Como cuidar da Zamioculca: saiba como cultivar a planta da fortuna
Além de exigir poucos cuidados, a planta tem fama de atrair boas energias, riqueza e prosperidade
A Zamioculca é uma opção interessante para quem quer uma planta bonita e fácil de cultivar, além disso, é ideal para quem deseja adicionar verde e vida à decoração da casa, mas não tem tempo de oferecer muitos cuidados e manutenção.
Isso sem contar o lado místico da Zamioculca, muitos acreditam que a planta atrai boas energias, prosperidade e dinheiro. Se é verdade ou não, não sabemos. Mas, com certeza, mal não vai fazer, não é mesmo?
Zamioculca: qual o seu significado?
A Zamioculca é uma planta de interior que consegue sobreviver em ambientes de pouca luz e tem o crescimento lento, por isso, frequentemente é associada à estabilidade e longevidade.
Para quem gosta de Feng Shui, prática tradicional chinesa, a planta é sinônimo de resistência, longevidade, vitalidade e capacidade de se adaptar a diferentes situações. Por isso, muitos acreditam que a planta ajuda a filtrar as energias, atraindo positividade e prosperidade.
É verdade que a Zamioculca atrai dinheiro?
Como mencionado, no Feng Shui existe uma crença de que a Zamioculca atrai prosperidade e riqueza.
Além do mais, sabemos que um ambiente organizado, bonito e harmonioso contribui para a melhora da produtividade e clareza de ideias, o que pode acabar contribuindo para maiores ganhos financeiros.
E as plantas, quando bem utilizadas na decoração, ajudam a compor um ambiente mais aconchegante e harmonioso, o que pode contribuir de forma indireta com o aumento da produtividade e, consequentemente, da riqueza.
Como plantar Zamioculca?
Como não precisa de sol ou ser regada com frequência, a Zamioculca é a planta ideal para muitas pessoas, principalmente para aquelas que têm uma vida mais corrida. Então, é uma opção interessante para ser cultivada e usada na decoração de diferentes ambientes. Confira as nossas dicas de como plantar a Zamioculca:
1. Escolha do vaso
A escolha do vaso é um passo importante quando se trata de Zamioculca. Ele deve ter furos de drenagem para ajudar no escoamento do excesso de água. Isso porque o excesso de água pode acabar sendo prejudicial à Zamioculca.
2. Substrato
O substrato utilizado deve ser bem drenado, como os utilizados para cactos e suculentas. Para melhorar a drenagem, adicione areia à mistura.
3. Plantio
A Zamioculca deve ser plantada no centro do vaso e a parte superior do torrão da raiz deve ficar alinhada ao solo. Depois, coloque areia em volta.
4. Adubação
A planta deve ser adubada com um fertilizante durante as estações de crescimento (primavera e verão).
Como cuidar da Zamioculca
Depois de plantar, você deve ter alguns cuidados com a Zamioculca para que ela cresça e se mantenha saudável e bonita:
- A Zamioculca não deve ser exposta à luz forte e intensa.
- A planta é resistente à seca, por isso, deve ser regada, no máximo, 3 vezes por semana.
- Garanta que o solo esteja seco por pelo menos 3 centímetros de profundidade.
- A Zamioculca não requer podas frequentes, basta retirar as flores amarelas sempre que for preciso.
Onde cultivar a Zamioculca?
Como é uma planta que se adapta melhor à luz interna do que exposição solar intensa, a Zamioculca geralmente é cultivada em ambientes internos.
Também pode ser cultivada em ambientes externos, desde que em solo drenado e ambientes com mais sombra. Vale ressaltar que a luz solar intensa pode danificar as folhas da planta, portanto, prefira ambientes com baixa luminosidade.
A Zamioculca é uma planta que não tolera muito bem temperaturas extremas (muito calor ou muito frio). Por isso, prefira ambientes com temperaturas moderadas. Inclusive esta planta é indicada para casas, varandas, escritórios, lojas ou ambientes comerciais.
Qual a cor da flor da Zamioculca?
Geralmente, quando cultivada em ambiente interno, a Zamioculca não floresce, contudo, continua sendo apreciada pelas suas folhas de cor verde intensa e brilhantes.
Quando floresce, apresenta flores pequenas e de cor branca ou creme. Apesar de o florescimento ser raro, você não precisa se preocupar. Mesmo sem flores é possível deixar o ambiente ainda mais aconchegante e charmoso com as folhagens brilhantes, robustas e resistentes da Zamioculca. Escolha um vaso de planta bem bonito para dar aquele toque especial à decoração.
A Zamioculca é venenosa?
Sim, a seiva e os rizomas da planta podem acabar sendo tóxicos, principalmente para crianças e animais de estimação. Ao ser ingerida pode causar vômito, diarréia, enjôo e irritação gastrointestinal. Portanto, mantenha a planta fora do alcance das crianças e pets.
Como decorar com a Zamioculca
Como é uma planta resistente, robusta que se destaca pelas suas folhas brilhantes e chamativas, a Zamioculca faz toda a diferença na decoração do ambiente. As plantas maiores podem ser utilizadas dentro de cestos para decorar e ocupar cantos vazios e aparentemente sem graça.
Você também pode utilizar aquelas de tamanho mediano e colocá-las em vasos bonitos para serem colocados em centros de mesa, rack ou estantes.
Outra boa dica é colocá-las suspensas, criando uma decoração vertical interessante, pois ajuda a trazer vida ao ambiente, ainda que você não tenha tanto espaço disponível. Como é verde e, geralmente, sem flores, pode ser misturada com outras plantas e flores a fim de criar um ambiente diferente e charmoso.
Você também pode misturar Zamioculcas de diferentes tamanhos para decorar varandas, hall de entrada e até mesmo lavabos (atente-se à umidade do ambiente).
A Zamioculca é uma planta que não demanda muitos cuidados, é bonita, traz charme e vida ao ambiente e pode ser utilizada em diversos lugares. Além de todas essas vantagens, esta planta tem a fama de atrair coisas boas (não custa tentar, né?). Que tal escolher uma Zamioculca para a decoração da sua casa?
Gostou das dicas? Agora que você já sabe tudo sobre a Zamioculca, que tal escolher o vaso ideal para sua planta?