Conheça os tipos de luminárias para sua casa
Saiba como a iluminação pode favorecer a decoração dos ambientes
Na hora de realizar uma reforma, dar aquela repaginada na casa ou até mesmo começar um projeto do zero, pouca gente se atenta a um elemento que faz toda a diferença na ambientação do lar: a iluminação. Aplicada de forma correta, ela tem o poder de criar espaços mais aconchegantes e revitalizar totalmente a sua casa.
A importância da iluminação em casa
Um projeto de iluminação adequado revela a melhor parte da decoração. Para isso é indispensável saber equilibrar as fontes de luz em cada ambiente, combinando a iluminação direta e indireta de maneira apropriada para a composição entre luz e espaço não ficar desajustada, fria ou sem volume.
Nessa missão as luminárias têm papel fundamental. Elas devem ser eficientes, belas esteticamente e precisam harmonizar com toda a décor, ajustando-se às situações necessárias para a prática das atividades diárias dos moradores. Em resumo: a variedade e o bom uso das luminárias é que vão permitir contextualizar e dar vida aos mais diversos espaços do seu lar.
O tipo certo de luminária para cada ambiente
A iluminação é uma das etapas da decoração que mais exige tempo e atenção. É indispensável escolher corretamente os locais de instalação, os tipos de luminárias que melhor adaptam-se aos ambientes e garantir um projeto elétrico seguro.
Os tipos e estilos de luminárias são responsáveis por oferecerem diferentes possibilidades de composição de acordo com o design proposto e a personalidade das pessoas que ali vivem. As intensidades e direcionamentos específicos de luz mudam de um espaço para outro e fica até difícil de se achar no meio de tantas opções existentes, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos uma série de dicas e informações importantes sobre o assunto!
Clique aqui para conhecer a linha completa de iluminação da MadeiraMadeira
Confira os tipos de luminária de teto, luminária de parede, luminária de mesa e luminária de piso que são sucesso de vendas e melhor se encaixam em todos os cantinhos do seu lar:
Luminárias de teto
As luminárias de teto oferecem do alto uma iluminação uniforme em todo o ambiente. Elas são versáteis, pois normalmente carregam a luz central do local ou também luzes direcionadas para preencher o espaço de todos os cômodos. Saiba quais são os mais conhecidos e importantes modelos de luminárias dessa categoria:
- Luminárias embutidas (de embutir)
- Plafons
- Pendentes
- Lustres
- Spots
Confira o produto: Lustre Pendente Plafon Bella Soho.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
As principais vantagens são a versatilidade e a variedade de luminárias de teto. Então é preciso escolhê-las com atenção para que sigam a linha decorativa do ambiente, assim como os hábitos e gostos de quem irá utilizá-lo.
Luminárias embutidas (de embutir)
Como o próprio nome já diz, elas podem ser embutidas em vários tipos de forros e são indicadas para quem busca algo discreto e minimalista, apresentando um teto "liso" e moderno. São ótimas em ambientes de pé direito baixo e em diversos cômodos, como salas de estar, quartos e banheiros.
Algumas luminárias embutidas criam diferentes efeitos de luz dependendo do modelo. Com o foco mais aberto, trazem uma luz geral e ampla. Se o foco for mais fechado, oferecerá uma luz direcionada, usada para destacar peças de decoração e quadros, deixando o ambiente mais aconchegante e elegante. Em algumas ocasiões as luminárias embutidas podem nem aparecer, pois o que realmente importa é a luz que emite.
Confira o produto: Painel LED de embutir.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Plafons
Os plafons, também conhecidos como luminárias de sobrepor ou caixas de luz, são instalados junto ao teto, em formato de caixa. Produzem iluminação indireta, irradiando uma luz mais difusa, que primeiro é projetada para o teto, para depois iluminar o ambiente. Ao contrário das embutidas, são sobrepostas, ou seja, ficam totalmente expostas.
