Como instalar a cortina: Veja o passo a passo!
Não sabe como instalar a cortina? Confira o nosso guia e aprenda a instalar de forma rápida e prática!
As cortinas são itens quase imprescindíveis para a decoração e para a criação de ambientes aconchegantes e confortáveis em uma casa. Elas dão charme, criam uma personalidade no espaço e refletem as principais características das pessoas que fazem daquela casa um lar.
Não importa o estilo, desde as mais clássicas até as mais modernas, coloridas ou de diversos cortes, as cortinas são sempre peças importantes de um cômodo e precisam ser pensadas e tratadas com bastante atenção.
Confira como fazer a instalação de uma cortina em sua casa.
O que você vai precisar?
Para realizar esse trabalho você vai precisar de:
- Varão, com o comprimento, diâmetro e material já escolhido. As medidas padrão de comprimento são 1,5 / 2 / 2,5 e 3 metros. Quanto ao diâmetro: 13mm é indicado para cozinhas, 19mm para quartos e 28 e 32mm para salas. Varões de alumínio são os mais indicados para locais com maresia.
- Ponteiras, já de acordo com o diâmetro, material e cor do varão escolhido;
- Suportes, também já alinhados com o varão escolhido: madeira para aço revestido e alumínio para alumínio. Acima de 2m de varão utilize 1 suporte a cada metro.
- Parafusos e buchas para pregar o suporte;
- Nível;
- Furadeira ou parafusadeira;
- Trena e lápis;
- Broca para a parafusadeira;
- Óculos de proteção;
- Escada.
Preparação
Antes de começar, confira os seguintes itens:
- Faça check-list dos materiais e ferramentas necessárias – para evitar pausas e interrupções;
- Leia o manual do produto a ser montado e siga as instruções aliadas às contidas nesse tutorial;
- Coloque os equipamentos de proteção individual adequados;
- Feche a janela que será acortinada;
- Utilize roupas e sapatos confortáveis e firmes;
- Certifique-se que a parede esteja propícia para receber a cortina.
Como fazer
Defina o local
O ideal é que a cortina fique cerca de 10 centímetros para cada lado da janela e 5 centímetros acima. Assim ela dá um bom caimento e faz a cobertura desejada para o local. Faça as devidas marcações das medições com um lápis para fazer as furações.
Prepare o local para os furos
No local da marcação de espaço, faça as marcações referentes aos suportes do varão. Se forem suportes com dois furos, alinhe o suporte no meio e faça as marcações dos buracos. Caso o suporte possua apenas um furo, utilize a marcação já feita.
Faça os furos
Com a furadeira e a proteção dos óculos, faça os furos nas marcações realizadas no passo anterior. Após isso, coloque as buchas nos buracos com as hastes na posição vertical.
Fixe os suportes
Prenda os suportes à parede com os parafusos dentro das buchas e utilize as chaves para garantir que estão suficientemente presos.
Verifique o nivelamento
Apoie o varão sobre os suportes e observe se ele está reto e alinhado. Caso contrário, volte ao passo das marcações e verifique o erro para não deixar a cortina torta.
Coloque a Cortina
Se o suporte estiver alinhado, retire o varão e passe a cortina com os acabamentos das laterais voltados para a janela.
Reposicione o varão e encaixe-o
Volte a colocar o varão nos suportes e pressione levemente para baixo para que se encaixe.
Dica: deixe o último ilhós da cortina depois do suporte, para fazer o travamento da cortina e esconder o suporte de vista.
Encaixe as ponteiras
Ao finalizar o encaixe do varão nos suportes e centralizar na janela, coloque as ponteiras em cada lado do varão.
Resultado
Ao terminar o processo, sinta-se livre para deixar a abertura da cortina da forma que desejar. Aposte na criatividade e na sua personalidade para decorar a sua casa e deixar seu lar sempre aconchegante e confortável para todos.
Na hora de retirar a cortina, pressione levemente o varão para cima, com cuidados para não danificar o suporte, e retire as ponteiras para remover o tecido.
Confira opções de janelas e cortinas disponíveis em nosso site, e deixe os ambientes de sua casa do jeitinho que você sempre quis!