Sofá para quem tem pets: Saiba como escolher!
Se você tem animais de estimação em casa fique de olho nessas dicas!
Quem tem pet sabe muito bem que os bichinhos fazem parte da família e amam se sentir em casa, passeando por todos os ambientes e usufruindo de todos os móveis e espaços. Contudo, nem todos os sofás são confortáveis para os animais ou têm tecidos apropriados e resistentes a arranhões, pelos e urina dos pets.
Daí surge o desafio: como aliar beleza, conforto e comodidade para os animais e ao mesmo tempo preservar a integridade do sofá? Fácil! Basta escolher um sofá pet friendly ou “sofá amigável para pets”.
Para saber mais o que é e quais são os modelos de sofás ideais para quem tem cachorro e gato, continue lendo nosso artigo!
O que é sofá pet friendly?
Um sofá pet friendly é um móvel desenvolvido com características que o tornam confortável para os animais de estimação, além disso, são resistentes à urina, arranhões e outros danos que os pets podem causar.
Inclusive o sofá pet friendly geralmente é impermeável e fácil de limpar, trazendo praticidade para a rotina de limpeza da casa e ajudando na preservação do móvel. Também é resistente às manchas e tem menos chances de absorver odores, o que ajuda a deixar o ambiente em ordem, bonito e cheiroso.
Qual é o melhor tecido para quem tem gato?
Quem tem gato em casa sabe que um dos principais desafios quando o assunto é sofá é manter a integridade do tecido. Isso porque, geralmente, os gatos amam arranhar tecidos, principalmente do sofá. Por isso, a melhor alternativa para quem tem gatos é escolher um tecido resistente a arranhões e fácil de limpar. Confira as melhores opções:
- Couro sintético: resistente a arranhões e fácil de limpar, os pelos dos gatos geralmente não aderem bem ao sofá de corino. Vale se atentar à qualidade do tecido, pois se for muito frágil os gatos podem perfurar.
- Microfibra: fácil de limpar, resistente às manchas e aos arranhões.
- Jacquard: este tecido cheio de padrões e texturas tende a camuflar os arranhões dos gatos.
- Acquablock: este tecido é uma mistura de poliéster e algodão, além de ser resistente a arranhões, é fácil de limpar e impermeável.
- Tecido de lona: os tecidos de lona são resistentes e com tramas fechadas, fazendo com que o tecido não seja facilmente rasgado com os arranhões dos gatos.
- Gorgurão: impermeável por um período de tempo e resistente às unhas de gatos e cachorros.
Qual o melhor tecido para quem tem cachorro?
Em geral, o design do sofá escolhido não afeta significativamente a qualidade de vida dos pets. No entanto, se possível, priorize modelos mais simples, sem pontas soltas ou pontiagudas.
Evite modelos com muitos detalhes, que podem atrair a atenção dos animais. Botões, por exemplo, podem danificar os dentes do seu amiguinho de quatro patas e, se ingeridos, podem causar um acidente grave.
Quanto aos tecidos, as opções a seguir são as melhores alternativas para quem tem cachorro em casa. Sem falar que esses tecidos são resistentes ao mau odor e fáceis de limpar:
- Acquablock: fácil de limpar, impermeável e não tende a reter odores. Também é resistente ao sol, o que permite que o sofá acquablock seja exposto à luz solar para evitar mofo e mau cheiro.
- Couro sintético: além de resistente e muito fácil de limpar, não acumula mau cheiro ou pelos.
- Microfibra: fácil de limpar, resistente aos arranhões e à aderência dos pelos.
- Tecidos de poliéster: resistente, fácil de limpar e não mancha com facilidade, por isso, caso o bichinho acabe urinando no tecido, não fica marcado.
Como tirar pelo de animais do sofá?
Além de escolher um tecido resistente e durável, é importante manter uma rotina de limpeza para preservar a beleza e a integridade do sofá. Confira:
- Aspirador de pó: além de ser ideal para tirar pelos dos animais do sofá, facilita a remoção de sujeiras. Antes, passe um pano úmido para ajudar a soltar os pelos.
- Escovação regular do pet: escove seu animal de estimação regularmente para reduzir a quantidade de pelos soltos.
- Rolo adesivo: prático e eficiente, conta com película adesiva. Passe o rolo adesivo sobre a superfície do sofá para que os pelos grudem nele.
- Capa para sofá: considere usar capas laváveis para proteger o sofá dos pelos de animais ou contratar um serviço de impermeabilização de estofados.
- Papel toalha: se o seu pet urinar no sofá, use o papel toalha para absorver o excesso de xixi. Depois, prepare uma solução de água e detergente e umedeça a região afetada. A seguir, aplique bicarbonato de sódio e deixe agir por algumas horas. Agora é só usar o aspirador de pó para finalizar a limpeza.
Ah, outra dica importante para evitar o mau cheiro é deixar o ambiente sempre ventilado e usar neutralizantes de odor. Se possível, deixe o sofá exposto à luz do sol de vez em quando.
Como você pode ver, é possível manter seus pets confortáveis sem comprometer a beleza e a integridade do seu sofá. Tudo o que você precisa fazer é escolher o tecido certo. Conta para a gente: qual o seu preferido?