Entrar ou Cadastrar

Como decorar uma cozinha americana simples

Confira as melhores dicas de decoração para cozinha americana pequena

Por: Equipe MadeiraMadeira

cozinha americana

A correria do dia a dia e a busca pela otimização do espaço em apartamentos e casas pequenas é uma realidade. Mudanças significativas nos projetos de todos os cômodos não deixaram a cozinha de fora. Nesse cenário, nasceu uma nova opção mais prática tanto na hora de cozinhar quanto para reunir a família e amigos: a cozinha americana.  

Esse modelo de cozinha traz versatilidade e pode interagir em apartamentos e casas bem grandes. Para explicar de um jeito fácil o que é a cozinha americana, podemos dizer que é uma cozinha integrada à sala de estar ou à sala de jantar. A vantagem desse formato permite elaborar diversos tipos de decoração e opções de estilos de acordo com os moradores.

Integrações com sala de estar e sala de jantar

cozinha integrada com sala de jantar

(Reprodução: Shutterstock)

Ao unir a cozinha com a sala de estar ou a sala de jantar, a cozinha americana propicia uma sensação de amplitude. Além de garantir um ambiente agradável, ela permite uma interação com as pessoas dentro do espaço, seja quando elas estão sentadas no sofá da sala ou à mesa de jantar

Entre os possíveis estilos para esses ambientes, não há uma regra para que a cozinha americana siga a mesma decoração da sala de jantar ou de estar. O importante é que exista harmonia para que tragam conforto e fiquem agradáveis aos olhos. Nesse caso, o contraste visual é algo interessante como um todo. Saiba mais como deixar esse ambiente interessante e cheio de estilo!

Como decorar uma cozinha americana?

A maneira como serão separados esses ambientes é o caminho para que eles se relacionem. É aí que a cozinha americana simples começa a ganhar forma: com a divisão dos espaços através de um balcão ou bancada, e até mesmo pela mesa de jantar.

Balcão e banquetas

banquetas de cozinhaMóveis para cozinha americana (Reprodução: MadeiraMadeira)

balcão é o principal móvel para dividir os ambientes quando falamos de cozinha americana simples. Também pode ser chamado de bancada, mas o que importa é que precisa sempre ser prática e funcional. É um ponto de apoio com multifunções: serve para preparar os alimentos, realizar refeições e ajudam bastante na otimização de espaço, pois existem opções com armários ou extensões retráteis. Uma dica: escolha bem a altura da bancada e os modelos de banquetas para configurar o ambiente. 
 
As banquetas estabelecem o complemento do balcão e devem combinar com ele. Além de confortáveis e bonitas, é indicado que as cores sejam condizentes com a decoração em geral. Para garantir funcionalidade ao ambiente, prefira deixar as banquetas embaixo do balcão, assim você poderá usá-las apenas quando precisar.  
 
Sempre se atente aos materiais e revestimentos da bancada e das banquetas. Alguns pontos a se levar em conta são: facilidade para limpar, durabilidade e - no caso do balcão - a resistência ao calor, já que ele vai servir como aparador de pratos e utensílios quentes. 

Eletrodomésticos e utensílios de cozinha 


mesa de jantar branco e micro-ondas branco

(Reprodução: Shutterstock)

Os eletrodomésticos ajudam a entender o que é a cozinha americana, já que a funcionalidade desses itens são fatores que contribuem com a mudança na ideia rotineira que conhecemos de cozinhar. 
 
Dentro da cozinha americana, eletrodomésticos como fogão e geladeira devem ser dispostos em locais que não atrapalhem a circulação no ambiente. Prefira produtos feitos com o mesmo material, como forno, micro-ondas, geladeira e fogão em inox, por exemplo. Aproveite os armários ao máximo para guardar liquidificador, batedeiras e outros eletrodomésticos que ocupem espaço. Quando falamos sobre cooktop, invista em um modelo com a mesma cor do tampo da bancada. 
 
A integração da cozinha americana a outros cômodos da casa pede que seja evitado o cheiro incômodo de fumaça e gordura. Para isso, é essencial ter um depurador de ar e, se possível, usar fritadeiras elétricas. A instalação de uma coifa, quando cozinha e sala são anexas, garantem que odores desagradáveis se espalhem pelo local. 

Revestimento de chão


chão preto e brancoProdutos de decoração para cozinha americana (Reprodução: MadeiraMadeira)

A escolha do  piso ideal para o planejamento da cozinha americana simples representa uma parte importante na composição de ambientes integrados. Além do diferencial na decoração, o piso deve ser de fácil manutenção e prático de limpar. 
 
