Tons de azul: como usar na decoração?
Saiba como escolher o tom de azul ideal para decorar a sua casa!
Com certeza a cor azul oferece tons com maior potencial de agradar a todos. Além de estar presente de forma marcante na natureza, principalmente no céu e no oceano, os tons de azul transmitem harmonia, serenidade, liberdade e frescor.
Por essa razão, conferem beleza e causam sensações positivas, inclusive combinam com qualquer ambiente da casa. Isso sem contar a grande variedade de subtons: azul celeste, azul tiffany, azul cobalto e azul marinho.
Quer saber como usar a paleta de cores azul em cantinhos diferentes da sua casa e como escolher o tom de azul ideal? Confira nossas dicas!
Qual o significado da cor azul?
Segundo a psicologia das cores, cada cor tem um significado e é capaz de causar diferentes sensações. Com o azul não é diferente.
Aposto que se pedir para você fechar os olhos e imaginar um dia tranquilo, bonito e sereno, logo virá em sua mente o céu ou mar azul, que representam dias calmos e ensolarados, sem tempestades. Isto é, a cor azul transmite essa sensação de harmonia, serenidade, tranquilidade e até mesmo de uma certa liberdade, sabe?
Além disso, os tons de azul são profundos e, por isso, também podem ser associados a reflexões profundas, introspecção e contemplação. Além do mais, a cor azul costuma imprimir confiança e estabilidade, o que é ideal para a decoração de um lar com crianças.
Qual tom de azul está em alta?
Os tons de azul são clássicos e atemporais, por isso, você não precisa se preocupar porque o azul nunca vai estar “fora de moda”. No entanto, caso seja alguém antenado em tendências de decoração, deve investir em tons mais claros e suaves de azul.
Isso porque a cor do ano de 2024, escolhida pela Pantone, é o “peach fuzz”, que é um pêssego suave. Partindo dessa ideia, os tons pastel estão em alta. Portanto, invista em azul turquesa ou azul claro, também conhecido como serenity blue.
Décor azul
Como azul é uma cor democrática e bastante versátil, seus tons podem ser usados em todos os ambientes da casa. Confira as nossas dicas para decoração dos diferentes cômodos:
Quarto azul
Para usar os tons de azul de forma leve e despojada na decoração do quarto, você pode usá-lo em uma das paredes, na cabeceira ou na roupa de cama.
Um papel de parede em tom de azul também é uma opção interessante, porque traz vida e textura à decoração, deixando o ambiente mais rico e interessante. Para o quarto dos adultos, o azul marinho transmite confiança e maturidade.
Sala de jantar azul
Na sala de jantar, uma boa dica é investir em cadeiras estofadas em tons de azul. Se quiser uma opção mais discreta, escolha um buffet ou cristaleira em um tom mais vibrante da cor, desse modo, o ambiente vai ganhar um toque vintage.
Banheiro azul
Quer um banheiro clássico, atemporal com um toque de modernidade para fugir do comum? Aposte em tons de azul. Você pode investir em armários e tons de azul, como o azul cobalto, por exemplo. Ou para uma decoração mais tradicional, escolha revestimentos, como azulejos, em tons de azul.
Cozinha azul
Azul na cozinha fica um charme, tipo capa de revista ou cenário de filme! Se você quer uma opção mais clássica, invista em azulejos em tons de azul claro. Se quer deixar a sua cozinha moderna, considere um armário de cozinha azul.
Se quiser dar apenas um toque de cor na cozinha, vale investir em cadeiras azuis, contrastando com o branco do restante do ambiente.
Sala de estar azul
Que o sofá é um dos grandes destaques da decoração da sala nós já sabemos, não é verdade? Que tal investir em um sofá azul?
Além de fugir do óbvio, traz cor, vida e personalidade ao ambiente. Para deixar a decoração ainda mais charmosa, invista em almofadas decorativas em tons de cinza ou amarelo, por exemplo.
Quarto infantil azul
Tons de azul em quarto infantil já se tornaram clássicos. Seja para uma decoração mais tradicional ou aquelas mais criativas, com temas, o azul é uma das cores queridinhas.
Para deixar a decoração ainda mais interessante, você pode mesclar dois tons de azul: um mais claro e outro mais escuro. Escolha um como base para decoração e outro para usar nos detalhes, como almofadas e cortinas, por exemplo.
Escritório azul
Você sabia que os tons mais escuros de azul ajudam a aumentar o foco e concentração? Por isso, o azul é uma escolha interessante para ser usada na decoração do escritório.