A versatilidade e variedade de tamanhos e cores de plafons permite que sejam usados no teto de salas, quartos, cozinhas, banheiros, varandas, corredores e áreas externas como a garagem. Outra vantagem é que podem ser instalados em rebaixamento de gesso e em forros de madeira ou PVC.
Também são aplicados como fonte de luz direta, pois existem alguns modelos que direcionam o foco de luz para baixo. A escolha entre luz direta ou indireta vai depender da sua proposta na decoração e na funcionalidade necessária.
Confira o produto: Plafon Quadrado para 1 Lâmpada 27cm Mona Lisa.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Pendentes
Para ambientes mais acolhedores e com poucos pontos de luz, os pendentes são o tipo de luminária perfeita para sua casa. Ao contrário dos lustres, (logo mais vamos falar sobre eles) que também são pendurados por um fio de luz ou cabo elétrico, os pendentes servem para criar um foco de luz sobre mesas, bancadas, poltronas e outros móveis.
Os pendentes são recomendados para locais com o pé direito alto e que precisam de iluminação extra e direcionada. Fazem sucesso sobre mesas de refeições, bancadas de cozinha, mezaninos, laterais de espelho e salas de estar (em cima de vasos decorativos, por exemplo). No quarto, valoriza o espaço sobre a mesa de cabeceira, criando um clima agradável para a leitura.
Apesar de gerar um foco de luz, os pendentes projetam sombras, e por consequência a luz emitida precisa combinar com os outros tipos de luminárias para que o ambiente fique com a iluminação adequada. Uma dica que está em alta: experimente formar uma sequência de pendentes um ao lado do outro, espalhados pelo ambiente ou todos juntos, interligados um uma mesma corrente pendurada no teto. O resultado é único!
Confira o produto: Kit Pendentes Bilboquê Estilo Tom Dixon Branco com Cobre.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Lustres
Os lustres têm o mesmo conceito das luminárias pendentes, mas são maiores, cheios de detalhes e com característica fortemente decorativa. Os adornos em vidro ou cristal trabalhados e os múltiplos pontos de luz na sua estrutura proporcionam um ambiente repleto de beleza e classe.
Os modelos grandes são usados para complementar a decoração e são comuns em cima da mesa de jantar, na sala de estar, no hall de entrada e em mezaninos. Dependendo do estilo da décor, os lustres menores funcionam muito bem no centro do teto do quarto e até mesmo no banheiro.
Se você deseja colocar um lustre na sua sala de jantar, garanta que ele será complementado por outro sistema de iluminação que compense a pouca luz emitida, como luminárias embutidas, por exemplo.
O lustre é extremamente chamativo, então se você tem o intenção de destacar um lugar da sua casa, saiba como escolher o tipo certo para não pesar na décor. Um modelo com menos detalhes e design geométrico proporciona mais harmonia em um ambiente com cores sóbrias. ???????
Confira o produto: Lustre Redondo Cristal Acrílico Bivolt Milão.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Spots
São pequenos e variados modelos de luminárias com luz direcionada que ficam ótimos em qualquer cômodo da casa, principalmente nos quartos, salas e cozinhas. Esse tipo de luminária auxilia o sistema principal de iluminação do ambiente escolhido.
Os spots mais conhecidos são os de embutir, em que se direciona apenas a lâmpada, e os de sobrepor, sendo possível direcionar o spot todo. Em alguns casos os spots são dispostos em conjuntos com trilhos eletrificados que permitem deslizar lateralmente as lâmpadas e apontá-las para diferentes posições. É um estilo que faz muito sucesso em casas com decoração industrial ou escandinava.
Última dica: prefira sempre um spot que combine em formato e estilo com a lâmpada e lembre-se que se o assunto é decoração conceitual, os spots são essenciais.