Uma dúvida que surge na hora de optar pela melhor combinação de pisos entre os ambientes, é a possibilidade de usar pisos do mesmo tipo ou de diferentes estilos. Quando você escolhe pisos iguais para a cozinha e a sala, por exemplo, acaba criando uma decoração mais natural e clean, ao mesmo tempo que traz uma sensação de amplitude ao local. Agora, se existir alguma divisão entre os pisos da cozinha e do outro ambiente integrado, lembre-se que a cozinha é um dos espaços com mais informações da casa: atribua uma decoração mais leve, sem exageros.

Tapetes e passadeiras


passadeirasArtigos de decoração para cozinha americana simples (Reprodução: MadeiraMadeira)

Apesar dos  tapetes  serem coringas na decoração de casa, o uso dele na cozinha divide opiniões. Para não se tornar um vilão do dia a dia, atente-se ao material do tecido, pois a escolha certa será peça chave para o sucesso na rotina da casa. Algumas vantagens do tapete e passadeiras   na cozinha é que podem esconder desgastes do piso e também ajudam na segurança quando falamos de eventuais “escorregões” por ali. 
 
Em uma cozinha com cores mais neutras, o tapete é ideal para trazer alegria e textura, harmonizando com o mobiliário e as paredes do ambiente. Outro detalhe é que não precisa ser usado um tapete muito grande na cozinha: modelos pequenos são ótimos para áreas próximas da geladeira, fogão ou pia. Por ser suscetível à sujeira e umidade, prefira tapetes funcionais e fáceis de limpar, já que é um material com manuteção mais complicada do que revestimentos como porcelanato. Tapetes com tecido sintético e lavável são uma mão na roda. 

Iluminação e cores


pendentes sobre a bancada de cozinha(Reprodução: Shutterstock)
 
Quer coisa melhor do que não precisar quebrar toda a sua cozinha para redecorar revestimentos e paredes? É com esse conceito que os  adesivos decorativos  saem na frente e deixam a reforma do ambiente muito mais fácil. Além das superfícies, você pode revestir móveis e até eletrodomésticos. Para chegar ao resultado desejado, deve-se escolher muito bem quais os tipos, cores e texturas de adesivos que serão usados. 
 
As características do material estão completamente ligadas à qualidade e efeito final que foi proposto. Questões como durabilidade, facilidade na hora de limpar, nitidez, custo-benefício, aplicabilidade, poder de fixação e tipo de cola fazem total diferença. 
 
Dicas infalíveis: cada estilo de cozinha merece um tipo de estampa para os adesivos, então capriche para que as superfícies harmonizem com os itens do cômodo e do ambiente em que a cozinha está integrada. E não se esqueça de escolher o adesivo que melhor se adapte às áreas úmidas, pois existem modelos de revestimento que não aceitam contato com água. 

Quadros decorativos

quadros decorativosMóveis para cozinha americana simples (Reprodução: MadeiraMadeira)

Na decoração de quaisquer que sejam os ambientes de uma casa, um ponto é verdade absoluta: os quadros decorativos sempre são itens que promovem as mais variadas sensações e são muitas vezes protagonistas como adereços nos mais diversos cômodos. E como pode-se perceber, não é diferente na cozinha americana simples. Se a ideia é destacar a cozinha com quadros, as molduras que contrastam com móveis ou com a cor das paredes acaba sendo uma boa dica. 

A disposição dos quadros na cozinha pode ser de maneira aleatória, assimétrica ou no formato tradicional de colocação com quatro quadros. Tudo vai depender do resultado visual que você busca dentro do espaço. Para combinar cortinas e eletrodomésticos, prefira quadros com molduras de mesma coloração. Estude onde pendurá-los, já que os quadros poderão ficar em contato com gordura e fumaça. 

Opcões não faltam: são quadros pintados ou artesanais, quadros com fotografias, quadros escultura e muitos outros modelos. São múltiplas as possibilidades de temas, mas geralmente estão relacionados ao bem estar, como amor, engraçadinhos e cheios de humor, com desenhos, bichinhos, sobre cozinha e café, etc.


E aí? Gostou das dicas? Então confira uma lista especial de produtos que não podem faltar na decoração da sua cozinha americana simples: 
banner de cozinha americana

Leia também

Receba as melhores ofertas e descontos exclusivos! Cadastre seu nome e e-mail aqui.