A nossa sugestão aqui é pintar de azul a parede onde fica a escrivaninha. Assim, você tem a sua criatividade, foco e atenção estimulados, além disso, terá um ambiente bonito e charmoso para exercitar a sua imaginação.
Tons de azul na decoração
Existem muitos tons de azul e todos eles, em certa medida, transmitem sensações parecidas, contudo, existem aqueles tons de azul que são mais apropriados para determinados estilos de decoração e ambientes. Confira!
Azul marinho
O azul marinho é um tom mais profundo de azul, por isso, é mais indicado para ambientes amplos. No caso de ambientes pequenos, o ideal é pintar apenas uma parede ou adicionar apenas detalhes, como cortinas, almofadas ou alguns móveis. É um tom de azul que adiciona bastante elegância à decoração de qualquer ambiente.
Azul turquesa
O azul turquesa é um tom vibrante, que confere frescor e vitalidade à decoração do ambiente. Paredes em azul turquesa deixam a decoração do ambiente mais convidativa. Móveis azul turquesa costumam adicionar criatividade e charme à decoração.
Azul royal
O azul royal também é um tom vibrante, que, quando usado na decoração da casa, agrega sofisticação e ousadia ao mesmo tempo. Inclusive tecidos, cortinas, almofadas, tapetes e roupa de cama azul royal criam um ambiente elegante, cheio de vida e textura.
Azul celeste
O azul celeste é um tom mais suave, que aumenta a sensação de calma e relaxamento. Por isso é a opção ideal para a decoração do quarto de bebê ou casa de praia e área gourmet, por exemplo.
Azul pastel
O azul pastel é outra opção que ajuda a intensificar a sensação de calma e serenidade do ambiente. Por isso, é ideal para a decoração de ambientes onde estar relaxado é fundamental, como é o caso do quarto, sala de TV e sala de estar. Misturado com tons neutros e branco deixam o ambiente mais luminoso e elegante.
Azul petróleo
O azul petróleo é um tom requintado e sofisticado e que adiciona um “quê” de luxo à decoração. Quando utilizado em móveis específicos, como uma cristaleira ou poltrona, por exemplo, cria um ponto focal interessante de cor e deixa o ambiente com toque vintage.
Azul tiffany
O azul tiffany é um tom azul-esverdeado que adiciona frescor, leveza e sofisticação ao ambiente. Como é inspirado na famosa joalheria Tiffany, deixa o ambiente luxuoso e glamouroso.
Uma forma interessante de usar este tom na decoração é por meio de papel de parede e objetos de decoração, como cerâmicas, vasos de vidro e cristais.
Azul cobalto
Tom intermediário entre o azul marinho e o azul royal, o azul cobalto é a opção ideal para quem quer acrescentar um toque de elegância e seriedade ao ambiente, sem escurecê-lo demais.
Paredes em azul cobalto ajudam a criar um ambiente mais interessante. Quando combinado com cinza e amarelo, deixam o ambiente sofisticado e com vitalidade.
Tons de azul para a parede: qual escolher?
O tom de azul ideal para a parede varia conforme o tamanho, iluminação do ambiente e estilo decorativo.
Escolha de acordo com o tamanho do ambiente
De maneira geral, os tons claros e suaves, como o pastel ou turquesa, são indicados para ambientes pequenos, porque refletem melhor a luz e fazem o cômodo parecer maior.
Para os ambientes maiores, os tons de azul mais profundos e escuros, como o cobalto ou marinho, ajudam a equilibrar proporções e trazer sofisticação.
Avalie a impressão que deseja passar
Tons mais quentes, como azul celeste e azul petróleo, adicionam calor, ajudando a criar um ambiente acolhedor. Por outro lado, os tons mais frios trazem frescor e liberdade ao ambiente, como é o caso do azul cobalto e azul marinho.
Quais cores combinam com azul na decoração?
O azul é uma cor democrática e versátil, que combina com uma infinidade de cores e tons. Confira as nossas combinações preferidas:
Azul + amarelo
Azul + verde
Azul + branco
Azul + rosa
Azul + coral
Azul + laranja
Por que usar azul na decoração?
Usar azul na decoração, além de ser uma escolha de muito bom gosto, é também inteligente. Por ser uma cor versátil, disponível em uma infinidade de tons, é muito fácil de combinar com outras cores.
Quando pensamos na psicologia das cores, o azul transmite sensações que todos desejam: paz, liberdade, serenidade, tranquilidade e sofisticação. Ou seja, o azul na decoração é tudo de bom!
E aí? Já escolheu o seu tom de azul preferido? Está esperando o quê para adicionar essa cor à decoração da sua casa?