre as pessoas. A mesa de jantar redonda também é ideal para ambientes que não dispõe de tanto espaço.
2. Material
A escolha do material pode variar de acordo com o orçamento disponível para a compra da mesa de jantar, o seu gosto pessoal e o estilo da decoração da sua casa. A mesa pode ser toda feita em um único material ou ter a base de um material e o tampo de outro material.
- Mesa de jantar de madeira: é um material clássico e nobre, disponível em uma variedade de cores e formatos (modelos mais trabalhados e modelos mais rústicos). São resistentes e apresentam boa durabilidade, contudo, são mais caras.
- Mesa de jantar de vidro: são atemporais e costumam combinar com todo tipo de ambiente. Entretanto, é um material que marca e suja com facilidade. Além disso, se você tem criança em casa, deve redobrar o cuidado para evitar acidentes.
- Mesa de jantar metálica: a mesa de jantar metálica dá um ar moderno ao ambiente com seu estilo industrial. Além do mais, é um material resistente e com boa durabilidade.
- Mesa de jantar em MDF: a mesa de jantar em MDF é uma das mais vendidas na atualidade. O material tem uma resistência inferior à madeira, contudo tem excelente custo-benefício. São mais baratas que as de madeira e, com os devidos cuidados, podem durar por muitos anos.
Além dessas opções você pode escolher um modelo que tem o tampo de vidro sobre o tampo de outro material. Essa opção traz elegância, requinte e facilita a limpeza da mesa.
3. Tamanho
Ao observar o espaço disponível para colocar a sua mesa de jantar, você deve observar alguns detalhes, segundo especialistas em design de interiores.
A mesa de jantar deve ficar a uma distância mínima de 90 cm da parede. Isso facilita a locomoção de todos.
Além do mais, recomenda-se que cada pessoa tenha cerca de 60 cm de largura para se mover durante as refeições.
Assim, ao considerar o tamanho da sua mesa de jantar, lembre-se não só do espaço do ambiente e da quantidade de pessoas, mas também de garantir que haja espaço para circulação e locomoção com um certo conforto.
Os tamanhos mais comuns disponíveis no mercado são:
- Mesa de jantar 4 lugares
- Mesa de jantar 6 lugares
- Mesa de jantar 8 lugares
Agora que você já sabe como escolher a mesa de jantar, continue no site da MadeiraMadeira e confira as mesas de jantar em promoção. Decore sua casa com móveis de qualidade!
à vista no cartão ou Pix