Aprenda a limpar caixa d’ água em 10 passos
Veja como fazer a limpeza da caixa d' água do jeito certo e de forma simples!
Seja para beber, tomar banho, lavar os alimentos ou os ambientes, utilizamos a água para diversas finalidades. Por isso, é indispensável que ela esteja limpa e bem tratada para aproveitá-la de forma saudável.
Se você não fizer a limpeza correta da sua caixa d’água, poderá entrar em contato com um material contaminado que pode causar uma série de doenças graves, como a cólera e a leptospirose. Saiba como limpar a caixa d' água!
Como fazer a limpeza da caixa d’água
Agora que você já sabe qual a importância de limpar a sua caixa d’água, chegou a hora de aprender o passo a passo de como fazer todo esse processo. Vamos lá?
1. Separe os materiais necessários
Para limpar a sua caixa d’água, você vai precisar de:
- Luvas de borracha
- Esponja
- Balde
- Panos limpos
- Água sanitária
2. Feche o registro de água
A seguir, para começar a limpeza, feche o registro que corta o fornecimento de água que vem da rua para abastecer sua caixa. Ou, se preferir, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.
3. Esvazie a caixa d’água
Em seguida, você deve retirar todo o líquido que estiver no interior do recipiente. Não esvazie por inteiro, pois durante a higienização é aconselhável que a caixa tenha um palmo de água.
Dica: antes da limpeza, feche os registros e vá consumindo a água para diminuir a quantidade no reservatório. Se não for possível esvaziar tudo, armazene o que restar para utilizar na lavagem de roupas ou na faxina da casa, por exemplo.
4. Feche a saída de água
Com a caixa com apenas um palmo de água, feche a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.
5. Comece a limpeza
Tudo pronto para começar a limpeza? Não esqueça de colocar as luvas!
Ao limpar a caixa d’água de amianto, use um pano ou uma esponja macia para esfregar a parte interna, removendo toda a sujeira. Faça isso tanto nas paredes quanto no fundo do recipiente. Já para uma caixa d’água de concreto ou cimento, substitua o pano por uma escova de fibra vegetal.
Por fim, aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova.
Vale ressaltar que esponja de aço, escova com cerdas metálicas, detergentes ou sabões não devem ser usados, pois comprometem a integridade do equipamento.
6. Seque a caixa d’água
Agora que você já fez a limpeza da sua caixa d’água, chegou a hora de enxugá-la. Com a ajuda de um balde e dos panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.
7. Enche novamente o reservatório
Abra o registro externo ou retire a boia para que a caixa volte a encher. Contudo, mantenha fechada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa. Depois de finalizar a limpeza, você deve fechá-la e reabastecê-la com água potável.
Uma dica importante para evitar a entrada de ar nas tubulações é manter as torneiras fechadas e não acionar as descargas dos banheiros.
8. Coloque água sanitária e abra a saída de água
Com a caixa d’água novamente cheia, coloque dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde por duas horas. Durante esse tempo, não utilize a água armazenada.
Em seguida, feche novamente o registro externo e abra a saída de água da caixa para o encanamento e deixe que a água desinfectada desça pelos canos.
Mas atenção: essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas ou para fazer uma faxina posteriormente.
9. Volte a encher novamente a caixa d’água
Com a caixa d’água novamente vazia, abra o registro externo e deixe que o abastecimento seja retomado até que a caixa encha por inteiro.
10. Reinicie o abastecimento e anote a data da limpeza
Prontinho! Agora é só tampar a sua caixa d’água para evitar a entrada de sujeira, animais e, claro, a propagação do mosquito da dengue, e anotar a data da limpeza para refazer em até 6 meses.
Com qual frequência devo fazer a limpeza da caixa d’água?
Apesar de muitas pessoas fazerem a limpeza da caixa d’água apenas 1 vez por ano, a recomendação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é que a limpeza seja feita, no mínimo, a cada 6 meses.
Já em períodos de muita chuva, a necessidade pode ser maior. Então, vale a pena conferir regularmente como está sua caixa d’água. Caso você more em condomínio ou apartamento, pergunte ao síndico sobre o status de limpeza do reservatório. Nesses casos, o serviço normalmente é feito por empresas especializadas, o que torna o processo mais prático.
Agora, se você mora em uma casa e deseja limpar a sua caixa d’água você mesmo, a dica é fazer o serviço em um fim de semana, já que essa tarefa exige tempo e um cuidado especial.
Gostou das dicas? Então compartilhe agora mesmo essas dicas práticas com os seus contatos mais próximos!