Confira o produto: Trilho eletrificado 1m + 4 spots 7w 3000k bivolt preto.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Luminárias de parede
Arandela é o nome que se dá para as luminárias de parede. Elas proporcionam uma luz difusa e de apoio para ambientes internos, como: corredores, lavabos, laterais de banheiros e espelhos, salas de estar, salas de jantar, quartos (como abajur ao lado da cama), corredores e halls de entrada. É o tipo mais utilizado em áreas externas, nas paredes de corredores e jardins fechados e também em áreas de piscina e festa.
Elas são penduradas na parede a uma altura entre 2 e 2,20 m em média e trazem uma sensação de aconchego aos ambientes. São vários estilos e modelos de arandelas existentes. Entre as opções mais conhecidas estão a arandela tartaruga, opaca, com cúpula e com efeitos uplight ou downlight (essa última pode ser articulada). Tais modelos geram diferentes tipos de iluminação, podendo lançar uma luz discreta e espalhada iluminando indiretamente e criando efeitos de luz acima, abaixo ou para os dois lados do ponto em que está instalada. Portanto, antes de comprar, é fundamental pesquisar a funcionalidade de cada uma delas.
Uma boa alternativa é posicionar as arandelas próximas ao rodapé, desempenhando o papel de balizadores. Nesse caso, a luminária tem a função de orientar passagens e dar mais charme ao ambiente.
Confira os produtos: Arandela Focos Fachos Frisos 30cm P/2 Lâmpadas / Balizador De Parede Para Escadas E Corredores - Hansa.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Luminária de piso
As luminárias de piso ou chão são representadas pelas luminárias coluna e abajur de chão. Elas atuam muito bem como artigo de decoração e, por isso, se destacam pelo design. Ambas ocupam pouco espaço e conseguem alterar completamente a sensação visual do ambiente.
A versatilidade das luminárias de chão permite que sejam usadas em salas de estar, jantar, quartos, corredores, halls de entrada, varandas, áreas de festas ou terraços fechados. Na sala de estar é comum deixá-las ao lado de poltronas e sofás, criando uma iluminação agradável para os momentos de leitura, além de servirem muito bem como luz de preenchimento nos cantos mais escuros do ambiente.
O abajur de chão, assim como o clássico abajur de mesa, é caracterizado pela presença de uma cúpula que oferece uma iluminação difusa. Já a luminária coluna garante uma luz direcionada e conta com opções de estrutura articulável.
Uma coisa é certa: as luminárias de piso sempre chamam atenção com muito estilo e bom gosto. Então escolha o tipo que melhor combina com a décor do ambiente e proporcione funcionalidade e elegância para o seu dia a dia.
Confira os produtos: Coluna de Metal Pipe Bella Iluminação / Luminária de Chão em Alumínio Isadora Design Escovado.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Luminária de mesa
As luminárias de mesa se assemelham às de piso, pois têm o poder de iluminar pequenas distâncias ou suavizar a iluminação do ambiente, ao mesmo tempo que estimulam um delicado efeito na decoração do local.
A principal diferença entre elas está no tamanho: os modelos de mesa são menores, fator que facilita na hora de mudá-las de um lugar para outro. Elas ainda podem ter estrutura fixa ou com braços articulados, luz difusa ou direcionada e com ou sem cúpula.
Na categoria das luminárias de mesa estão o abajur e as luminárias articuladas. Saiba mais detalhes sobre esses dois modelos de sucesso:
Abajur
Sem dúvida uma das luminárias mais tradicionais e atraentes, o abajur complementa a iluminação central da sala de estar, marcando presença frequente nas laterais do sofá e junto a poltronas para tornar o ambiente mais acolhedor em momentos de descanso.
Já nos quartos, os abajures propiciam um clima intimista e são perfeitos para uma agradável leitura antes de pegar no sono. Experimente também colocá-los sobre escrivaninhas, mesas de cabeceira e aparadores.
Curiosidade: A palavra abajur vem do francês “abat-jour”, que pode significar “quebra-luz”. O termo ajuda a entender o funcionamento desse tipo de luminária, pois ela sempre conta com a presença de algum suporte ou peça (nesse caso, a cúpula) que “corta” ou bloqueia parcialmente a luz emitida pela lâmpada. O resultado é uma iluminação difusa e para baixo, elementos típicos do abajur.
