Como vender móveis pela internet
Quer vender móveis on-line? Então siga essas dicas para ter sucesso em suas vendas!
Comprar e vender móveis pela internet é rápido e simples, apesar de ter um tempo de espera para receber o produto, ainda assim, muitos clientes preferem fazer compras on-line devido às facilidades.
Isso é consequência de diversos fatores, como preços competitivos, melhores formas de pagamento, conforto na hora da compra, acesso a uma variedade de produtos, além da oportunidade de ganhar cashback ou benefícios similares.
Por isso, se você vende móveis, é indicado expor e vender os seus produtos no maior mostruário do mundo: a internet. Para saber tudo sobre como fazer a venda de móveis pela internet, fique com a gente, e continue lendo este artigo. Confira!
Conheça o mercado
Conhecer o mercado é um passo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Isso garante que você tenha informações suficientes para desenvolver e melhorar o seu negócio, oferecendo aquilo que os clientes querem e precisam.
Ao entender o mercado, por exemplo, é possível avaliar o perfil dos consumidores, analisar a concorrência, identificar oportunidades e desenvolver estratégias adequadas.
Com a opção de vendas por meio de e-commerces e marketplaces, o mercado de venda de móveis pela internet teve um crescimento significativo nos últimos anos. As inovações tecnológicas e o marketing digital contribuem de forma relevante para este crescimento.
Por isso, os vendedores de móveis que querem alavancar as vendas e alcançar um público maior, devem investir nas vendas on-line.
Escolha o seu canal de vendas
Para vender na internet, escolha um (ou mais) canal de vendas. Entre os principais canais disponíveis estão:
E-commerce
O e-commerce é um mercado eletrônico, ou seja, as transações são feitas on-line, sem a necessidade da presença física dos envolvidos.
Dessa forma, é possível realizar a compra e venda de produtos e serviços sem sair de caso em um ambiente virtual totalmente seguro. Inclusive, até as empresas que contam com lojas físicas criam um e-commerce para comercializar os seus produtos pela internet.
Marketplace
O marketplace funciona como uma espécie de shopping on-line. Neste caso, existe uma plataforma, onde diversos lojistas podem vender os seus produtos.
A plataforma gerencia e intermedia a compra e venda, além disso, oferece maior visibilidade ao vendedor e passa mais confiança ao comprador. Em regra, as plataformas cobram taxas ou porcentagens sobre as vendas.
É uma forma interessante para quem deseja iniciar as vendas pela internet, sem investir um valor muito alto. Outro ponto interessante do marketplace é que a plataforma fica responsável pelo marketing, o que ajuda a impulsionar as vendas de forma significativa.
Dropshipping
O dropshipping é um modelo de compra e venda pela internet, onde o vendedor não dispõe de estoque e repassa os pedidos para terceiros, que podem ser varejistas ou grandes atacados.
Cria-se uma loja on-line, onde os pedidos são anunciados e vendidos. O lojista, então, repassa a compra para terceiros, que ficam responsáveis pela entrega dos produtos.
Defina a persona da marca
A persona da marca é uma espécie de definição de “cliente ideal”. Ao mapear a persona da marca, é possível definir o público-alvo e assim ajustar as estratégias de vendas para alcançar este público e atender às suas necessidades.
Para criar a persona da marca é preciso considerar alguns fatores, como gênero, perfil de compra, interesses, desafios e objeções, canais preferidos, além de desejos e aspirações.
Ao entender melhor o seu cliente, a empresa é capaz de desenvolver métodos e sanar dúvidas, suprir desejos, atender aspirações e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Cadastro dos produtos
Ao optar por vender móveis online, um dos passos mais importantes é o cadastro de produtos. A venda no ambiente virtual oferece muitas vantagens, mas também algumas desvantagens e uma delas é o fato do cliente não poder ver de perto ou pegar o produto.
Por isso, um cadastro rico em imagens, com descrições dos produtos detalhadas, com uma ficha técnica completa, são fundamentais para melhorar a experiência de compra e sanar as dúvidas do cliente, deixando-o mais seguro para realizar a compra.
Portanto, atenção a esta etapa. Invista nos detalhes: imagens de diversos ângulos, vídeos, medidas, funcionalidades e tudo que contribui para um cadastro completo.
Invista em logística
Ao comprar pela internet o cliente terá que aguardar alguns dias para receber o produto, por isso, é fundamental investir em logística para que o tempo entre a finalização da compra e a entrega seja o menor possível e o cliente não desconsidere comprar on-line por questão de tempo de entrega.
Para oferecer a melhor experiência ao cliente, é crucial fazer um controle eficiente de estoque, assim, evita-se problemas, como a falta de produtos, por exemplo.
Garanta também que a entrega, além de rápida, seja eficiente e segura. Invista em sistemas que permitam que o cliente consiga rastrear a entrega do produto em tempo real. Para isso, o sistema deve sempre ser atualizado.
Você pode estabelecer boas parcerias com as transportadoras, isso acelera e aumenta a qualidade da entrega. A política para devolução de produtos também deve ser bem estabelecida e fácil de ser implementada pelo cliente. Uma política confusa pode fazer com que o cliente desista da compra.
Tenha um pós-venda eficiente
Se quiser fidelizar os clientes e se estabelecer como potência na venda de móveis pela internet, não negligencie o pós-venda.
Ofereça suporte ao cliente mesmo após a conclusão da venda e seja efetivo em responder perguntas e sanar problemas.
Um pós-venda atencioso e de qualidade, além de fidelizar o cliente, vai contribuir de forma positiva para a reputação da marca e vai oferecer um feedback interessante, que pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa.
Qual a melhor plataforma de e-commerce de móveis?
Sem dúvida, a MadeiraMadeira, loja de móveis, especialista na venda online de artigos para casa. São mais de 25 milhões de acessos por mês e mais de 10 milhões de clientes espalhados por todo o país. As compras podem ser feitas, de forma rápida e segura, pelo site, aplicativo ou whatsapp.
Além disso, nossa loja virtual conta com uma variedade de produtos e formas de pagamento democráticas, além disso, oferecemos um atendimento ao cliente eficiente e humanizado.
Como vender móveis na plataforma de marketplace da MadeiraMadeira?
Para vender móveis na MadeiraMadeira, basta realizar um cadastro em nosso site e aguardar a análise. Caso seja aprovado, um contrato será enviado e você poderá assiná-lo digitalmente. Em seguida, é só realizar o cadastro dos produtos, ativar a sua loja e iniciar as suas vendas. Para que o seu cadastro seja aprovado, você precisa cumprir alguns requisitos:
- Ter CNPJ sem pendências jurídicas;
- Emitir nota fiscal eletrônica;
- Ter EAN válido para cadastro dos produtos;
- Ter conta bancária vinculada ao CNPJ cadastrado.
Como você viu, é muito simples vender móveis pela internet, além do mais, aqui é possível vender para todo o Brasil, com intermédio de uma empresa que é conceituada no mercado moveleiro e que pode te oferecer toda estrutura e logística que você necessita.
Agora, é só fazer o seu cadastro e esperar para ativar a sua loja e começar a alavancar as suas vendas agora mesmo!