Confira o produto: Abajur Sala Ou Quarto Base Aramado E Cúpula De Algodão.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Luminária articulada
Também conhecidas como luminárias de foco dirigível, elas têm por característica a emissão de luz direta, certa flexibilidade e customização no foco de luz. Mesmo que o nível de flexibilidade varie entre os modelos, você sempre poderá direcionar o foco de luz para o ponto em que deseja iluminar.
Sendo assim, elas são usadas em cima de escrivaninhas, bancadas, ou mesas de trabalho, auxiliando os momentos de leitura e estudo ou na realização de alguma tarefa específica. Esses modelos suprem a necessidade de luz em dias ou situações de pouca luminosidade, além de deixarem a decoração do espaço mais completa.
Ou seja, agora não existe mais desculpa para confundir as luminárias articuladas com os abajures, apesar de muitas vezes serem bastante semelhantes.
Confira o produto: Luminária Mesa Base Flexível Dobrável Articulável.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Luminária para área externa
Para iluminar áreas externas, jardins, corredores, garagens e fachadas, é possível adaptar o uso de alguns modelos que são utilizados na parte interna da casa.
Um exemplo são as arandelas, que trazem iluminação leve e aconchegante quando fixadas nas paredes, sem deixar o ambiente muito escuro. Os balizadores produzem um efeito vertical, iluminando e direcionando caminhos, degraus, escadas e elementos que estão próximos ao chão.
Entre as luminárias próprias para uso externo, os postes são sempre a primeira opção. De tamanho médio ou alto, podem ser encontrados em vários modelos e estilos. Eles garantem uma iluminação geral, facilitam o uso da área livre e servem como objeto de decoração.
Confira os produtos: Arandela de Alumínio Vintage Vagalume / Balizador Sobrepor Externo Garten / Poste de Jardim Saturno P28/2 com 2 Globos.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Já as luminárias embutidas de solo iluminam caminhos e ajudam a locomoção no lado de fora da casa. São perfeitas para laterais de passagens ou diretamente no chão, como no caso dos plafons embutidos.
Os refletores também são luminárias de chão e emitem uma luz com potência bem maior se comparado com luminárias usadas dentro de casa. Por isso, preenchem espaços bem amplos e têm grande utilidade em jardins, fachadas e quando o assunto é a segurança do seu lar.
Por fim, as luminárias espeto são interessantes para destacar as plantas em jardins e espaços que tenham gramado ou algum tipo de solo aparente. Elas criam uma iluminação mais direcionada, além de serem práticas e fáceis de instalar.
Confira os produtos: Luminária Embutida de solo inox pequeno LED / Refletor Led Slim 30w Luz Branca / Espeto Luminária Jardim LED Cob 3W.
(Foto: Divulgação MadeiraMadeira)
Dicas para instalar as luminárias com segurança
Imagem usada sob licença da Shutterstock.com
Para evitar acidentes, é indispensável tomar alguns cuidados ao realizar qualquer instalação elétrica. Saiba como executar essa tarefa de forma segura:
- Antes de começar a instalação, desligue a chave geral de energia;
- Leia sempre as instruções no manual do fabricante, pois as instalações podem variar de acordo com o modelo da luminária;
- Não improvise ferramentas: use fita isolante, estilete, alicate, chave de fenda e trena sempre que for necessário;
- Fio de luz desencapado é perigo na certa, então fique atento para isolar corretamente toda a fiação;
- Tenha certeza de que a luminária está bem fixa, para que ela não desprenda e caia. Essa é uma dica fundamental e principalmente voltada para os modelos que são presos à parede ou ao teto.
Curtiu? A iluminação na medida certa faz toda a diferença, não é mesmo? Então esperamos que as nossas dicas e sugestões tragam muita inspiração na hora de escolher a luminária ideal para sua casa!